iProcessApp - uma alteração fundamental do processo global da empresa

A INTERMOLDE - Moldes Vidreiros Internacionais, Lda. é uma empresa com mais de 40 anos de experiência, que tem como atividade principal o fabrico e comercialização de moldes de ferro fundido para a indústria vidreira, fundamentalmente para o subsector da embalagem.

O projeto iProcessApp visa uma alteração fundamental do processo global da empresa, consubstanciando-se num conjunto de atividades de inovação ao nível do processo e ao nível organizacional e de marketing. O projeto foi implementado nas instalações da empresa na Marinha Grande, implicando um redesenho do layout, adaptação e reafectação de espaços, a aquisição de diversos equipamentos e serviços especializados.

 

Entrevistamos Jorge Ferreira, Diretor de Produção da INTERMOLDE e responsável do projeto iProcessApp, cofinanciado pelo COMPETE 2020 e que visa uma alteração fundamental do processo global da empresa, com o objetivo de aumentar a sua produtividade, capacidade de produção e qualidade do produto de modo a diferenciar a sua oferta.

 

Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto?

A dimensão do projecto e a selecção dos parceiros mais adequados para cada investimento.

Uma grande parcela do projecto era composto por equipamentos CNC, centros de maquinação, centros torneamento, que dada a complexidade do n/ processo produtivo e tendo como objecto fulcral a integração máxima de operações, torna a escolha do equipamento ideal uma tarefa muito difícil e arriscada. Ainda para mais, dado as grandes evoluções tecnológicas dos últimos anos, torna-se extremamente difícil aquando da candidatura a um projecto, desta dimensão e com esta duração, a escolha de uma determinada tecnologia sabendo que durante a realização do projecto as escolhas feitas anteriormente poderão estar “obsoletas”.

Ainda assim, muito contribui a nossa vasta experiência e conhecimento do processo, para uma tomada de decisão mais acertada. A selecção do parceiro também constitui um aspecto importante, pois pode representar uma rápida e bem-sucedida instalação e arranque da máquina, ou meses de atraso e sucessivos falsos arranques.

Depois do arranque e formação, é fundamental que o parceiro, tenha uma boa e próxima equipa técnica, que garanta uma assistência técnica rápida e eficaz. A empresa trabalha a 24 horas e com prazos muitos curtos, pelo que qualquer paragem mais prolongada significa enormes constrangimentos e prejuízos.

   
De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?

A empresa teve ganhos de produtividade muito significativos, relativamente ao ano pré-projecto 2014 e comparativamente a outubro de 2019, aumentámos 26,9% o nº de moldes produzidos. Acrescer a estes ganhos, é de sublinhar também a melhoria na qualidade final dos moldes.

   
De que modo é que a formação dos recursos humanos contribuiu para alcançar os objetivos definidos neste projeto?

Os colaboradores foram uma peça chave em todo processo, seja pela boa adaptação aos novos equipamentos, seja pelo contributo de melhorias ao processo.

A formação administrada de “Boas Práticas de Medição” aplicada às particularidades da empresa, acelerou a adaptação e promoveu novos standards de qualidade.

De realçar, a excelente colaboração de todos na implementação de metodologias LEAN, SMED e 5’S, sem prejudicar o normal funcionamento da empresa. Estas novas metodologias implementadas, trouxeram uma melhoria na organização dos postos de trabalho bem como de todo o fluxo produtivo permitindo a redução/eliminação de tempos improdutivos.

   
Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da Vossa empresa? A empresa insere-se num sector muito competitivo internacionalmente, com forte concorrência dos países do Leste e asiáticos. Esta concorrência é feita essencialmente com suporte em preços muitos baixos, e que entendemos só conseguir contrapor com muito boa qualidade e preços muito competitivos, não têm que ser os mais baixos, mas a melhor escolha “value for money” percepcionado pelo cliente. O Compete 2020 apoiou-nos financeiramente neste esforço financeiro, permitindo-nos posicionar como um dos maiores e mais reconhecidos fabricantes de moldes para embalagens de vidro da Europa.

 

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 3,1 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,2 milhões de euros.

 

20/11/2019 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa