Grupo Kyaia assenta o seu sucesso numa liderança forte e num dinamismo incomum

A Kyaia é uma empresa que assenta o seu sucesso numa liderança forte e num dinamismo incomum da sua direção que aporta à organização um conhecimento profundo do setor, uma determinação férrea e anos de luta para tornar a Kyaia a empresa que é hoje”, palavras do presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, para descrever este grupo no âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor. O presidente do COMPETE 2020 salientou que “o rigor, a preocupação constante com a inovação e qualidade dos produtos, bem como a busca de mercados caraterizam a Kyaia e o seu modelo de negócios, tornando-a um player muito importante no setor onde está inserido.”

 

Breve Historial do Grupo Kyaia

Fundado em 1984 por Fortunato Frederico e Amílcar Monteiro, a Kyaia lidera um grupo empresarial que se estende, para além da produção de calçado, às áreas da distribuição, do retalho mas também às tecnologias de informação.

Kyaia é uma referência da indústria do calçado não só pelo seu portefólio de marcas próprias mas também pela visão e gestão à frente do seu tempo, bem como a sua abertura a novas ideias e tecnologias. O controlo da distribuição ocorre, essencialmente, quer através da criação de empresas próprias no seio do grupo, quer de parcerias com agentes em outros mercados. Em 2005, a aquisição da rede de lojas de retalho Foreva é um exemplo disso. A empresa dispõe de linhas de montagem flexíveis e preparadas para vários tipos de construção de calçado em simultâneo, e com uma velocidade de produção compatível com a dinâmica do sector. Está, ainda, preparada para responder a encomendas de diferentes dimensões, com o suporte de um sistema de armazenagem vertical automática, que garante a imediata entrada em produção de qualquer pedido inferior a 150 pares.

No plano organizacional, a Kyaia aposta nos colaboradores como parte fundamental do crescimento do negócio, fomentando a integração dos colaboradores, a criatividade e a confiança. A Kyaia conta, hoje, com quase 600 pessoas em todo o grupo e dispõe de profissionais especializados desde a produção até ao desempenho de atividades administrativas e de design.

 

Iniciativa “ COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”

O Presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, visitou, nos dias 21 e 22 de outubro de 2015, o cluster de calçado. No périplo pela “indústria mais sexy da Europa” (slogan da campanha de imagem em curso com o apoio do COMPETE 2020), visitou três empresas de referência - o grupo Kyaia (marcas Fly London e Foreva), Carlos Santos e Luís Onofre. A visita envolveu também o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, parceiro fundamental numa indústria que aposta fortemente na inovação e na transferência de tecnologia.

Os sapatos made in Portugal estão atualmente presentes em 152 países e as marcas portuguesas transformaram o sapato nacional no segundo mais caro do mundo.

Uma estratégia que os instrumentos de apoio do COMPETE 2020 querem alavancar e disseminar.

Rui Vinhas da Silva considera que o setor do calçado consubstancia, nas suas empresas, uma visão estratégica que assenta numa arquitetura de diferenciais competitivos sustentáveis, quer a montante na cadeia de valor através da excelência de processos e produtos dificilmente replicáveis, quer a jusante numa orientação clara de mercado e entendimento dinâmico de requisitos de consumidores sofisticados com origem em mercados de forte poder aquisitivo que demonstram apetência por ofertas de elevado valor agregado e pelas quais estão dispostos a pagar prémios de valor.

 

Links

Site

18/02/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Presidente do COMPETE 2020
FEEI
Rui Vinhas da Silva
COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor
  • Links Relacionados
  • Site