Bolsa de Investigação para Licenciado | RoboShot@FRC

O Politécnico de Leiria abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado em Engenharia Elétrica e Eletrónica ou áreas afins, no âmbito do projeto RoboShot@FRC: Sistema Robotizado para Projeção Otimizada de Betão Reforçado com fibras em túneis ferroviários, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 26 de janeiro a 8 de fevereiro de 2023.

Requisitos de admissão: Alunos de mestrado em Engenharia Elétrica e Eletrónica ou áreas afins. [o pré-registo não é obrigatório na fase de candidatura].

Plano de trabalhosO trabalho consiste em investigação aplicada e desenvolvimento de software e hardware para integração e controle de diversos sistemas automáticos que compõem o conjunto de periféricos do sistema. Este trabalho faz parte de um projeto que visa robotizar e otimizar o processo de projeção de concreto (concreto projetado) em túneis ferroviários. A integração e controlo de periféricos dependerá dos vários elementos presentes no sistema e integrar-se-á com os desenvolvimentos dos parceiros envolvidos no projeto.

O objetivo principal é o desenvolvimento de um sistema para a localização relativa do veículo dentro de um túnel, caracterização da topografia do túnel antes e depois da deposição do concreto reforçado com fibras e integração com os algoritmos de projeção. O bolseiro contribuirá ainda para a definição da especificação ao nível do hardware, na definição dos protocolos de comunicação entre os vários módulos envolvidos, contribuirá para o desenvolvimento de testes em simulação, laboratório e em ambiente real, bem como colaborará no desenvolvimento do protótipo final.

O bolseiro deve documentar o trabalho realizado através de relatórios de progresso do projeto e fomentar a divulgação dos resultados, tanto em plataformas digitais como científicas.

Local de trabalho e orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Politécnico de Leiria, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão - ESTG, sob orientação do Professor Doutor Luís Manuel Conde Bento.

Duração da bolsa4 meses, eventualmente renováveis até ao final do projeto ou duração máxima desta modalidade de bolsa de investigação. A bolsa está prevista para começar em fevereiro de 2023.

26/01/2023 , Por COMPETE 2020