COMPETE 2020 já aprovou 675 mlhões de euros para mobilizar as PME nacionais para o mercado global

Depois da descoberta de Portugal como destino turístico e como produtor de artigos de qualidade em setores ditos tradicionais e em setores emergentes, é fundamental olharmos para os instrumentos de política pública que existem no atual período de programação para promover Portugal e os produtos portugueses, conscientes que é crucial para a competitividade aumentar o volume de exportações , mas também criar no mercado global uma imagem sólida de Portugal associado a factores de diferenciação.

Dados publicados pela Pordata mostram como as empresas nacionais estão mais expostas ao exterior e a intensidade exportadora, muito variável por setores , atinge por exemplo nas Máquinas e equipamentos , 89,79% ( valores a 2016). A intensidade exportadora da economia portuguesa passou de cerca de 28% do PIB em 2008 para 44% no final do ano passado. Dados provisórios da Pordata, em 2017 as exportações representaram 43,7% do PIB nacional.

O Banco de Portugal nas suas projeções para 2108-2020, sublinhava a evolução das exportações de bens e serviços tinha por alavanca a expansão do comércio mundial e da procura externa dirigida à economia portuguesa, bem como a capacidade competitiva das empresas portuguesas nos mercados internacionais, que vai para além de ganhos de competitividade por via dos preços. E seria possível antecipar a manutenção de ganhos de quota de mercado, ainda que mais moderados ao longo do horizonte de projeção.

Sendo o COMPETE 2020 o programa que no contexto do Portugal 2020 tem por missão contribuir para a criação de uma economia mais competitiva, baseada em atividades intensivas em conhecimento, na aposta de bens e serviços transacionáveis ou internacionalizáveis e no reforço da qualificação e da orientação exportadora das empresas portuguesas, incorpora na sua estrutura um conjunto de instrumentos que tem contribuído efectivamente para a mobilização nacional para o mercado global : apoio direto às empresas, através dos projetos conjuntos de internacionalização e dos projetos individuais e o apoio à primeira abordagem aos mercados externos através do Vale Internacionalização, e ainda através de apoio indireto às PME através das ações coletivas orientadas para a promoção internacional 

Números publicados no Ponto de Situação reportado a janeiro de 2019, mostram que o COMPETE 2020 através dos seus instrumentos de apoio, já aprovou 885 projetos enquadráveis nos apoio à internacionalização, correspondendo a 675 milhões de investimento, dos quais 278 milhões de incentivo FEDER. 

Pretende-se promover a competitividade das empresas por via da internacionalização e da inovação, para o que será necessário prosseguir o trabalho de alargamento da base exportadora e alavancagem do potencial exportador de empresas, nomeadamente de PME. Abrir novos canais de exportação e reforçar a internacionalização do tecido empresarial e de projetos inovadores pressupõe o reforço das dinâmicas de inovação e de internacionalização, recuperando trajetórias de diversificação das exportações e de produção de bens e serviços cada vez mais sofisticados e diferenciados.  O objetivo final consistirá, assim, em reforçar a competitividade das empresas, promover o aumento da exportação de produtos com alta intensidade tecnológica, como também incentivar cada vez mais a inserção nas cadeias de valor internacionais, reconhecendo a sua importância para a criação de mais emprego e mais riqueza

Esta semana falamos com quem no terreno trabalha com as PME e promove em diferentes mercados os produtos nacionais, na conquista e na manutenção da quota de mercado :

 

  • Business On the Way - a internacionalização das empresas Portuguesas

Em entrevista ao COMPETE 2020, Mónica Moreira, Diretora da AEP Internacional e responsável do projeto Business On the Way, falou da importância da internacionalização das empresas  para o crescimento da economia portuguesa e da ambição do projeto nesse desígnio.​

 

  • Engineering & Tooling from Portugal: A Marca do Cluster

Em entrevista ao COMPETE 2020, o secretário-geral da Cefamol, Manuel Oliveira, comenta que o projeto Engineering & Tooling from Portugal "tem sido o principal e mais visível instrumento da campanha de imagem e promoção internacional da Indústria Portuguesa de Moldes", tendo sido ao longo dos anos "um elemento estratégico e decisivo para a consolidação do posicionamento de destaque da Indústria Portuguesa de Moldes no mercado global, assumindo-se, atualmente, como terceiro produtor europeu e oitavo a nível mundial".

 

  • PortugalFoods - Projeto Conjunto de Internacionalização

Amândio Santos comenta que o COMPETE 2020 tem cofinanciado diversos projetos de internacionalização que têm sido “a ferramenta que a PortugalFoods identificou, desde o primeiro momento, como meio para a concretização da sua missão e que possibilitou organizar um plano anual de ações para promover a competitividade das empresas sob uma marca chapéu”.

  • From Portugal 

Falamos com Manuel Serrão, Diretor da Associação Selectiva Moda, que nos contou o percurso do projeto From Portugal e do seu sucesso na divulgação e promoção “do melhor que se faz em Portugal” na indústria do têxtil e do vestuário.

14/02/2019 , Por Paula Ascenção