A inovação na Ferrovia : Promoção de Transportes Sustentáveis

Sendo o COMPETE 2020 o programa que no âmbito do Portugal 2020 tem por objectivo criar os instrumentos para alavancar a competitividade e internacionalização do país tem num dos seus eixos o apoio estrutural às infra-estruturas de transporte. 

Acresce que o investimento na ferrovia vai ajudar a atingir a meta da neutralidade carbónica fixada para 2050. 

Nesta Newsletter destacamos dois grandes projetos que já estão no terreno - Linha do Norte - Modernização do troço Ovar-Gaia (2.ª fase) e Linha do Minho – Modernização do troço Nine-Valença Fronteira (2.ª fase) - que envolvem um total de 186,7 milhões de euros do Fundo de Coesão.

Projetos fundamentais para reforçar a competitividade do setor ferroviário ao nível regional e nacional e aumentar a eficiência do sistema de transporte, com ganhos substanciais para as regiões e para os cidadãos.

A ligação entre o sector de transporte e o resto da economia há muito que é discutida extensivamente na literatura económica por uma série de razões. Krugman deu aos custos de transporte um papel central na determinação da configuração da economia através da influência sobre os trabalhadores e as decisões de localização da empresa, fluxos de comércio e renda regional. Alguns trabalhos recentes usaram esses desenvolvimentos teóricos, geralmente chamados de nova geografia económica (NEG), para construir e calibrar modelos que abordam os benefícios para toda a economia decorrentes de melhorias nas infra estruturas de transporte. Devido à utilização intensiva de infra-estruturas, o sector dos transportes é um componente importante da economia e um instrumento comum utilizado para o desenvolvimento. Isso é ainda mais importante numa economia global em que as oportunidades económicas estão cada vez mais relacionadas à mobilidade de pessoas, bens e informações. Existe uma relação entre a quantidade e a qualidade das infra-estruturas de transporte e o nível de desenvolvimento económico. Infra estruturas de transporte de alta densidade e redes altamente conectadas são comummente associadas a altos níveis de desenvolvimento. Quando os sistemas de transporte são eficientes, eles fornecem oportunidades e benefícios económicos e sociais que resultam em efeitos multiplicadores positivos, como melhor acessibilidade aos mercados, emprego e investimentos adicionais. Quando os sistemas de transporte são deficientes em termos de capacidade ou confiabilidade, eles podem ter um custo económico tal como oportunidades reduzidas ou perdidas e menor qualidade de vida.

No nível agregado, o transporte eficiente reduz os custos em muitos sectores económicos, enquanto o transporte ineficiente aumenta esses custos. Além disso, os impactos do transporte nem sempre são planeados e podem ter consequências imprevistas ou não intencionais. Por exemplo, o congestionamento é muitas vezes uma consequência não intencional no fornecimento de infra-estrutura de transporte gratuita ou de baixo custo para os utilizadores. No entanto, o congestionamento é também a indicação de uma economia em crescimento, onde a capacidade e a infra-estrutura têm dificuldades em acompanhar as crescentes demandas de mobilidade. O transporte carrega uma carga social e ambiental importante, que não pode ser negligenciada. 

A eficiência do sistema de transporte afeta os custos e impactos ambientais do crescente volume de passageiros e carga. A política europeia de transporte reconhece a importância do sector e visa criar condições competitivas, de fácil utilização e sistema de transporte sustentável a longo prazo.  A implementação desta política europeia requer o desenvolvimento de novas tecnologias, a disponibilidade deinfra-estrutura e introdução de inovações organizacionais. Soluções inovadoras para veículos de transporte, infra-estrutura (por exemplo, construção de rede, otimização de capacidade - incluindo também a aplicação de informações e tecnologias de comunicação, segurança de rede) e serviços de transporte (por exemplo, marketing e estratégias). A inovação também envolve promover comportamentos sustentáveis através de um melhor planeamento da mobilidade, melhorar o acesso à informação, alavancar oportunidades oferecidos por ambientes urbanos e melhorar o transporte intermodal.

06/09/2019 , Por COMPETE 2020