Transformação Digital | um imperativo para as empresas

A Transformação Digital está na ordem do dia e é um tema incontornável para qualquer empresa que se pretenda manter competitiva nos próximos anos. O recurso ao digital é indispensável para assegurar a máxima eficiência do negócio a vários níveis. O digital tem assim vindo a alterar as empresas e os seus processos, das vendas ao apoio ao cliente, da investigação e desenvolvimento à administração, passando pela área financeira e claro, pelo marketing.

O mundo enfrenta uma grande onda de mudanças: a tendência da transformação digital não pode ser interrompida e tem implicações estruturais em todos os aspectos da sociedade, incluindo vida privada, administração pública, estrutura industrial e emprego.   A economia atual atravessa uma enorme transformação e está a entrar em terreno novo: Do Industrial e serviços para o tecnológico e digital, surgem novas empresas com processos mais modernos, simples e interativos entre fornecedor e consumidor, que proporcionam melhores experiências, substituindo anteriores modelos de negócio.

Hoje, Portugal é um dos países que mais utiliza e implementa novas ferramentas e tecnologias de informação. Encontra-se nos primeiros lugares do ranking mundial de e-government, e-banking e acessibilidade ao mundo digital. Portugal é um conceituado fabricante de plataformas de software, implementadas por todo o mundo, com especial destaque na lusofonia, um mercado com mais de 260 milhões de pessoas. Internet das coisas, big data, impressão 3D, bitcoin, blockchain, indústria 4.0, inteligência artificial, robotização, realidade virtual, digitalização da economia, disrupção digital, carros voadores, consultas médicas online através do telemóvel, comércio online, sensores digitais... A lista é interminável e pode ser avassaladora para as empresas privadas e públicas. Como vão elas usar tudo isto nos seus negócios? 

O mundo da computação é tão natural no nosso dia a dia que hoje o nosso mundo seria quase impossível de imaginar sem este conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica, de ensino e aprendizagem entre outras.

Este maravilhoso “mundo novo” que afinal ainda é jovem tem o céu como limite para a inovação e um impacto profundo na competitividade do país. A indústria vive um processo de mudança revolucionária: num futuro que já é presente, podemos esperar ver fábricas que operam como um único complexo integrado. Dispositivos de fabricação automatizada conectados, associados a um processo de negócios que controla o fluxo de materiais e logística. Nestes novos espaços os recursos humanos ganham uma importância crescente. Libertos de processos mecânicos e rotineiros, a aposta crescente está na criatividade e no processo de adaptação inteligente e de procura constante de vantagens competitivas.

Não estamos no momento zero da transformação digital. Numa perspectiva geral, qualquer negócio tem, no mínimo, um website. Ou então, gere os seus processos de produção recorrendo a tecnologias que permitam monitorizar cada equipamento, prever níveis de produção e, entre outras, assegurar a qualidade.Contudo é preciso perceber que, ao mesmo tempo que ter um website, por exemplo, significa não estar no momento zero, não significa estar num estado avançado de transformação digital. A transformação digital é muito mais do que isto: Envolve justar o modelo de negócio beneficiando dos avanços tecnológicos, repensar os processos internos e a gestão da relação com o cliente . Atualmente os clientes estão online. Logo pensar o negócio passa por pensar estrategicamente o digital.

Esta revolução silenciosa otimiza toda a cadeia de valor de uma organização, reduzindo custos e/ou aumentando a produtividade dos processos. Através da digitalização e automatização dos processos tradicionais – desde a conceção à produção, passando pelo atendimento ao cliente e pós-venda, estes tornam-se mais transparentes e interligados. O resultado é visível: maior satisfação para o cliente e maior sustentabilidade para a empresa.

Se em 2015 a transformação digital era uma tendência no mundo dos negócios, hoje em dia ela é incontornável – quem não estiver atento, arrisca a rápida obsolescência. As projeções para 2019 apontam para um maior aperfeiçoamento de tecnologias já existentes e um maior investimento por parte das organizações na promoção da transformação digital nos negócios.

Esta descrição não é ficção, é um desafio a que as empresas portuguesas estão a responder de forma ativa e encontram nos instrumentos do COMPETE 2020 a alavanca ajustada. Mas temos de ser mais rápidos !

01/08/2019 , Por Paula Ascenção