O CEO da Sonafi explica o âmbito da participação na feira Automotive Interiors Expo 2019

Falámos com Pedro Cardoso, CEO da Sonafi, empresa nascida em 1951, de fundição injectada de ligas de alumínio, dirigida ao sector automóvel e situada no norte de Portugal, em Matosinhos que nos explicou o âmbitos e as expectativas da participação na  feira Automotive Interiors Expo 2019, a decorrer na Alemanha, de 21 a 23 de maio.
 
Como nasceu a SONAFI?  
1951 : A Sonafi é fundada pela “Société Générale de Bélgique”, tendo sido a primeira fábrica de fundição injectada em Portugal. 
1981 :  A Renault  começa a fabricar viaturas e motores em Portugal.  A Sonafi é qualificada como fornecedor estratégico da fábrica de CACIA em Portugal. 
1986 : A família Macedo adquire a Sonafi.
2001 : Venda ao grupo Euralcom.
2010 :  A Sonafi é readquirida pela família Macedo.
O que vos mobilizou para participar nesta feira e que resultados esperam alcançar?  Com a disrupção que está a viver o sector automóvel, surgem novos players na cadeia produtiva para o processo de electrificação e condução autónoma. Neste sentido, procuramos estar presentes em eventos específicos dirigidos ao sector, como ferramenta de dinamização de contactos e desenvolvimento de futuros negócios. 
Vão divulgar algum projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020? Se sim, qual e que âmbito? Não especificamente. Trata-se sobretudo de uma mostra da empresa, suas capacidades e potencialidades, e desenvolvimento de contactos, para novos clientes e mercados.
Qual o contributo dos fundos comunitários para o percurso da Vossa empresa?
Particularmente no momento em que se encontra o sector, nesta fase de total revolução tecnológica e reinvenção do automóvel, o apoio do “CPMPETE 2020” tem permitido à Sonafi acompanhar os seus clientes no desenvolvimento e produção de novos componentes para sistemas inovadores como motores elétricos, sistemas de travagem regenerativos e sistemas de conversão de energia. 
 
Com a aquisição de equipamentos capazes de fazer face a novas exigências, como peças com paredes mais finas, peças mais leves, geometrias mais complexas, requisitos de limpeza e precisão, a Sonafi tem conseguido manter um posicionamento diferenciador no mercado automóvel.

 

23/05/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia