O Futuro promissor do Setor têxtil envolve investimentos em áreas como as Tecnologias de Informação e a I&DT

O setor têxtil continua a apostar na inovação, na sustentabilidade e na construção de um futuro que se espera promissor. Pelo menos são estas as conclusões das iniciativas relativas ao setor que decorreram recentemente e que destacamos na Newsletter desta semana:

> O Fórum da Indústria Têxtil - provavelmente, um dos mais importantes eventos nacionais do setor têxtil. Nele participaram empresários e governantes que partilharam experiências e fizeram uma antevisão do que será o futuro do setor. Um futuro que se prevê de crescimento impulsionado pela automatização, qualificação dos recursos humanos e apostando na criatividade e na sustentabilidade.

> A sessão de encerramento do projeto Fashion From Portugal 4.0 – um projeto que teve como objetivo reforçar a comunicação externa de uma das fileiras mais dinâmicas e exportadoras da economia portuguesa, que surge reforçada após um duro período de ajustamento, reestruturação e modernização, pontificando, hoje, empresas altamente evoluídas tecnologicamente, reconhecidas pelo seu “know how”, a sua criatividade, flexibilidade e intensidade de serviço, e fortemente orientadas aos mercados internacionais

Destacamos ainda o projeto TexBoost - Less Commodities more Specialities, um projeto estruturante do Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda que tem o objetivo de englobar um conjunto de iniciativas de I&D de forte carácter coletivo e elevado efeito indutor e demonstrador, com o envolvimento central de 23 empresas da fileira Têxtil e Vestuário e 15 entidades não empresariais do sistema de I&I.

06/12/2019 , Por COMPETE 2020