CONTEST – Promover a participação de indivíduos e comunidades locais nos mercados de energia

O projeto CONTEST foca-se em fornecer soluções eficazes para permitir a proliferação de recursos distribuídos de energia, nomeadamente os recursos baseados em fontes renováveis, programas de gestão da carga e a participação ativa dos consumidores e de comunidades locais, contribuindo para melhorar a eficiência e a sustentabilidade energética e económica.

Zita Almeida Vale, Professora Coordenadora com Agregação no ISEP e Diretora do GECAD, em declarações ao COMPETE 2020 comenta que "o apoio dado pelo COMPETE 2020 para podermos executar o projeto CONTEST foi essencial para permitir fazer avanços significativos nos modelos de agregação de entidades e recursos energéticos, nos modelos de tarifação dinâmica e de remuneração de transações e serviços de energia. Foi, ainda, possível, fazer desenvolvimentos muito relevantes ao nível dos modelos de negócio que viabilizarão num futuro próximo a participação ativa dos consumidores e das comunidades locais, permitindo que beneficiem de vantagens inerentes aos mercados competitivos e contribuam para um sistema de energia mais sustentável em termos ambientais e económicos."

Enquadramento

A crescente importância dos recursos energéticos distribuídos nos sistemas de energia abre caminho para uma democratização efetiva da energia. Os consumidores de eletricidade, tradicionalmente passivos, são agora capazes de gerar energia suficiente para, em muitos períodos temporais, satisfazer não apenas as suas próprias necessidades, mas também vender a energia excedente aos seus vizinhos ou à rede. Sendo grande parte dos meios de produção de energia elétrica distribuídos baseados em fontes primárias renováveis, podem surgir comunidades energéticas locais e sustentáveis que atuam num ambiente transactivo e baseado em mecanismos de mercado. Tais comunidades contribuem para a sua própria sustentabilidade em termos ambientais e para a descida dos preços da energia a nível local. Para além disso, podem fornecer serviços a outras entidades, incluindo operadores de rede, contribuindo também para uma maior fiabilidade e eficiência global.

O Projeto

O principal objetivo do projeto CONTEST é levar a cabo atividades de investigação aplicada e desenvolvimento de tecnologias que servem de base à implementação de sistemas de energia transativos, integrados em mercados de energia locais. Os avanços tecnológicos das redes de energia inteligentes são usados como ponto de partida para promover a criação de comunidades energéticas locais orientadas para o mercado. Esta abordagem considera as oportunidades e o processo necessário para gerar lucros a partir dos recursos existentes através de mecanismos e serviços de mercado sustentáveis. Isto inclui a clara identificação das oportunidades de mercado, a modelação de modelos de negócio que beneficiem dessas oportunidades e o desenvolvimento de soluções tecnológicas capazes de suportar esses modelos de negócio.

O conceito envolve a existência de diversas entidades, com diferentes responsabilidades e relações mútuas governadas por elos contratuais. O conceito de agregação é usado como motor para atingir objetivos que são virtualmente impossíveis de atingir individualmente. A agregação tira partido quer da diversidade quer da semelhança dos recursos e das entidades agregados para permitir o acesso a produtos e serviços de alto valor acrescentado. No âmbito do CONTEST, os agregadores são os elos principais entre as comunidades energéticas locais e o mercado de energia grossista, através das relações necessárias que permitem aos pequenos recursos energéticos aceder indiretamente ao mercado grossista. Os modelos de agregação desenvolvidos utilizam técnicas de inteligência artificial, incluindo mineração de dados.

No âmbito do CONTEST foram concebidos modelos avançados de tarifação dinâmica e de remuneração que tornam viável que as pequenas entidades beneficiem dos preços mais vantajosos dos mercados competitivos.

Os modelos e métodos desenvolvidos foram validados numa plataforma de simulação multiagente do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) que modela as redes inteligentes e os mercados de energia. Para além do ISEP, o consórcio do CONTEST integrou também a Virtual Power Solutions (VPS), um fornecedor de serviços de energia, e a Energaia, uma agência municipal com experiência de gestão de edifícios públicos.

O Apoio do COMPETE 2020

Promovido pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, o projeto contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de 150 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca 124 mil euros.

16/01/2020 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa