Empresas e Universidades desenvolvem projetos de I&I para responder ao desafio da Mobilidade Sustentável

A grande maioria dos cidadãos europeus vive num ambiente urbano, com mais de 60% pessoas a viver em áreas urbanas com mais de 10 000 habitantes. Vivem no mesmo espaço e para sua mobilidade partilham as mesmas infra-estruturas. A mobilidade urbana responde por 40% de todas as emissões de CO2 dos transportes rodoviários e até 70% dos outros poluentes provenientes dos transportes.

As cidades europeias enfrentam cada vez mais problemas causados pelos transportes e pelo tráfego. Por vezes, o tráfego poderá ser visto como indicador de uma cidade bem-sucedida, possuidora de grandes núcleos de atividades. No entanto este tráfego é, principalmente, o resultado de pessoas e empresas que querem e/ou precisam de ser móveis e, portanto, necessitam de se locomover a pé, de bicicleta, em transportes públicos ou em veículos motorizados individuais.

As cidades necessitam de suportar a mobilidade de forma a cumprirem sua função social de maximizar a troca de bens e serviços, cultura e conhecimentos entre os seus habitantes, e proporcionar o crescimento económico procurando, ao mesmo tempo, limitar o crescimento do tráfego motorizado e reduzir os seus impactos negativos sobre as pessoas e sobre o meio ambiente.

Neste sentido, a mobilidade é um atributo associado à cidade, e corresponde à facilidade de deslocação de pessoas e bens na área urbana. A mobilidade traduz as relações dos indivíduos com o espaço em que habitam, com os objetos e meios usados nas suas deslocações, e com os demais indivíduos que integram a sociedade.

A questão de como melhorar a mobilidade e ao mesmo tempo reduzir o congestionamento, os acidentes e a poluição é um desafio comum a todas as grandes cidades da Europa. O congestionamento na UE situa-se frequentemente nas zonas urbanas e nas suas proximidades e custa quase 100 mil milhões de euros, ou 1% do PIB da UE, anualmente. As próprias cidades estão normalmente em melhor posição para encontrar as respostas certas a estes desafios, tendo em conta as suas circunstâncias específicas.

Um transporte urbano eficiente e eficaz pode contribuir significativamente para a consecução de objectivos num vasto leque de domínios políticos para os quais a UE tem uma competência estabelecida. O êxito das políticas e dos objectivos políticos acordados a nível da UE, nomeadamente sobre a eficiência do sistema de transportes da UE, os objectivos socioeconómicos, a dependência energética ou as alterações climáticas, depende em parte das acções empreendidas pelas autoridades nacionais, regionais e locais . A mobilidade nas zonas urbanas é também um importante facilitador do crescimento e do emprego e do desenvolvimento sustentável nas zonas da UE.

 

Estratégia Europa 2020

A Estratégia Europa 2020 para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da UE foi lançada pela Comissão Europeia em 2010 e estabelece metas concretas a atingir até 2020 em diversas áreas, com vista a ultrapassar o impacto da crise económica e voltar a colocar a Europa na via do crescimento. O objetivo da estratégia Europa 2020 é criar mais emprego e assegurar melhores condições de vida. Esta estratégia – que demonstra a capacidade da Europa para gerar um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, para encontrar os meios para criar novos postos de trabalho, e para propor um rumo claro às nossas sociedades (CE, 2010) - estabelece três prioridades que se reforçam mutuamente:

1. Crescimento inteligente: desenvolver uma economia baseada no conhecimento e na inovação;

2. Crescimento sustentável: promover uma economia mais eficiente em termos de utilização dos recursos, mais ecológica e mais competitiva;

3. Crescimento inclusivo: fomentar uma economia com níveis elevados de emprego, que assegure a coesão social e territorial.

O documento Europa 2020 procura defender uma Europa eficiente em termos de recursos, capaz de:

- dissociar o crescimento económico da utilização dos recursos,

- assegurar a transição para uma economia hipocarbónica,

- aumentar a utilização das fontes de energia renováveis,

- modernizar o sector dos transportes, e

- promover a eficiência energética.

Os desafios em termos de clima e de recursos requerem uma ação enérgica. A forte dependência dos combustíveis fósseis, nomeadamente do petróleo, e uma utilização ineficiente das matérias-primas expuseram os consumidores e empresas a choques de preços prejudiciais e onerosos, que ameaçam a segurança económica, e que contribuem para as alterações climáticas.

Nas vertentes das alterações climáticas e da energia, as metas identificadas nesta Estratégia apontam para:

1. Redução das emissões de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 20% relativamente aos níveis de 1990;

2. Aumento para 20 % da quota-parte das energias renováveis no consumo final de energia;

3. Aumento em 20 % da eficiência energética.

Para alcançar os objetivos em matéria de clima na próxima década a Estratégia passa por reduzir as emissões de forma significativa e explorar plenamente o potencial das novas tecnologias como a captura e armazenamento do carbono.

Mas a temática da Mobilidade Sustentável não se extingue na sua componente de redução de CO2. A temática cruza-se com todos os factores relevantes para aumentar a qualidade de vida dos habitantes de uma espaço urbano, planificando circuitos, reduzindo tráfego e melhorando as sinergias entre os diferentes transportes não poluentes.

As empresas nacionais e as entidades do sistema científico e tecnológico desenvolvem projetos de I&I , para encontrar as melhores soluções para melhorar a vida nas cidades e Portugal tem todas as condições para estar na linha da frente.

Nesta Newsletter apresentamos–lhe alguns desses projetos :

 - Projeto CobusLightWeight: Investigação e desenvolvimento de uma nova geração de autocarros de aeroporto

Promovido pela CaetanoBus , com a colaboração do INEGI, este projeto vai desenvolver uma nova geração de autocarros para aeroporto, denominada CobusLightWeight, mais leve e eco eficiente como resultado da I&D de novas soluções estruturais e da incorporação de materiais avançados

As características diferenciadoras do conceito e solução agora propostos pelo projeto de I&D CobusLightWeight permitirão lançar no mercado uma nova gama de autocarros de aeroporto, que se distinguirá das soluções atuais por proporcionar, pela  Redução do valor das emissões anuais de CO2 do autocarro de aeroporto em 21 ton e a redução do consumo anual de combustível de 3,2%.

 

- Projeto URBY.SENSE - Análise e previsão de mobilidade urbana fora da rotina com base em pegadas digitais

A utilização massificada de dispositivos interativos como telemóveis, cartões inteligentes, dispositivos GPS e câmaras digitais fornecem  ‘pegadas digitais’ sem precedentes, revelando onde estão os utilizadores e quando. Este projecto , promovido pela Universidade de Coimbra, utiliza este manancial de informação e estuda a mobilidade dos utilizadores através da conjugação de múltiplas fontes de dados por forma a permitir um melhor ajuste da mobilidade em geral dentro das cidades, com o ambicioso objetivo de alcançar viagens mais baratas, mais céleres e associadas a uma menor pegada de carbono.

 

- Projeto Generation.mobi - Rede social de devices interativos para uma nova geração de mobilidade urbana

O projeto Generation.mobi visa o desenvolvimento e validação de um sistema de gestão de mobilidade dinâmico de nova geração, baseado numa rede social de bicicletas interativas e interoperável com o ecossistema das cidades. o Generation.mobi está divido em quatro áreas principais: bicicletas e estações; comunicação, sensorização e controlo; sistema de gestão e análise de dados; e mobilidade e urbanismo. Desde o seu início, em Março de 2016, a execução do projeto tem estado focalizada – área funcional a área funcional – nas tarefas de definição das especificações, desenvolvimento e construção de protótipos e integração. Está previsto o projeto estar finalizado em Julho de 2018. 

É promovido por um consórcio liderado pela empresa Ibérica - Indústria de Componentes Metálicos, S.A., e  envolve o CEIIA - Centro Para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel; a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto;a  CARDIOID - Technologies, Lda.e a REVOLUTIONANSWER - Mobilidade Urbana, Lda.

 

- Projeto ID-Traction: Projeto nacional de engenharia e inovação ferroviária

O projeto ID-Traction apresenta como principal objetivo investigar e desenvolver uma solução de atualização tecnológica de “Plug&Play” do sistema-conversor de tração de comboios de alta velocidade de custo otimizado/reduzido, recorrendo à construção de novos módulos de potência e respetivos interfaces, mantendo o comando de tração (unidade de controlo de tração). 

Com esta nova solução, o setor ferroviário beneficiará, não apenas em termos de custos de manutenção, como também do aumento da longevidade e do tempo de vida útil da cadeia de tração, da diminuição do número de avarias e de uma poupança energética.

O projeto é desenvolvido pela parceria  entre a Nomad Tech e a FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) .

27/03/2017 , Por Paula Ascenção