Newsletter
A aposta dos Fundos da União Europeia no I&I empresarial resulta em soluções inovadoras premiadas internacionalmente

A Critical Software vai realizar uma demonstração ao vivo do Oversee, sistema de informação de suporte a operações marítimas, premiado internacionalmente, na edição deste ano do International Search Rescue Conference & Exhibition que está a decorrer em Kuala Lumpur. 

Este sistema resultou do projeto em consórcio “Blue Eye”, apoiado no âmbito do COMPETE e que envolveu, em encerramento, um investimento de 1.451 mil euros e financiamento FEDER de 815 mil euros. 

A Critical Software vai exibir uma demonstração ao vivo do Oversee, sistema de informação de suporte a operações marítimas, premiado internacionalmente, na edição deste ano do International Search Rescue Conference & Exhibition.

“Esta demonstração vai englobar as competências excepcionais das funcionalidades deste sistema de ponta, actualmente implementado pela Marinha Portuguesa e a Guarda Costeira Irlandesa”, diz um comunicado da empresa.

O evento, que se realizará em Kuala Lumpur, na Malásia, de 19 a 21 de Julho, é uma “excelente plataforma para a partilha de conhecimento e de experiências sobre as mais recentes tecnologias, entre diferentes entidades civis e militares de todo o mundo, de forma a conduzir à resolução dos desafios inerentes às funções de busca e salvamento”, acrescenta a mesma nota.

O tema do ISAR 2016 é “Enhancing Effectiveness of Stakeholder Involvement”, reunindo os principais líderes de search and rescue (SAR), a fim de discutir a elaboração, a implantação e a operação das funções de busca e salvamento, tornando-as cada vez mais inovadoras e eficientes.

Suporte a operações marítimas

O Oversee é um sistema de informação de suporte a operações marítimas, premiado internacionalmente, que responde a um conjunto de necessidades das entidades públicas e privadas com responsabilidades no âmbito da segurança, salvaguarda da vida humana e proteção ambiental, “dotando-as de uma maior eficácia e eficiência”, garante a Critical Software.

O Oversee consiste numa solução única e integrada para centros de operações marítimas, que fornece um panorama situacional através de algoritmos de fusão e a capacidade de antecipação de riscos recorrendo a técnicas de inteligência artificial. O seu interface de utilizador foi concebido de modo a tornar “a tomada de decisão mais eficiente e colaborativa, promovendo uma rápida resposta a incidentes e a otimização de recursos”, adianta a empresa.

 

Fonte: Agricultura e Mar Actual

20/07/2016 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE
União Europeia