Cortiça | Onde nada se perde e tudo se transforma

Num contexto de recursos limitados onde urge então a necessidade e o compromisso de termos que inventar o futuro, começando pela mudança de paradigmas de produção e atuação com o intuito de preservar o nosso planeta, Portugal possui uma matéria-prima e uma indústria onde a palavra-chave é a sustentabilidade. 

Com mais de três séculos de história, a cortiça é um dos produtos naturais mais apreciados internacionalmente. Tida como uma jóia da economia portuguesa, a indústria corticeira, para além da forte relação com a cultura vinícola, expande, também, a sua aplicabilidade a outras gamas de produtos, assegurando uma posição de referência no mercado mundial.

Um novo paradigma que nasce de desafios:   a forte concorrência dos vedantes de plástico e do alumínio e o afastamento do sector da construção com a quebra substancial nas vendas obrigaram o sector reinventar-se e a apostar constantemente na Investigação e na Inovação. As exportações em quantidade não permitiam ao sector crescer o expectável e a busca de produtos com maior valor acrescentado, em todos os segmentos de produtos, surgia, agora, como o caminho a seguir.

Deste modo, a inovação em novos processos e produtos, a investigação e o desenvolvimento quer pelas empresas do sector, quer em universidades e centros de investigação, a conquista de marcas que possam colocar a cortiça num patamar premium em todas as suas valências (moda, design, transportes, arquitetura), bem como de prescritores de renome nos vários domínios, a aposta na qualidade e no valor humano, passaram a ser as linhas de orientação para o sector.

As campanhas desenvolvidas desde 2000 pela Associação Portuguesa da Cortiça (INTERCORK) , apoiadas por fundos da União Europeia, permitiram ao sector inverter um ciclo negativo. A cortiça surge, hoje, espelhada nos melhores e maiores meios de comunicação em todo o mundo.  Uma “nova” cortiça, associada às suas credenciais ambientais e de performance, é apresentada como um produto moderno e de futuro, é a preferida dos consumidores e dos produtores, é a escolhida pelos mais reconhecidos designers e famosos arquitetos.  Na vanguarda do setor, Portugal é líder mundial na produção, transformação e comercialização da cortiça. Possui a maior área do mundo de montado de sobro, mais de 730 mil hectares (34% do total), e produz 100 mil toneladas de cortiça (50% do total). É o maior exportador mundial de produtos transformados, com 63%, o que equivale a 846 milhões de euros. As exportações portuguesas de cortiça representam cerca de 2% das exportações de bens portugueses, 1,2% nas exportações totais e significam um saldo da balança comercial de 718,2 milhões de euros. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a cortiça representa:

> 16% do VAB setorial do setor florestal;

> 0,2% do VAB nacional;

> 1,7% do VAB industrial.

A cortiça é, ainda, o terceiro setor da fileira florestal que contribui mais para as vendas nacionais para o mercado externo, com 19,3% ( Fonte: APCOR)

 

E é sobre esta aposta na inovação que lhe vamos apresentar 4 projetos de empresas do sector... porque podemos fazer a diferença e estes projetos não o vão deixar indiferente: 

 

Cork2Sense: como eliminar o “sabor a rolha” e o amarelecimento de bebidas alcoólicas

O projeto Cork2Sense tem como objetivo o desenvolvimento de soluções eficientes, inovadoras e de baixo-custo para aplicação em rolhas de cortiça com vista a dar resposta a dois problemas inerentes à utilização destes produtos no engarrafamento de bebidas alcoólicas, designadamente: "sabor a rolha" e amarelecimento. Um projeto da empresa JPSCorkGroup em colaboração com 4 entidades do Sistema Científico e Tecnológico - CeNTI, o CITEVE, o CTIC e o CEIIA pretende dar resposta às exigências do consumidor final e satisfazer os mercados cada vez mais exigentes em relação aos cloroanisóis (TCA), combatendo o aparecimento de rolhas da concorrência com valores muito reduzidos destes compostos, assim como entrar no segmento de mercado das bebidas de alto teor alcoólico, onde a utilização de rolhas de cortiça é praticamente nula devido ao amarelecimento, provado por compostos polifenólicos presentes na cortiça.

 

Fun2Cork: Desenvolvimento de revestimentos e tecidos de cortiça

O projeto Fun2Cork, tem por objetivo os revestimentos e tecidos de cortiça produzidos pela Sedacor - empresa promotora - com propriedades de relevo para os setores estratégicos, designadamente resistência ao fogo e resistência à descoloração, e ainda com uma solução inovadora e integrada de iluminação eletroluminescente. As inovações tecnológicas na cortiça, aliadas à crescente procura por designs inovadores e de aplicabilidade no quotidiano, têm impulsionado a cortiça na conquista de setores mais exigentes, tal como o setor automóvel, aeroespacial, aeronáutico e da construção, entre outros.

 

SUBERTECH

Este projeto promovido pela Amorim Flooring - Soluções Inovadoras de Cortiça, S.A pretende colocar no mercado uma solução inovadora no que diz respeito ao conceito atual dos pavimentos em cortiça aglomerada, à base de granulados de cortiça, combinados com diferentes polímeros. O Subertech servirá como base de construção a uma nova geração de pavimentos, que irá de encontro, não só à estratégia da própria empresa e UN, como também das tendências do mercado, surgindo com uma oferta inovadora que desafia o atual estado da arte. O reforço da qualidade do produto é verificada ao nível da isenção de PVC no aglomerado e a melhor estabilidade dimensional que este apresentará.

 

Projeto de Internacionalização - CorkArt

O projeto de internacionalização da CorkArt visa o aumento da notoriedade e reconhecimento dos produtos da CorkArt derivados de cortiça assim como a promoção dos seus produtos como substitutos sustentáveis face aos produtos utilizados a partir de materiais não renováveis. Uma aposta forte na consolidação e mercados e conquista de novos e emergentes mercados.

22/06/2018 , Por Paula Ascenção