Aumentar a competitividade empresarial investindo nas infraestruturas de transporte, nomeadamente portuárias.

Sendo o COMPETE 2020 o programa que no âmbito do Portugal 2020 tem por objectivo criar os instrumentos para alavancar a competitividade e internacionalização do país tem num dos seus eixos o apoio estrutural às infraestruturas de transporte, nomeadamente portuárias e em plataformas logísticas.

A ligação entre o setor de transporte e o resto da economia há muito que é discutida extensivamente na literatura económica por uma série de razões. Krugman deu aos custos de transporte um papel central na determinação da configuração da economia através da influência sobre os trabalhadores e as decisões de localização da empresa, fluxos de comércio e renda regional. Alguns trabalhos recentes usaram esses desenvolvimentos teóricos, geralmente chamados de nova geografia económica (NEG), para construir e calibrar modelos que abordam os benefícios para toda a economia decorrentes de melhorias nas infra estruturas de transporte.

Devido à utilização intensiva de infraestruturas, o setor dos transportes é uma componente importante da economia e um instrumento comum utilizado para o desenvolvimento. Isso é ainda mais importante numa economia global em que as oportunidades económicas estão cada vez mais relacionadas à mobilidade de pessoas, bens e informações. Existe uma relação entre a quantidade e a qualidade das infra-estruturas de transporte e o nível de desenvolvimento económico.

Infraestruturas de transporte de alta densidade e redes altamente conectadas são comummente associadas a altos níveis de desenvolvimento. Quando os sistemas de transporte são eficientes, eles fornecem oportunidades e benefícios económicos e sociais que resultam em efeitos multiplicadores positivos, como melhor acessibilidade aos mercados, emprego e investimentos adicionais. Quando os sistemas de transporte são deficientes em termos de capacidade ou confiabilidade, eles podem ter um custo económico tal como oportunidades reduzidas ou perdidas e menor qualidade de vida. No nível agregado, o transporte eficiente reduz os custos em muitos sectores económicos, enquanto o transporte ineficiente aumenta esses custos. .

O transporte carrega uma carga social e ambiental importante, que não pode ser negligenciada.  Nesta relação entre infraestruturas e competitividade, o COMPETE2020 dispõe de 709 milhões de Fundos da União Europeia para apoiar o desenvolvimento das infra-estruturas de transporte de mercadorias e logística nos domínios ferroviário, marítimo-portuário e plataformas logísticas, com especial incidência em infra-estruturas integradas em Redes Transeuropeias de Transportes (RTE-T) e a conclusão de investimentos estruturantes já iniciados. Nesta edição da Newsletter apresentamos-lhe 4 projectos que concretizam os objectivos fixados e que permitirão aumentar a nossa competitividade como País:

 

- Requalificação do Porto de Ponta Delgada

O projeto de Requalificação do Porto de Ponta Delgada visa a melhoria das condições de segurança, de acessibilidade e de operacionalidade, facilitando fluxos de mercadoria, mitigando riscos de acidentes de trabalho e ineficiências operacionais.   O investimento responde às necessidades de todo o arquipélago, contribuindo para aumentar a competitividade do tecido empresarial regional, atenuando os efeitos da dispersão geográfica, permitindo o reforço da coesão interna entre todas as ilhas dos Açores e integração da economia regional com o resto da Europa.  

- Melhoria dos Acessos Marítimos ao Porto de Setúbal

O projeto de Melhoria dos Acessos Marítimos ao Porto de Setúbal contribui para a redução de custos de contexto e o decorrente aumento da competitividade da economia nacional, na medida em que irá permitir a receção de navios de maior dimensão, tecnologicamente mais eficientes e integrados em linhas regulares envolvendo portos com melhores desempenhos, o que constitui uma oportunidade para as indústrias e carregadores nacionais de explorarem novas ligações marítimas diretas e conectadas a outros mercados (do foreland), traduzindo-se numa redução efetiva do risco, tempo, distância e custo do transporte de mercadorias, aumentando a sua competitividade. 

- Janela Única Logística: a plataforma inovadora nas cadeias logísticas portuárias

Conversámos com José Simão, Diretor Geral da DGRM que coordena o grupo de trabalho nomeado para a Janela Única Logística, sobre este projeto para perceber o impato do mesmo no funcionamento dos portos nacionais. Portugal tem sido pioneiro da digitalização portuária e na inovação de processos de simplificação, através da implementação da Janela Única Portuária. O desafio atual é alargar a boa prática da Janela Única Portuária para toda a cadeia logística, passando a designar-se de Janela Única Logística.

-Modernização da Linha do Norte: Troço Santana/ Cartaxo – Entroncamento

As intervenções de modernização do troço Santana/Cartaxo - Entroncamento inserem-se no projeto global de modernização da Linha do Norte, o qual se assume como uma das ações prioritárias para o reforço da competitividade do setor ferroviário ao nível regional e nacional. Na Linha do Norte, que está já modernizada em cerca de 2/3 da sua extensão, os troços que ainda necessitam de intervenções modernização, nomeadamente o troço Santana/Cartaxo-Entroncamento, encontram-se condicionados quanto ao seu desempenho da exploração, sendo necessário intervir no curto prazo para prevenir riscos de segurança e garantir adequados níveis de operação.

29/08/2018 , Por Paula Ascenção