Linha Ferroviária do Norte - Modernização do troço Ovar-Gaia

Enquadramento

Atendendo à posição geográfica periférica de Portugal, o transporte ferroviário assume um papel de interesse estratégico na acessibilidade e na coesão social e económica nacional.

Este projeto de modernização do troço Ovar-Gaia enquadra-se no objetivo geral de modernização da Linha do Norte, aonde circulam cerca de 75% dos serviços de mercadorias e passageiros de médio e longo curso do país, e justifica-se essencialmente pelo alcançar dos objetivos traçados para aquela linha, nomeadamente (i) a redução do tempo de percurso entre Lisboa e Porto, (ii) o aumento da segurança, (iii) o aumento do conforto e (iv) a redução dos custos de exploração, devolvendo adequados níveis de qualidade e fiabilidade a esta infraestrutura.

A Linha do Norte, principal eixo da Rede Ferroviária Nacional, desenvolve-se, longitudinalmente, em função de um grande corredor litoral (Corredor Norte/Sul) que integra a cobertura dos principais portos, aeroportos, plataformas logísticas, capitais de distrito do litoral e das duas Áreas Metropolitanas, bem como, as ligações às fronteiras Norte (Valença) e Sul (Vila Real de Santo António). O corredor Litoral Norte-Sul é um eixo estruturante que se caracteriza por ser uma área que concentra a maior parte da população nacional, das atividades económicas e do emprego, articulando redes de transporte e comunicação de grande capacidade que favorecem a consolidação de um sistema nacional, ibérico e europeu progressivamente integrado.

As intervenções planeadas contribuirão assim para que a Linha do Norte sirva os objetivos do corredor Litoral Norte-Sul conferindo uma nova centralidade às regiões nacionais no contexto ibérico e europeu tornando-as mais atrativas para os investidores.

Este projeto de modernização trará incidências positivas, sabendo-se que a existência de uma infraestrutura mais moderna, que proporciona uma melhor acessibilidade e mobilidade de pessoas e bens, promove a melhoria da qualidade de vida das populações e a competitividade económica regional e nacional.

O Projeto

A modernização do troço Ovar- Vila Nova de Gaia, fica localizada nos distritos de Aveiro e do Porto, concelhos de Ovar, Espinho e Vila Nova de Gaia. A operação traduz-se na renovação integral da superestrutura da via-férrea e da substituição de parte da catenária (sistema de distribuição e alimentação elétrica aérea), implementação de sinalização, controlo automático de velocidade e telecomunicações ferroviárias no troço entre Válega no concelho de Ovar e Vila Nova de Gaia, numa extensão total de aproximadamente 36 km, já objeto de modernização no âmbito da empreitada de rebaixamento de via no atravessamento da cidade de Espinho.

A modernização do troço Ovar-Gaia compreende as seguintes intervenções:

  1. Trabalhos de renovação integral de via (superestrutura e infraestrutura) no troço entre Válega e Vila Nova de Gaia;
  2. Execução de passagens desniveladas para supressão de passagens de nível e atravessamentos entre plataformas de passageiros de estações e apeadeiros;
  3. Instalação do sistema de sinalização e telecomunicações ferroviárias.

Na Linha do Norte, que está já modernizada em cerca de 2/3 da sua extensão, os troços que ainda não foram objeto de modernização, nomeadamente o troço Ovar/Gaia, encontram-se em fim de vida útil condicionando o desempenho da exploração em toda a Linha do Norte, sendo necessário intervir no curto prazo para prevenir riscos de segurança e garantir adequados níveis de operação.

A modernização deste troço permite homogeneizar as velocidades permitidas através da eliminação das limitações de velocidade atualmente existentes e que são causadoras de atrasos da ordem dos 2 minutos, conduzindo a ganhos de tempo de percurso.

Esta intervenção de modernização apresenta ainda benefícios ao nível do serviço ao cliente, nomeadamente:

- Melhoria do conforto do passageiro a bordo do comboio em resultado do aumento dos níveis de qualidade da infraestrutura;

- Melhoria dos níveis de qualidade, conforto e segurança das estações/apeadeiros, decorrente da adaptação às novas realidades e necessidades dos passageiros, contribuindo para a captação de mais passageiros para o caminho-de-ferro;

- Redução da emissão de ruído na fonte.

A supressão de passagens de nível e a implementação de sinalização eletrónica e telecomunicações irão permitir a diminuição da sinistralidade, a eliminação de constrangimentos à exploração e uma maior flexibilidade na gestão da circulação.

Estas intervenções contribuirão ainda para a racionalização dos gastos de manutenção e exploração, melhorando os índices de competitividade do sistema ferroviário.

Apoio COMPETE 2020

Trata-se de um projeto promovido pela Infraestruturas de Portugal e cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Eixo Prioritário IV, ao abrigo do Aviso 04/RAIT/2016, envolvendo um investimento elegível de 139,7 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 118,7 milhões de euros.

03/09/2019 , Por Miguel Freitas
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