Capacitar para Empreender

Em conversa com o COMPETE 2020, Sandra Alvim, Chefe do Departamento de Empreendedorismo e Financiamento do IAPMEI e responsável pelo Capacitar para Empreender, falou deste projeto que visa contribuir para o empreendedorismo qualificado e criativo, capacitando jovens e empreendedores para as novas tendências de negócio à escala global.

 
 Sandra Alvim | Responsável pelo projeto Capacitar para Empreender

"O IAPMEI está fortemente empenhado em criar as melhores condições para que jovens estudantes e/ou empreendedores que pretendam criar o próprio emprego/empresa possam revelar todo o seu potencial de espírito empreendedor e criativo, no sentido de criar soluções para os novos desafios sociais e societais e para a sustentabilidade de empresas recém-criadas há menos de 2 anos. Essa aposta passa, não só pela dinamização de programas e instrumentos indutores de mais empreendedorismo e de mais inovação que o IAPMEI vem desenvolvendo, como e também pela focalização numa nova ação coletiva que permita, em paralelo, uma intervenção dirigida às dificuldades no ajustamento de qualificações específicas e a respetiva capacitação para o empreendedorismo.

É neste registo que surge o projeto “Capacitar para Empreender”, enquadrado na tipologia de operações “Promoção do Espírito Empresarial” e num alinhamento com o Aviso 01/SIAC/2020 (POCI-B5-2020), lançado pelo COMPETE.

O projeto com a marca registada Startup Boost, Powered by Capacitar para Empreender, encontra-se em curso, com um site próprio www.startupBoost.pt, onde são divulgadas as ações do projeto e disponibilizados os conteúdos produzidos. Destaca-se desde já, o Diagnóstico sobre o Empreendedorismo em Portugal em áreas Tecnológicas de Forte Potencial, os conteúdos que estiveram subjacentes à semana do empreendedorismo 2021 assim como os programas dos encontros de capacitação a decorrer até 17 de dezembro de 2021.

Em 2022, será dada continuidade aos encontros de capacitação, à disponibilização de novos conteúdos focados nas softskills e na capacidade de comunicação dos projetos empreendedores assim como na informação técnica focada nas tendências empresariais e na criação de novas empresas de base tecnológica. Estão ainda previstas ações de imersão em ambiente empresarial, um concurso onde se pretende distinguir empreendedores que pretendam criar a sua própria empresa, a Semana do Empreendedorismo 2022 e sessões de sensibilização sobre instrumentos e programas nacionais e europeus de apoio ao empreendedorismo, entre outras."

 
Nuno Gonçalves | Vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI
 

Enquadramento

A criação de condições para um crescimento inteligente e sustentável, indutor de um novo perfil de especialização e internacionalização da economia portuguesa pressupõe o apoio eficiente ao empreendedorismo qualificado e criativo, designadamente ao nível do seu ecossistema.

É reconhecido que o empreendedorismo aumenta a competitividade e a criação de emprego e a capacidade de inovação das economias, crucial para a realização dos objetivos de várias políticas nacionais e europeias. A implementação de programas para a aquisição de competências empreendedoras tem-se revelado uma estratégia com resultados em Portugal.

No entanto, tendo em conta a realidade ainda existente em Portugal, e em particular em regiões mais desfavorecidas, é necessário lançar e dinamizar iniciativas indutoras de uma maior capacitação dos jovens estudantes e empreendedores que pretendam criar o próprio emprego/empresa ou com empresa recém-criada, para dinâmicas assentes em empreendedorismo qualificado e criativo, que vise criar resposta para desafios sociais e societais e para a sustentabilidade de startups. É neste registo que o IAPMEI está fortemente empenhado em criar as melhores condições para que jovens estudantes e empreendedores que pretendam criar o próprio emprego/empresa possam revelar todo o seu potencial de espírito empreendedor e criativo, no sentido de criar soluções para os novos desafios e para a sustentabilidade de empresas recém-criadas. Essa aposta passa pela focalização numa nova ação coletiva que permita uma intervenção dirigida às dificuldades no ajustamento de qualificações específicas e a respetiva capacitação para o empreendedorismo de jovens estudantes e empreendedores que pretendam criar o próprio emprego/empresa ou com empresa recém-criada.

O Projeto

O projeto “Capacitar para Empreender” pretende contribuir para o empreendedorismo qualificado e criativo, que promova respostas inovadoras aos desafios identificados, junto de jovens estudantes e empreendedores e capacitar empreendedores com empresas recém-criadas para as novas tendências de negócio à escala global.

O projeto visa disponibilizar a jovens estudantes entre os 18 e 40 anos e empreendedores que pretendam criar o próprio emprego/empresa ou com empresa recém-criada um conjunto de ações integradas de bens e serviços que visem a capacitação em temáticas e instrumentos que propiciem a criação da sua própria empresa em domínios emergentes à escala global, como seja, a privacidade e segurança digital nos novos negócios, riscos cibernéticos nas empresas de base tecnológicas, sustentabilidade empresarial, os novos modelos de negócio com recurso à inteligência artificial e ainda dinâmicas orientadas para sensibilizar o desenvolvimento de um conjunto de capacidades psicossociais, entre outros não menos importantes (por exemplo: psicológicas: resiliência, inteligência emocional, pensamento crítico e sociais: capacidade de comunicação, capacidade para cooperar, etc..).

Os objetivos do projeto são os seguintes:

  1. Desenvolver e disponibilizar conteúdos das mais recentes tendências de gestão e tecnologia chave para o desenvolvimento de novas empresas e para a sustentabilidade de empresas recém-criadas;
  2. Sensibilizar e capacitar jovens estudantes e empreendedores que pretendam criar o próprio emprego/empresa através da utilização de ferramentas digitais que permitam a partilha e o livre acesso a conteúdos em áreas de inovação, financiamentos e outros, potenciando a criação de novas empresas ou de negócios de empresas recém criadas;
  3. Implementar um programa de capacitação nas áreas temáticas atuais com maior relevo, tais como economia circular, cibersegurança, inteligência artificial, blockchain;
  4. Promover o networking, acesso a parceiros estratégicos, a aprendizagem de competências de liderança e o conhecimento de novos modelos de negócio através da imersão em empresas;
  5. Operacionalização da Semana do Empreendedorismo nas regiões alvo do projeto com iniciativas para sensibilização, networking e capacitação, numa abordagem dinâmica de proximidade e contacto pessoal com jovens e novos empreendedores de uma forma dinâmica;
  6. Realizar uma ampla divulgação e sensibilização junto do público-alvo do projeto que contribua para a promoção da cultura empreendedora nas regiões Norte, Centro e Alentejo.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível FSE de 1,5 milhões de euros o que resultou num incentivo FSE de 1,3 milhões de euros.

Links

Startup Boost, Powered by Capacitar para Empreender: Website

IAPMEI: Website | Facebook | Linkedin | Twitter

07/12/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa