Este Natal partilhe connosco … e apoie a produção nacional

O Natal é tempo de partilha, de família. O COMPETE 2020 deseja a todos os que colaboram connosco para tornar mais competitivo o nosso país um Feliz Natal e um Bom Ano de 2017.

E como é tempo de convívio e de partilha é importante pensarmos o que cada um de nós pode fazer para que as empresas portuguesas possam tornar-se mais competitivas: por vezes basta consumir o que é nacional.

Assim associamo-nos à Campanha de Natal “Portugal Sou Eu”, desafiando cada um de nós a colocar a sua fotografia no mural, participando num movimento que se pretende que seja de todos e para todos os portugueses.

Ao “dar a cara pelo nosso País”, os visitantes podem personalizar, com as fotografias cedidas para o mural, e imprimir o seu próprio papel de embrulho sempre que precisarem.

De recordar que a Campanha de Natal, que tem como objetivo convocar todos os portugueses a consumirem produtos nacionais, nomeadamente, os que estão identificados com o Selo “Portugal Sou Eu”, escolheu o mote “No Natal, surpreendo com o que é nosso. Acreditar em Portugal começa comigo " e está presente na televisão, imprensa, rádio,bus banners, caixas multibanco e meios digitais.

O projeto Portugal Sou Eu, que está na 2ª edição, visa a dinamização e valorização da oferta nacional com assinalável incorporação de valor acrescentado e a promoção do consumo informado por parte dos consumidores, através de uma marca ativa e identitária da produção nacional. É financiado pelo FEDER através do COMPETE 2020 no montante de 4 milhões de euros.

Aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2011 as ações da iniciativa "Portugal Sou Eu" são executadas em parceria do Estado com as entidades da sociedade civil.

Numa perspectiva de optimização de recursos e valorização da complementaridade de valências, bem como à preocupação do envolvimento da sociedade civil, entendeu-se propor o desenvolvimento desta iniciativa em co-promoção, associando a AEP - Associação Empresarial de Portugal - Câmara de Comércio e Indústria (que lidera), a Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), o Instituto de Apoio às PMEe à Inovação, IP (IAPMEI) e a Confederação de Agricultores de Portugal (CAP).

 

Para esta edição da Newsletter escolhemos alguns projetos de produtos nacionais que nos lembram os bons momentos de convívio da quadra:

 

O projeto Port and Douro Wines, a Taste of Origin é composto por ações conjuntas de internacionalização, direcionadas a um conjunto homogéneo de empresas produtoras de Vinhos do Porto e/ou Vinhos do Douro. Promovido pela Associação das Empresas de Vinho do Porto dá preferência com este projeto a mercados de elevado potencial de crescimento e capitaliza sinergias entre o vinho do Porto e os vinhos DOP Douro.

 

A Maçarico pretende reforçar a sua atividade nos mercados externos quer seja através do aumento de quota de mercado nos países em que já está presente, quer através do aumento no número de países para onde exporta.

De forma a cumprir este desiderato a empresa delineou um projeto materializado num plano de investimentos que contempla a realização de missões de prospeção, a presença em feiras de referência no setor que opera, um reforço da presença on-line e em redes internacionais, o lançamento de novos produtos e a certificação de marcas e produtos para entrada em mercados específicos.

A Maçarico é líder destacada de conservas alimentares em Portugal, marcando presença em todas as cadeias de distribuição. A nível internacional exporta para todos os continentes, posicionando-se como uma das maiores unidades industriais de azeitona.

 

A Prisca – Alimentação SA transforma carnes em enchidos e fruta em compotas, seguindo as típicas receitas da Beira Alta. Fabrica, também, as sardinhas as doces e um doce conventual típico de Trancoso.

A marca Casa de Prisca, sob a qual a empresa comercializa muitos dos seus produtos, é hoje reconhecida ao nível nacional e internacional a vários níveis, em produtos que vão da charcutaria (como por exemplo, as alheiras, chouriças, presunto, etc.) aos doces, aos chutneys, os molhos e condimentos.

O presente projeto visa dotar a empresa de todos os meios necessários à promoção e divulgação junto dos mercados internacionais que a empresa selecionou como estratégicos e emergentes. A estratégia é apostar nos mercados definidos como preferenciais para os produtos nacionais (Noruega, Itália, Roménia, Canadá e Colômbia) e reforçar a presença nos mercados atuais : Alemanha, Espanha, EUA, Inglaterra, França, Angola, Macau, Polónia, Luxemburgo, Singapura, Holanda, China e Brasil.

19/12/2016 , Por Paula Ascenção
COMPETE 2020