Marita Moreno: Marca portuguesa de acessórios sustentáveis vence German Design Award

Marita Moreno: Marca portuguesa de acessórios sustentáveis vence German Design Award.

Em vista estão os sapatos Dali Açores, vencedores nas categorias de Excelente Design de Produto e Eco Design. São sapatos femininos em cortiça branca e tecelagem artesanal bicolor, produzida com cork-a-tex, um fio de cortiça e algodão, alvo de um projeto de I&DT cofinanciado pelo COMPETE 2020.

Dali Açores

A marca portuguesa Marita Moreno venceu duas categorias do German Design Award 2022, um concurso internacional criado pelo German Design Council que reconhece os melhores projetos em termos de inovação e design. O modelo de calçado “Dali Açores” distinguiu-se nas categorias “Excellent Product Design” e “Eco Design”.

A ética, a transparência na produção e a responsabilidade social conjugadas com o seu compromisso de sustentabilidade fizeram com que Marita Moreno saísse premiada nas duas vertentes. O Dali Açores é um modelo de sapato clássico com um twist, produzido em Portugal, com o exterior em cortiça portuguesa e tecelagem artesanal, e uma sola em borracha natural. Com atacadores laterais, este modelo é enriquecido pela tecelagem artesanal da artesã certificada Eduarda Vieira, utilizando um fio têxtil, o CORK-a-TEX, feito de cortiça e algodão da Sedacor. É ainda embelezado pela técnica de Repasso Açoriano, utilizando tom sobre tom numa paleta de cores natural.

Para Marita Setas Ferro, diretora criativa da marca Marita Moreno, este prémio “veio reforçar a importância que o design tem como elemento agregador na sociedade, uma vez que para este modelo Dali Azores, conjugamos tecnologia, indústria e artesanato, num só produto. Para irmos mais longe na sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental, importa procurarmos alternativas, uma vez que o sector da moda é o segundo mais poluidor”.

O modelo Dali Açores concorre ainda à categoria ‘Public Choice’, cujas votações decorrem até ao dia 28 de janeiro de 2022. Participe, pode votar aqui.

 

Um projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020

O Cork-a-Tex visou o desenvolvimento de substratos têxteis com incorporação de cortiça, através da combinação de materiais têxteis de origem celulósica e poliéster com nano/micro aditivos de cortiça. Foram obtidos, como resultados práticos do Cork-a-Tex, várias soluções inovadoras (fios e tecidos) com incorporação de elevada quantidade de micro-finos de cortiça. Com os fios produzidos foram desenvolvidos protótipos de tecidos em tecnologia Jacquard. 

Os produtos resultantes do projeto são radicalmente inovadores, tendo sido alvo de patente de invenção, e explorado em diversas aplicações (têxtil lar, vestuário, marroquinaria, mobiliário e decoração), o que permitiu entrar em mercados competitivos e com grande potencial de crescimento.

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, o projeto Cork-a-Tex envolveu um investimento elegível de cerca de 426 mil euros e um incentivo FEDER de 294 mil euros. No seguimento deste projeto, o Cork.a.Tex-Yarn visou a escalabilidade, otimização e validação industrial do conceito inovador de fio revestido com aditivos de cortiça, aumentando assim a capacidade produtiva através da construção de uma linha piloto, com vista à sua utilização comercial.

Os projetos “Cork-a-Tex: substratos têxteis com incorporação de cortiça” e “Cork.a.Tex-Yarn: Fio Revestido com Aditivos de Cortiça” resultam de um longo caminho já percorrido pela Sedacor (promotor líder), Têxteis Penedo, CITEVE e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (através do Laboratório Associado LSRE-LCM), sob o desígnio de desenvolver produtos inovadores e de elevada performance que incorporem, em simultâneo, as propriedades dos substratos têxteis ao nível do conforto, toque e aspeto e as mais-valias funcionais da cortiça.

Esse percurso tem sido apoiado pelos mecanismos de financiamento à Investigação & Desenvolvimento Tecnológico Nacional, nomeadamente através do COMPETE (Programa Operacional Factores de Competitividade), do anterior Quadro Comunitário (QREN) e do COMPETE 2020, do actual Portugal 2020.

Saiba mais sobre os projetos “Cork-a-Tex: substratos têxteis com incorporação de cortiça” e Cork.a.Tex-Yarn: Fio com elevada incorporação de cortiça  

Sobre os German Design Awards 2022

> Dez anos a premiar design pioneiro

Os German Design Awards são os mais importantes prémios do German Design Council e estão entre os prémios internacionais de design mais reconhecidos. Desde há dez anos que o German Design Council tem vindo a distinguir designers pioneiros e o seu trabalho com estes prémios. As candidaturas são apreciadas por um júri internacional composto por especialistas de renome de todas as disciplinas do design. O seu julgamento é inestimável – um designer cujo produto ou projecto tenha convencido este júri demonstra possuir uma elevada competência no que toca à inovação em design e um forte enfoque nas exigências dos seus próprios clientes e do mercado. O prémio coloca-o sem dúvida entre os melhores. Um prémio – quer seja “Special Mention”, “Winner” ou “Gold” – dá visibilidade e abre caminho para uma preciosa rede internacional de designers e empresas.

> Tema para o 10º  aniversário: “Como pensam os designers”

Inspirado no trabalho do designer e teórico do design Horst Rittel, o German Design Council escolheu o lema “Como pensam os designers” para os German Design Awards deste ano: como podem ser encontradas soluções para os desafios que Rittel, juntamente com Melvin Webber, apelidou nos anos 60 de “problemas perversos”; problemas que são – ou apenas parecem ser – pouco claros, contraditórios, voláteis ou mesmo insolúveis?

 

25/11/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia