Auzz: o sistema de construção modular com componentes standardizados

No âmbito do projeto Auzz foi criado um núcleo de IDT. Este teve o mérito de sistematizar o processo criativo, com a introdução do estímulo à produção de ideias, avaliação do estado da arte e avaliação regular do processo com metas quantificáveis.

 

Projeto | Criação de um Núcleo de I&DT para desenvolvimento de projetos e investigação no âmbito da utilização da madeira para construção

 

1. Síntese

O sistema de construção modular Auzz baseia-se em componentes totalmente standardizados e produzidos em fábrica, que permitem a montagem e edificação de qualquer projeto num curtíssimo espaço de tempo.

A versatilidade das configurações e acabamentos disponíveis permite a adaptação do sistema a diversos tipos de projetos, que podem servir propósitos tão diferentes como o alojamento para a indústria, para habitação ou para resorts turísticos.

A montagem de uma casa modular Auzz mede-se em dias, consoante a complexidade do projeto.

 

 

2. Enquadramento e Objetivos

O sector da construção em madeira tem vindo a aumentar a sua expressão em Portugal, comparativamente a outros processos construtivos. Além disso, normalmente utilizam-se métodos construtivos que se baseiam na construção executada no local da obra.

O sistema de construção modular Treehouse, desenvolvido pela JULAR, veio dinamizar fortemente o sector das casas em madeira, devido à grande versatilidade do processo, ao design inovador e aos tempos de produção e montagem reduzidos. Contudo, o carácter volumétrico (3D) deste sistema revelou algumas limitações, nomeadamente quando os locais de implantação são de difícil acesso a veículos de transporte e a meios de elevação.

Por outro lado, ao nível da exportação, este sistema volumétrico pode por vezes comprometer a viabilidade de um negócio, pelo facto de se estar a exportar “ar” dentro dos módulos, incrementando os custos do transporte contentorizado.

O projeto AUZZ foi desenvolvido com o objetivo de minimizar estas limitações, fruto de um trabalho de investigação e pesquisa de materiais inovadores, assim como a construção de protótipos, trabalho esse levado a bom porto pela equipa técnica da JULAR, que contou com o apoio do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.

 

3. Desenvolvimento

O projecto AUZZ assenta num sistema construtivo em kit composto por painéis 2D, permitindo um transporte optimizado e uma montagem rápida, apresentando ao mesmo tempo uma arquitectura moderna e versátil, com materiais de construção de qualidade e com elevado desempenho mecânico, térmico e acústico, em linha com os sistemas construtivos concebidos anteriormente pela JULAR.

O sistema AUZZ coloca ênfase na fabricação off-site, apelando assim a uma standardização do processo construtivo e à utilização de componentes que permitam obter soluções leves, num esquema em kit totalmente acabado em fábrica e objecto de um rigoroso controlo de qualidade.

Mais uma vez e como é característico dos sistemas construtivos desenvolvidos pela JULAR, privilegiou-se a utilização de componentes de madeira certificada, acentuando o cariz ecológico e sustentável do projecto AUZZ.

Foi definido um conjunto de tipologias standard, passíveis de serem comercializadas em maior escala, aumentando a economia da produção e reduzindo os preços de venda. Desta forma, é possível responder às inúmeras solicitações do mercado internacional, nomeadamente de economias em desenvolvimento como Angola, Moçambique, Cabo Verde, Ghana, Venezuela, entre outros. O vasto leque de acabamentos disponíveis e a versatilidade do sistema permitem a sua adaptação a projectos industriais ou de habitação em larga escala, assim como para resorts turísticos ou parques de lazer.

 

4. Resultados

O processo de construção AUZZ apresentou-se de fácil execução, tendo sido possível efectuar ainda uma melhoria na construção das paredes, com a adopção de um novo sistema de parede simples, que veio tornar os painéis mais leves, sem comprometer de forma alguma o seu desempenho.

Ao nível da produção foi possível alcançar elevados níveis de optimização dos recursos humanos e materiais disponíveis.

Após o fecho do projecto e na sequência do trabalho de prospecção de novos mercados, através da presença em feiras do sector e de reuniões comerciais com clientes e promotores, foi concretizada a venda de 41 casas AUZZ para a cidade de Sumbe, em Angola, estando em fase de negociação outros projectos similares para outros países.

 

5. Apoio do COMPETE

> Testemunho | Hélder Santos, administrador

“A criação de um núcleo de IDT teve o mérito de sistematizar o processo criativo, com a introdução do estímulo à produção de ideias, avaliação do estado da arte e avaliação regular do processo com milestones quantificáveis. Ajudou também a disciplinar a gestão da informação e a calendarização dos vários processos criativos.”

 

> Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, o projeto projeto Núcleo IDT integrou diversos projectos, entre os quais o sistema de construção Auzz. 

Trata-se de um projeto encerrado com uma taxa de execução de 84%, correspondendo a um investimento elegível de 450 mil euros e a um cofinanciamento FEDER de 180 mil euros.

 

6. Links

Site Jular

 

Vídeo da montagem de uma Auzz T2 

Vídeo Institucional | Breve sinopse do trajeto recente da Jular

 

 

13/10/2015 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE
União Europeia