Impetus: “um bom exemplo de uma excelente empresa”

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, descreve a Impetus, marca de capital 100% português, dedicada à produção e comercialização de underwear, loungewear e nightwear da seguinte forma:

A Impetus Portugal é hoje um grupo de 12 empresas que em pouco mais de 40 anos passou de apenas 6 pessoas para 700 trabalhadores. A empresa tem como enfoque de produto o underwear para homem e senhora alicerçado numa forte aposta em tecnologia que lhe permite estar sempre no cutting-edge tecnológico. Ancorado numa organização e logística exemplares e com o know-how adquirido ao longo de décadas a Impetus Portugal denota uma forte apetência para os mercados internacionais, exportando não só private label mas também produtos sob a insígnia Impetus. Um bom exemplo de uma excelente empresa.”

 

Breve histórico da Impetus Portugal Têxteis SA

Impetus Portugal – Têxteis, SA, iniciou a sua atividade no sector têxtil (Underwear para homem e senhora) em Dezembro de 1973, com apenas seis pessoas. Hoje em dia, com 12 empresas e aproximadamente 700 trabalhadores (as) o grupo alcança uma produção anual de 15.000.000 artigos. O nível tecnológico, a capacidade organizativa e logística, assim como o know-how adquirido ao longo de quatro décadas de atividade, posicionam a empresa na vanguarda da indústria de moda de roupa interior a nível europeu. Apresentando uma estrutura completamente vertical, o grupo está especializado em Corte&Costura e artigos sem costuras (seamless), proporcionando aos seus clientes um excelente serviço, desde o desenvolvimento, IDT, produção e distribuição. Toda a produção é exportada para mercados como Europa, Canadá, Estados Unidos, Austrália, China, México e Japão.  

. A marca

IMPETUS é uma marca de roupa interior, pijamas, loungewear e beachwear que se distingue pela sua qualidade e design.

Líder em modelos mais clássicos, a marca sempre evoluiu conseguindo estar na vanguarda da moda e design. É a pureza das linhas modernas e a funcionalidade que distinguem a Impetus como uma das mais conceituadas marcas de underwear.

. Criação e Desenvolvimento

A Unidade de Criação e Desenvolvimento de Produtos da Impetus é responsável pela conceção de 90% dos artigos produzidos nas empresas do Grupo.

A equipa de designers e investigadores, apoiada por outros técnicos especialistas nas áreas de modelação, protótipos, planificação e custos, e de sofisticados equipamentos CAD, dedica-se a investigar e implementar novas soluções no tratamento das fibras e acabamentos, e otimizar as novas tecnologias que de forma continua são incorporadas à estrutura industrial, sendo um dos exemplos as que envolvem a produção de artigos sem costuras, e de novas matérias-primas, fazendo com que o Grupo se encontre preparado para responder rapidamente às constantes exigências de inovação ditadas pelas tendências e evolução da moda.

. Responsabilidade Social

IMPETUS acredita e reconhece que a sua atuação no mercado não se centra simplesmente na atividade económica. AIMPETUS interpreta o seu papel como integrante de um conjunto de deveres, obrigações e comprometimentos para com todos os grupos de interesse específico que dependem da sua atividade: os seus acionistas, os seus colaboradores, fornecedores, clientes, concorrentes, comunicação social, governo, sindicatos e grupos de interesse específico.

Desta forma, a IMPETUS Portugal – Têxteis, S.A, acredita que a concretização das suas metas definidas a longo prazo está necessariamente fundamentada no rigoroso cumprimento dos mais elevados padrões de conduta ética. A IMPETUS assume assim a convicção de que as preocupações diárias têm que se basear num forte sentido de responsabilidade social e ética e da tomada de consciência dos impactos que o exercício da sua atividade provoca. Por isso, a Administração da IMPETUS Portugal – Têxteis, S.A, assume o compromisso com os seguintes princípios em matéria de Responsabilidade Social:

  • A IMPETUS não recorre, nem admite, o uso de trabalho infantil;
  • A IMPETUS não recorre, nem admite, o uso de trabalho forçado, quer seja através de uma obrigação física, por via de ameaças ou outros métodos forçados;
  • A IMPETUS garante e promove o cumprimento das normas de segurança, saúde, higiene e bem estar no local de trabalho;
  • A IMPETUS assegura o direito de associação e representação, conforme a vontade e livre escolha dos seus colaboradores;
  • A IMPETUS reprova qualquer forma ou prática de discriminação, tratando com dignidade, urbanidade e respeito todos os seus colaboradores;
  • A IMPETUS assegura condições de trabalho que respeitam os horários de trabalho e remunerações legalmente estabelecidos;
  • A IMPETUS identifica e gere a exposição aos riscos decorrentes dos impactos económicos, ambientais e sociais da sua atividade;
  • A IMPETUS cumpre toda a legislação nacional e europeia, bem como, atualiza-se e segue as recomendações de organizações de que faz parte, relacionadas com o setor de atividade a que pertence;
  • A IMPETUS preserva o ambiente e promove a adoção de procedimentos ambientalmente responsáveis junto da cadeia de valor;
  • A IMPETUS apoia e respeita os direitos humanos, protege o direito ao trabalho e promove o equilíbrio entre a vida no trabalho e na família;
  • A IMPETUS promove a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Responsabilidade Social.

Atualmente, a IMPETUS Portugal – Têxteis, S.A, é reconhecida como um Grupo responsável, não só pela atividade principal da empresa, mas também no que diz respeito aos benefícios que decorrerem ao nível da preservação e melhoria da envolvente ambiental e social. Para além de um compromisso entre todos, a IMPETUS Portugal – Têxteis, S.A pretende continuar a trilhar um caminho de melhoria contínua, que assume como princípios estruturantes da sua atuação o respeito pelos direitos dos trabalhadores, a responsabilidade da defesa e proteção do meio ambiente, a transparência nas suas relações com o exterior e a contribuição para um desenvolvimento sustentável.IMPETUS Portugal – Têxteis, S.A está totalmente empenhada e comprometida com esta Política de Responsabilidade Social e assume o compromisso de rever periodicamente o seu desempenho, definindo, sempre que necessário, medidas preventivas e corretivas, com vista a um desempenho de excelência.

Iniciativa “ COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”

O presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, iniciou a 18 de novembro de 2015 uma visita de 2 dias a empresas do setor do vestuário, confeção e moda.

Um setor exportador na sua natureza que conheceu um crescimento de 9,5% em 2014 no volume de exportações, (dados da ANIVEC). De 2009 a 2014, estes sectores aumentaram as vendas nos mercados externos em 29%.

No contexto do setor têxtil, em 2014, as exportações de vestuário e confeção representaram 60,2% do total exportado, e contribuíram para a balança comercial com um saldo positivo de 967 milhões de euros.

Esta visita integra-se num conjunto alargado de visitas aos sectores exportadores da economia nacional. Ao identificar o conjunto de fatores críticos do crescimento económico por via das exportações, atuando de forma consistente e sistemática nesta variável seguindo um modelo de agregação de valor a bens transacionáveis, fortemente incorporadores de inovação, conhecimento aplicado e marketing, elencando o que é necessário fazer para remover obstáculos estruturais e comportamentais ao IDE, será possível criar condições de crescimento económico sustentado em Portugal por via da competitividade e das exportações, o que concretiza o grande objetivo do programa COMPETE 2020.

Para Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, a visita que realizou a algumas das empresas do setor no âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, mostrou que um setor que atravessou graves problemas com  a abertura do mercado europeu à China e a crise de 2008, soube reinventar-se adquirindo vantagens competitivas sustentadas para as empresas, ancoradas em diferenciação tangível (processos e produtos sofisticados) e intangível (marcas de produto e de empresa) construindo dessa forma a marca-país e melhorando a competitividade da economia portuguesa.

 

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02/03/2016 , Por Cátia Silva Pinto
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