(Link4S)ustainability: Um sistema de conectividade de nova geração

Testemunho de Marco Granja, Senior Manager na NOS e responsável pelo projeto (Link4S)ustainability:

“O apoio do COMPETE foi crítico para dar vida a esta iniciativa que cruza competências da indústria e academia em torno de uma nova geração de dispositivos e aplicações suportadas em IoT/5G Ready orientadas para a sustentabilidade. O projeto cruza várias competências e áreas técnico-científicas, assim como compreende uma integração vertical da cadeia de valor, desde os devices ,às plataformas de conectividade, até às aplicações de suporte, o que justifica um consórcio tão alargado para levar a cabo as várias componentes interdependentes de um só ecossistema”.

Enquadramento

Para a Comissão Europeia, as alterações climáticas, a descarbonização, a utilização eficiente dos recursos e o desenvolvimento sustentável são os principais impulsionadores para alcançar uma visão de longo prazo para uma economia europeia próspera, moderna, competitiva e neutra em termos de clima até 2050. O objetivo desta estratégia de longo prazo é confirmar o compromisso da Europa de liderar a ação climática global e perseguir o objetivo de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050 por meio de uma transição socialmente justa e econômica. A União Europeia (UE) tem intenções claras e renovadas de continuar a apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias para combater as alterações climáticas e manter uma política de desenvolvimento sustentável a longo prazo.

Novas infraestruturas de alto desempenho nos setores de transporte, energia e digital são essenciais para desenvolver ambientes bem conectados e integrados. A digitalização, a automação e as fontes alternativas de energia estão a desafiar os negócios tradicionais e os modos de vida, criando novas oportunidades baseadas na eficiência de recursos e na economia colaborativa e circular. Assim, o roteiro europeu para a sustentabilidade urbana está cada vez mais ligado ao desenvolvimento de plataformas inteligentes, conectadas e integradas que protegem, capacitam e permitem a conectividade entre players, objetos e dispositivos.

O desenvolvimento das áreas urbanas e a eficiência dos recursos urbanos são cruciais para o futuro desenvolvimento sustentável (económico, ambiental e social) da UE e dos seus cidadãos, no sentido da promoção de sistemas mais sustentáveis.

Alguns dos principais desafios derivados da urbanização são a situação de gestão de resíduos, poluição do ar, congestionamento de tráfego, efeitos adversos à saúde humana, escassez de recursos e envelhecimento da infraestrutura.

As cidades do mundo moderno estão cada vez mais a desenvolver, utilizar recursos naturais e construir redes inteligentes inovadoras, que fomentam as capacidades de sua conectividade para um caminho mais sustentável.

O Projeto

O consórcio (Link4S)ustainability, liderado pela NOS em co-promoção com a Wedo, Exatronic, REN, Portgás, Wyze, EVA, CEiiA, DTx-CoLab, INL e UMinho, visa colaborar na geração de novos conhecimentos científicos para projetar, desenvolver, construir e testar uma nova geração de edge connectivity devices e plataformas associadas (comunicação e software), visando a integração de redes de objetos no contexto dos ecossistemas de mobilidade e energia. O projeto também fomentará e validará modelos de negócios inovadores, visando soluções digitais sustentadas para melhorar a qualidade de vida nas cidades e reduzir o impacto ambiental. Os objetivos científicos do projeto são:

- Desenvolver, demonstrar e validar um sistema de conectividade de nova geração com alto grau de customização para diferentes business cases, construído sobre uma estrutura integrada de sistemas ciberfísicos;

- Conceber, desenvolver e testar uma plataforma de system-in-package personalizável, integrando sensores e um processador personalizado num único pacote inteligente, fornecendo a camada de abstração física de baixo nível para a nova geração de dispositivos para CPS;

- Desenvolver um novo Smart Embedded Connected Device e plataformas de software responsáveis pela infraestrutura de rede de comunicação (compatível com NB-IoT 5G), visando a ubiquidade da conectividade;

- Implementar diferentes Casos de Uso horizontais para validar e demonstrar as tecnologias e soluções em dois setores utilizadores diferentes, a saber Mobilidade e Energia.

Espera-se que o LINK4S tenha um elevado impacto nas empresas envolvidas, com a criação de produtos transacionáveis e impactos multissetoriais e regionais significativos. Além disso, o projeto contribuirá também para posicionar Portugal nos contextos europeu e global como uma localização privilegiada para desenvolver e demonstrar novas soluções digitais.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto, promovido por um consórcio liderado pela NOS Comunicações, em co-promoção com o CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento, WeDo Consulting, International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL), Exatronic, Universidade do Minho, Laboratório Colaborativo em Transformação Digital (DTx), Rede Elétrica Nacional (REN), REN Portgás Distribuição, NOS Technology, WyzeOps, Electric Visionary Aircrafts, conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Programas Mobilizadores), envolvendo um investimento elegível de 7,6 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 4,7 milhões de euros.

14/09/2022 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa