EduPARK: Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências - um projeto inovador de I&D

A equipa do projeto EduPARK desenvolveu uma aplicação móvel que está disponível de forma gratuita na Google Play Store, para que todos possam aprender de forma autêntica e divertida. Esta app permite aceder a conteúdos em realidade aumentada no modo livre (disponível também em inglês) e no modo de jogo com conteúdos interdisciplinares específicos para o Ensino (desde o Básico ao Superior). A app inclui também um jogo dirigido ao público em geral, disponível em Português e em Inglês, com interesse para o turismo.

O EduPARK promove articulação entre a investigação, práticas de ensino e formação inicial e contínua de professores, constituindo-se como um quadro teórico e prático muito útil na Educação e Formação de jovens e professores, com impacto não só nas escolas, mas também na comunidade em geral e também no setor do turismo.

O projeto ganha cada vez mais visibilidade perante a comunidade. A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) reconhece formalmente o EduPARK como um ponto de interesse da cidade, estando o projeto assinalado nos painéis localizados ao longo do Parque, em flyers e na própria página web da autarquia.

A equipa tem organizado várias atividades envolvendo escolas em contexto formal de aprendizagem, em tempo de aulas em que os alunos são acompanhados pelo próprio professor; ou em contexto não formal, em período de férias escolares, onde divertir e aprender andam de mãos dadas; e ainda em contexto informal, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida para a comunidade em geral e para os turistas da cidade. A atividade EduPARK tem tido muita afluência de turmas, com procura por parte dos professores e outras promovidas pela CMA, ou pela Fábrica Centro de Ciência Viva.

Até ao momento, já foram dinamizadas pelo projeto 58 atividades com alunos e professores, envolvendo 105 estudantes do Ensino Superior, 1152 alunos do Ensino Básico e Secundário, acompanhados por 134 professores que experienciaram a atividade EduPARK, tendo manifestado uma opinião muito positiva, não só a nível do seu valor educativo, como da usabilidade da aplicação.

Foram já feitas 9 atividades destinadas ao público em geral, como por exemplo a inauguração da app do EduPARK, Noite dos Investigadores, Encontro Ciência, Xperimenta, entre outros, englobando cerca de 350 pessoas.

O EduPARK tem mostrado excelentes resultados provenientes de uma articulação entre a formação inicial e a investigação. Por exemplo, o projeto acolheu uma aluna de licenciatura da Universidade de São Paulo durante 6 meses no âmbito de um estágio do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional - Modalidade Empreendedorismo (Brasil).

Relativamente à formação inicial de professores, o projeto envolveu alunos da Licenciatura em Educação Básica, no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada. Foram defendidas e concluídas 6 dissertações de mestrado desenvolvidas no âmbito do projeto (5 na área do ensino da Etnomatemática e do Estudo do Meio em ambientes outdoor de aprendizagem, com recurso à aplicação EduPARK e 1 na área de Informática). Para além destas já defendidas, encontram-se em desenvolvimento mais 3, que deverão terminar ainda durante o presente ano letivo.

No Ensino Superior, e na lógica da promoção de metodologias que integram a investigação no processo de ensino e aprendizagem, o EduPARK abraçou a unidade curricular da Licenciatura em Educação Básica, Ciências Integradas da Natureza II, com uma componente mobile learning outdoor no contexto do tema “Biodiversidade e preservação” com 20% de peso na avaliação. Já são duas edições consecutivas em que foram envolvidos 105 estudantes.

Em termos de formação contínua de professores, a equipa EduPARK dinamizou já 8 ações de formação acreditadas nas quais participaram 151 professores-formandos. Estas ações decorreram em contexto de sala e também em contexto outdoor, no Parque Infante D. Pedro, onde os professores participantes tiveram a oportunidade de explorar a app EduPARK, com jogos específicos para o nível de ensino que lecionam. Nesta formação, os professores foram incentivados a produzir recursos educativos e questões contextualizadas numa lógica de game-based mobile learning.

O projeto EduPARK envolve 15 investigadores da UA de três Departamentos: o de Educação e Psicologia, o de Biologia e o de Eletrónica, Telecomunicações e Informática. No âmbito do projeto foram apoiados: um Bolseiro Cientista Convidado do projeto, durante 32 meses; um Bolseiro Mestre durante 32 meses; um Bolseiro Mestre durante 15 meses; um Bolseiro de Investigação durante 9 meses e outro Bolseiro de Investigação durante 8 meses.

São vários os grupos da comunidade que têm beneficiado com os produtos e ofertas do projeto; a saber: futuros professores (formação inicial) e professores em exercício (em formação contínua e ainda os que acompanham os alunos nas atividades); alunos em contextos educativos formais e não formais; e a comunidade em geral que engloba os cidadãos locais e os turistas portugueses e estrangeiros.

Por último, o EduPARK foi selecionado pela Universidade de Aveiro para concorrer ao European Consorctium of Innovative Universaties Team Award for Innovation in Teaching and Learning, tendo o projeto ganho o 1º prémio.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Cientifica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de 199 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 169 mil euros.

16/04/2019 , Por Miguel Freitas
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