Bolsa de Investigação para Mestre | Ferrovia 4.0

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto “Ferrovia 4.0”, com a referência POCI-01-0247-FEDER-046111 cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – COMPETE 2020.   

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 24 de março a 7 de abril de 2021.

Requisitos de admissão: O candidato deverá ter mestrado em Engenharia Mecânica.

Plano de trabalhos: A partir do conhecimento dos modos de falha críticos selecionados e da sua monitorização, participar no desenvolvimento de uma plataforma de apoio à manutenção preditiva dos sistemas ferroviários, com base em técnicas de data analytics (compressão de dados/envelopes, raciocínio baseado em regras, modelos estatísticos, aprendizagem automática, entre outros), para geração de indicadores e alarmes a serem processados pela plataforma de decisão. Serão aplicados mecanismos de extração do conhecimento que irão processar os dados disponíveis e, através de diferentes modelos de degradação, previsão e otimização com o reconhecimento de padrões por meio de algoritmos de inteligência artificial e machine learning, que irão gerar a informação pretendida para o apoio à decisão, e conhecimento do estado geral do sistema ferroviário.

Numa segunda fase será realizada a transformação dos procedimentos de manutenção (instruções, desenhos 2D, etc.), em conteúdos digitais que integrarão plataforma digital de realidade aumentada. O resultado esperado deve ser um documento digital, que permitirá posteriormente à plataforma de realidade aumentada indicar ao técnico de manutenção quais os procedimentos a efetuar para uma determinada operação de manutenção.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em abril de 2021, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.

29/03/2021 , Por COMPETE 2020