I&I na Industria Automóvel | Um sector de razão e emoção

O sector automóvel é um dos mais representativos da economia nacional. Falando em números, só a ACAP representa mais de 29 mil empresas, 124 mil postos de trabalho direto, com um volume de negócios de 23,7 mil milhões de euros e 21,6% do total das receitas fiscais.

O cluster Mobinov (http://www.mobinov.pt) que é uma iniciativa conjunta da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) e da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA)., na sua página de apresentação, ilustra o sector em Portugal com uma imagem muito sugestiva:   

A indústria automóvel nacional é constituída por empresas com um perfil altamente tecnológico, com padrões de grande exigência e rigor. Só com estes parâmetros conseguem ser reconhecidos e fazer a diferença. Uma diferença que se tem notado nos resultados uma vez que nos últimos anos são responsáveis por um crescimento de riqueza acima dos 8%, sendo também o sector que se mantém há vários anos no 1º lugar do ranking das exportações nacionais, representando 11% do total exportado.

Pensar no sector automóvel é pensar numa componente tecnológica e técnica elevadíssima, resultante obviamente de todo um trabalho de Investigação e Inovação (I&I) complexo e apurado que não pode ser dissociado de uma componente emocional e cognitiva relevante especialmente no que respeita a padrões de beleza, design, ergonomia e funcionalidade.

Uma indústria que vive da razão e da emoção para produzir o melhor em termos de performance, beleza e detalhe.

Esta semana mostramos projetos desta sofisticada indústria com uma grande componente de I&I:

 

Aposta no habitáculo automóvel

O trabalho de investigação deste projeto é focalizado na acústica de elementos cinemáticos de produtos para o habitáculo automóvel, abordando as dimensões de funcionalidade, questões sensoriais e de satisfação do utilizador relacionadas com a perceção acústica, e a sua conversão em variáveis de engenharia e especificações de design para fabrico.

 

TMG Automotive aposta em sistemas eletrónicos para materiais de revestimento para interior automóvel

O projeto HiSurface visa desenvolver uma inovadora gama de tecidos plastificados e revestimentos para o interior automóvel, com sistemas de aquecimento e sensorização integrados, assumindo um forte carácter de I&D em áreas como a electrónica impressa e os e-textiles.

 

OPDV: Um airbag que se adapta à fisionomia de cada ocupante

Proteger as pessoas é o objetivo da investigação do Grupo ZF, no âmbito do projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 que consiste no desenvolvimento de um sistema de ventilação do airbag que possa controlar a sua permeabilidade em função da pressão, posição e tamanho do passageiro.

 

SATEX - Smart Automotive Textile

Promovido pela Borgstena Textile Portugal, o projeto SATEX -Smart Automotive Textile applied on door panel and headliner, pretende compilar a componente têxtil produzida pela empresa, com as mais recentes tecnologias de sensorização e iluminação, associando-a à funcionalidade e a um design irreverente, procurando criar produtos diferenciadores, inovadores e de elevado valor no mercado. A BTP pretende atuar em duas zonas principais do interior do automóvel, o painel de porta e o teto.  

 

04/04/2018 , Por Célia Pinto