COMPETE 2020 já financiou em 600 milhões de euros projetos de I&D empresarial

O investimento em I&I ( Investigação Inovação) é um indicador fundamental da capacidade para construir uma economia baseada no conhecimento e na inovação, o que justifica o comprometimento crescente de muitos países, incluindo a generalidade dos Estados Membros da UE, com políticas públicas de estímulo ao investimento empresarial em I&I. Um investimento regular e elevado em I&I pelo setor empresarial, particularmente em atividades de média-alta e alta tecnologia, é tido como fundamental para gerar e manter um fluxo regular de inovação na atividade económica capaz de sustentar a competitividade de uma economia .
 
Esse comprometimento é evidente nas políticas públicas de um crescente número de países que definem objetivos concretos para a intensidade de I&I empresarial e consideram esses objetivos como referências fundamentais na construção dos seus planos de desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação de médio e longo prazo. É um fenómeno à escala mundial que não se restringe aos países tecnologicamente mais avançados e/ou que mais investem em I&I. 
 
A inovação ocorre dentro de um ecossistema de múltiplas variáveis e qualquer variável ausente neste ecossistema pode impedir que novas ideias sejam geradas ou evoluir para produtos comerciais viáveis.
 
As empresas portuguesas investiram 1.4 mil milhões  de euros em investigação e desenvolvimento (I&D) em 2018 (DGEEC/MEd - MCTES, PORDATA) , correspondendo a  0,7% do PIB nacional. Os dados publicados pela Pordata mostram que em 2018, o investimento das empresas em I&D representou 51% do total do investimento em I&D.
 
 
De acordo com os dados do Relatório Anual das PME, da responsabilidade da Comissão Europeia, a  proporção de PME inovadoras aumentou em países como a Áustria, Bélgica, Croácia, Estónia, Grécia, França, Hungria, Lituânia, Letónia, Portugal e Reino Unido e que a parcela de pequenas e médias empresas portuguesas envolvidas em processos de inovação, sejam eles ao nível do produto, do serviço ou em termos meramente organizativos, é de 66,4%, o valor mais elevado da Europa.
 
O COMPETE 2020 dispõe dos instrumentos necessários para alavancar o investimento empresarial em I&I, nomeadamente através dos sistemas de incentivos diretos às empresas e promovendo o trabalho conjunto com os Centros de conhecimento, porquanto se o investimento das empresas em actividades de I&D tem aumentado em Portugal na última década, ainda se  verifica uma insuficiente articulação entre as empresas e as restantes entidades do Sistema de I&I ( não empresariais), dificultando a transferência tecnológica com efeitos favoráveis na cadeia de valor gerado para a economia, fator acentuado pela prevalência de uma reduzida cultura de cooperação interempresarial, sobretudo no domínio internacional, determinante para a valorização económica da I&I.
 
O COMPETE 2020 aprovou um total de 824 projetos de I&D (dados reportados a 20.12.2019), num total de 962 milhões de euros de investimento elegível , correspondendo a 583 milhões de euros de incentivo (FEDER). 
 
Nesta edição da Newsletter vamos apresentar-lhe 4 projetos de empresas que lhe apresentam soluções diferenciadores porque a amplitude do conhecimento é ilimitada:
 
Arroz-BIG: Jorge Oliveira, Administrador com o pelouro da Inovação na Ernesto Morgado deu uma entrevista ao COMPETE 2020 onde explicou o âmbito e os resultados promissores já alcançados no âmbito deste projeto de I&D que visa um abaixamento significativo do índice de glicémia de arroz, não descurando o sabor, contribuindo assim para o combate à obesidade e diabetes.
 
iP Vest - soluções inovadoras para vestuário técnico e funcional de proteção multirrisco inteligente : o projeto recorre a novos materiais têxteis com performances avançadas e a novos sistemas de sensores integrados, permitindo aumentar a proteção, prevenção e reduzir a incidência de problemas de saúde e de proteção do utilizador. Mafalda Mota Pinto, CEO da Scorecode Têxteis realça que com o apoio recebido “prevê-se uma consolidação da empresa na sua estratégia, garantindo também vantagens competitivas.”
 
AlfaGreen - All For A green future: otimização do biocombustível avançado, não apenas pela melhoria do seu valor calorífico, mas também pela extração de produtos químicos de valor agregado da origem biológica. Os produtos obtidos representam uma alternativa sustentável aos componentes de origem petrolífera utilizados em colas, espumas, impermeabilizações e aditivos.
 
Escola 2020 Colearning Teams : O Projeto ESCOLA 2020 assenta no desenvolvimento de soluções de mobiliário/equipamento escolar que integram métodos pedagógicos, tecnologias inovadoras e organização do espaço físico, fomentando formas particulares de interação e de aprendizagem colaborativa numa lógica facilitadora da transição da sala de aula para o mercado de trabalho e tornar comum o uso recorrente das novas tecnologias. Um projeto de fusão cada vez maior en tre mobiliário e a tecnologia.

20/12/2019 , Por COMPETE 2020