RODI implementa novos meios de construção para rodas de bicicletas elétricas e lava-louças de segmento superior

Entidade Promotora

A RODI é uma empresa portuguesa, fundada em 1952, sedeada em Aveiro, que atua na área da metalurgia e metalomecânica, em dois segmentos de negócio distintos: criação de aros e rodas de bicicletas, em alumínio e carbono, e de lava-louças em aço inoxidável.

Com exportação para 80 países e 5 continentes, e uma aposta constante em inovação e em novas tecnologias, a RODI assume desde o começo o compromisso de lançar materiais de excelência que aliam design e funcionalidade, permitindo à marca conquistar terreno no mercado nacional e mundial.

 

Projeto

Com este projeto, a RODI irá colocar em marcha novos artigos no setor do ciclismo, nomeadamente rodas para o segmento elétrico (e-bikes) tirando proveito de práticas modernas de construção com recurso a equipamentos que asseguram maiores vantagens a nível de qualidade e de complexidade tecnológica. Deste modo, poderá amplificar os seus resultados e, consequentemente, contribuir para a notoriedade das marcas de bicicletas elétricas das quais é fornecedora.

Relativamente aos lava louças, estes serão alvo de um sistema de fabrico inexistente no nosso mercado nacional, nesta área, através do processo de annealing - recozimento - um tratamento térmico feito em fornos especiais que altera as propriedades físicas dos materiais, com o intuito de elevar a sua flexibilidade. Assim, o aço fica mais macio e preparado para produção, reduzindo as hipóteses de fratura.

O processo possibilita à RODI o desenvolvimento de lava-louças de uma gama superior, com formas e designs minimalistas, impossíveis de realizar com os procedimentos tradicionais de soldadura e, ao mesmo tempo, aumentar a sua eficiência apresentando uma tecnologia atual que permite, atempadamente, fazer face à grande procura por parte de empresas internacionais.

 

Entrevista a Rémy Silva - Diretor financeiro, RODI - Sinks & Ideas

Somos produtores de bicicletas de excelência. Quais os fatores que vos diferenciam? A RODI atua no mercado das duas rodas a mais de 65 anos, sendo que ao longo dos últimos anos a evolução foi notória e a presença no mercado internacional aumentou gradualmente, tendo sempre “como principal objetivo o fabrico de produtos especializados de alta qualidade”. Lideres europeus no setor do ciclismo e um dos grandes players mundiais nos lava-louça, a Rodi assume um papel primordial em Portugal e no resto do mundo. Os principais fatores que diferenciam a empresa são a qualidade dos nossos produtos, o nosso serviço de excelência para o cliente e a nossa rapidez na entrega dos produtos.
Quais os resultados deste investimento (qualitativos e quantitativos)? Os resultados destes investimentos vão permitir a RODI, apresentar-se mais fortes no mercado, mais competitivos, e o mais importante, ir ao encontro das necessidades dos nossos clientes, mantendo sempre a qualidade que nos é reconhecida.
Qual o valor acrescentado do projeto para a região e para posicionar Portugal como produtor de excelência? A região já reconhece o valor da RODI. A nossa empresa é conhecida hoje a nível mundial. No setor do Ciclismo somos líderes Europeus, e esse projeto veio proporcionar, com um investimento realizado, tornarmo-nos mais eficientes e aumentar a qualidade dos nossos produtos. No setor dos Lava Louças, o investimento realizado veio permitir-nos a introdução de mais uma gama de produto do setor médio/alto no mercado. Alêm disso, este projeto permitiu a empresa solidificar o caminho que já tinha iniciado no âmbito da Indústria 4.0. Acreditamos que contribuímos significativamente para posicionar Portugal como produto de excelência, no que diz respeito a Lava louças e Aros e Rodas de Bicicleta.
Quais os maiores desafios no atual contexto provocado pela Pandemia? A pandemia veio trazer a necessidade de repensar o negócio. No nosso caso, e uma vez que temos 2 áreas de negócios, essa dificuldade foi acrescida. A nossa primeira preocupação foi de reforçar a nossa tesouraria, não só para 2020, mas também projetarmos o 2021, caso exista, esperamos obviamente que não, uma 2ª vaga da pandemia que possa voltar a “parar” a Europa e o mundo.   Em 2º lugar, flexibilidade do trabalho com gestão de banco de horas, de modo a gerir de forma mais eficientes os nossos recursos humanos. E por fim, de uma forma mais atenta, continuar com a tónica do investimento e de continuar a prestar um serviço de excelência de modo a facilitar a retoma, uma vez que acreditamos que nas alturas de crise, surgem as melhores oportunidades de negócio.
Considerando a aposta da Comissão numa recuperação em que um dos pilares é o desenvolvimento sustentável que oportunidades para o setor? A RODI desde sempre, que tem em mente o desenvolvimento sustentável. É para nós fundamental redução de emissões, investimentos em máquinas eficientes com baixa carga energética, investimentos em painéis solares entre outras medidas. Na nossa atividade, estamos cada vez mais apostados a crescer e potenciar a vendas das rodas para bicicletas elétricas que acreditamos ser o futuro do setor do ciclismo.
Que importância teve o apoio do Compete 2020 para atingir os objetivos da empresa? O apoio do Compete 2020, é muito importante para as empresas em Portugal, uma vez que permite proceder a investimentos de valores significativos que potenciam a competitividade das empresas nacionais, sem esquecer a tónica da criação do emprego.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização PME, envolvendo um investimento elegível de cerca de 6 milhões de euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de 3 milhões de euros.

20/08/2020 , Por Pedro Neves