Escola 2020 Colearning Teams

Enquadramento

A NAUTILUS alicerça a sua atividade e estratégia de inovação no mercado da educação essencialmente com a produção de mobiliário escolar voltado para o futuro. A visão da empresa, colocando como horizonte o ano de 2020, é continuar a satisfazer da melhor forma os seus clientes, através da inclusão nos novos produtos da melhor e mais atualizada tecnologia e, assim, melhorar os conteúdos escolares, a atenção do aluno e consequentemente os índices escolares. Mas, o desafio passa agora também por incluir na investigação outras premissas ligadas ao método de ensino sempre aliado às novas tecnologias da educação.

Nos últimos anos tem-se observado transformações profundas no mercado de trabalho. Modelos mais interativos e colaborativos impõem-se aos sistemas de trabalho mais tradicionais. Conceitos como o co-working, por exemplo, começam a ganhar terreno no mercado de trabalho.

Também as experiências educacionais estão a mudar, influenciadas não só pelas novas pedagogias e tecnologias, mas pela noção de que os estudantes aprendem melhor em contextos de trabalho colaborativo. Contudo, a realidade mostra que os futuros profissionais não estão sintonizados com as novas realidades impostas pelo mercado de trabalho. É, pois, necessário que o método de ensino existente evolua no sentido de melhor adaptar os alunos, desde jovens, para estas novas exigências. É necessário que as tendências verificadas no mercado de trabalho sirvam de estímulo ao desenvolvimento de novos métodos de ensino e aprendizagem, adaptados a essas evoluções.

O Projeto

O projeto partiu do reconhecimento de que os métodos pedagógicos, a tecnologia e a organização do espaço podem ser melhor integrados com um impacto significativo nos processos de ensino-aprendizagem.

O objetivo central deste trabalho foi o desenvolvimento de novas soluções de equipamento e de reorganização do espaço /sala de aula que, aliando método pedagógico às TICs, potencia os processos de ensino-aprendizagem colaborativa. A ambição foi de que as soluções preconizadas alterem a forma como professores e alunos interagem na sala de aula, com efeitos positivos na aprendizagem, nos resultados escolares e no posicionamento dos alunos em futuros contextos de trabalho.

O projeto abordou de forma inovadora a participação e a colaboração no processo de aprender e na construção do conhecimento. Introduziu uma visão mais ampla dos processos de aprendizagem, estimulando formas particulares e diversificadas de interação, de comunicação, de colaboração, de partilha de experiências, com recurso a tecnologias educativas e métodos interativos de aprendizagem, por forma a responder a novas exigências educativas e do mercado de trabalho.

O projeto assentou no desenvolvimento de soluções de mobiliário/equipamento escolar que procurou integrar métodos pedagógicos, tecnologias inovadoras e organização do espaço físico. As soluções propostas visavam fomentar formas particulares de interação capazes de desencadear processos de aprendizagem colaborativa e de estabelecer novas pontes entre a escola e o mundo do trabalho.

Em declarações ao COMPETE 2020, Vítor Barbosa, CEO da Nautilus, S.A., falou do projeto Escola 2020 e dos seus resultados muito positivos:

Cada vez mais trabalhar com as novas tecnologias faz parte do quotidiano, e incrementar os avanços tecnológicos em tenra idade permite aumentar o índice de aprendizagem dos alunos, facilitar a transição da sala de aula para o mercado de trabalho e tornar comum o uso recorrente das novas tecnologias.

O Projeto ESCOLA 2020 assenta no desenvolvimento de soluções de mobiliário/equipamento escolar que integram métodos pedagógicos, tecnologias inovadoras e organização do espaço físico, fomentando formas particulares de interação e de aprendizagem colaborativa.

Perspetiva-se uma fusão cada vez maior entre mobiliário e a tecnologia.

A ESCOLA 2020 surge na sequência do projeto de Investigação & Desenvolvimentos da Nautilus, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e com o contributo e investimento do COMPETE 2020.

A nova organização de sala de aula permite 4 equipas de trabalho em simultâneo, sendo o professor um tutor que pode estar no seu posto interativo, onde pode monitorizar os equipamentos dos alunos ou trabalhar com cada uma das equipas.

Idealizar e desenvolver soluções de equipamento/mobiliário escolar e de reconfiguração do espaço para o cenário ESCOLA 2020, com vista a tirar proveito da integração de métodos pedagógicos, tecnologias e espaço físico.

Com resultados muito positivos, foi um projeto enriquecedor e que apontou para o futuro surgindo assim, o passo seguinte para o desenvolvimento de soluções de aprendizagem modernas, o projeto ESCOLA21 – New Learning Spaces.

 Escola 2020 - Sala de Aula Piloto

O Apoio COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (I&DT Empresarial) na vertente de Projetos Individuais, envolvendo um investimento elegível de 382 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 218 mil euros.

19/12/2019 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa