Internacionalizar um território, com marca turística própria - Montanhas Mágicas®

Localizadas no centro/norte de Portugal continental, entre os rios Douro e Vouga, as Montanhas Mágicas encontram-se numa posição de transição entre o litoral e o interior do país. Com 1.688,6km2 de área geográfica (cerca de 2 vezes o arquipélago da Madeira) este território acolhe cerca de 127.000 habitantes. As Montanhas Mágicas® abrangem as serras da Freita, Arada e Arestal, pertencentes ao maciço da Gralheira, e a serra do Montemuro, inserida no maciço com o mesmo nome.

O projeto Montanhas Mágicas teve como principal objetivo internacionalizar um território, com marca turística própria - Montanhas Mágicas® - bem como as empresas que nele atuam, direta ou indiretamente ligadas ao setor turístico, sendo que o principal produto turístico deste território é o Turismo de Natureza, nas vertentes do turismo ativo, geoturismo e ecoturismo, com uma importante componente de turismo científico, sobretudo no caso do geoturismo e do ecoturismo. A oferta de turismo de natureza nas Montanhas Mágicas é complementada pela oferta associada ao turismo cultural e paisagístico, ao turismo de saúde e bem-estar e à gastronomia e vinhos. A promoção do Turismo de Natureza como principal produto turístico do território está refletida em todos as ações promocionais que foram realizadas, nomeadamente nas publicações e no website da Rota da Água e da Pedra, nas temáticas abordadas no plenário e workshops da Conferência EUROPARC 2017, bem como nas respetivas visitas de campo; nas publicações nas redes sociais, entre outros.

Um bom exemplo da promoção das atividades turísticas do território foi a organização da Conferência EUROPARC 2017, durante a qual os mais de 300 participantes, maioritariamente estrangeiros, tiveram oportunidade de participar em 14 visitas de campo, todas com temáticas diferentes, e em diversos eventos que deram a conhecer a sua cultura, usos, costumes e tradições, bem como a qualidade da oferta de serviços associados ao turismo: restauração, transportes, animação turística, alojamento, entre outros.

Por outro lado, a dinâmica que se gerou no território em virtude das ações de promoção realizadas através deste projeto, contribuíram para o surgimento de novas iniciativas privadas e públicas que se concretizarão em novas unidades de alojamento, restauração, eventos, atividades de animação turística, entre outros.

O projeto permitiu melhorar a estratégia de marketing digital da marca Montanhas Mágicas®, em várias vertentes, através da implementação de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) com vista a melhorar o posicionamento do website das Montanhas Mágicas® nos resultados orgânicos do Google e de outros motores de busca. O SEO permitiu melhorias ao nível do layout e usabilidade, passando pela criação de URL’s mais amigáveis, criação de keywords para os conteúdos, entre outros. Foi, também, desenvolvida uma ferramenta de Email Marketing (Newsletter).

Relativamente à dinamização do website e das redes sociais foi melhorada a interligação entre o website e as diferentes redes sociais onde as Montanhas Mágicas® estão presentes, entre as quais Facebook, Twitter, Instagram, Google+ e Youtube. Publicaram-se (e continuam a publicar-se) conteúdos com bastante regularidade nas redes sociais e em vários idiomas, de modo a impulsionar a marca, através dos social media à escala internacional. Com esta dinamização foi possível aumentar a proximidade com os visitantes/utilizadores, através da publicação de conteúdos de qualidade, da rápida interação nas respostas a mensagens, comentários, emails e no impulsionamento na rede que essa afluência de utilizadores gerou.

As Montanhas Mágicas®, desde 2013, são um território certificado pela Federação Europarc como destino turístico sustentável, no âmbito da Carta Europeia de Turismo Sustentável em áreas protegidas. Esta certificação territorial com base em princípios de sustentabilidade ambiental, económica, cultural e social, está na base do reconhecimento deste território como destino turístico sustentável. Através do projeto Internacionalização da Marca Montanhas Mágicas foi possível realizar o estudo de avaliação para a Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável. O turismo sustentável é entendido, pela Organização Mundial do Turismo, como aquele que satisfaz as necessidades dos turistas, das regiões recetoras ao mesmo tempo que protege e potencia novas oportunidades para o futuro.

O filme “Segredos das Montanhas Mágicas", realizado no âmbito do projeto Montanhas Mágicas, da autoria do realizador Pedro Luís, da Slideshow, Lda, foi eleito, em 2018, o melhor filme na categoria de "Turismo Rural e de Natureza", no âmbito do ART & TUR - International Tourism Film Festival.

16/04/2019 , Por Miguel Freitas
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