Leia a entrevista com Elisabete Rita sobre o projeto Aveiro Digital Export

Entrevistamos Elisabete Rita, Vice-Presidente Executiva da AIDA CCI, que nos falou das principais mais valias da Plataforma de Gestão das PME desenvolvida no âmbito do projeto ADE - Aveiro Digital Export e da forma como esta plataforma pode ajudar as empresas face aos novos desafios no acesso a mercados internacionais resultantes da pandemia do COVID-19.

O projeto ADE - Aveiro Digital Export

O projeto ADE - Aveiro Digital Export, promovido pela AIDA e apoiado pelo COMPETE 2020, visa capacitar as PME para a identificação de oportunidades de acesso a novos mercados via canais digitais, o desenvolvimento de processos colaborativos de internacionalização e o desenvolvimento de iniciativas de prospeção conjunta. Pretende-se, assim, apostar no aumento das capacidades de organização e gestão das PME do Distrito de Aveiro, através do desenvolvimento da Plataforma de Gestão das PME e da realização de ações que incentivem o uso de canais digitais e que potenciem o desenvolvimento e o reforço de estratégias coletivas de internacionalização.

Elisabete Rita - Vice-Presidente Executiva da AIDA

Quais são os principais desafios com que se estão a deparar no desenvolvimento da Plataforma de Gestão das PME?

O Aveiro Digital Export procura potenciar nas empresas o uso de canais digitais enquanto ferramentas adicionais para a internacionalização, fomentando desta forma a sua inclusão em canais de exportação e participação em cadeias de valor internacionais. Atendendo à actual pandemia o envolvimento das empresas carece de uma abordagem diferente devido à alteração de prioridades na gestão diária das empresas, razão pela qual a própria definição da plataforma se encontra a ser reajustada, pelo que consideramos que este é o principal desafio com que nos deparamos.

Quais as mais valias esperadas da Plataforma de Gestão das PME?

Num mundo cada vez mais polarizado e competitivo em que as variáveis exógenas alcançaram uma importância ímpar na actividade das empresas, o disponibilizar de uma plataforma que agrega de forma simples e intuitiva o máximo de informação é essencial para as PME que se pretendem internacionalizar pela via da digitalização.

Ao agregar a informação relevante para estes processos de crescimento externo, a plataforma permite às PME pouparem tempo e recursos na hora de pesquisar e assim agilizam os seus planos de internacionalização.

A plataforma garante o acesso a um arquivo de informação em constante actualização sobre os mercados alvo do projecto (Coreia do Sul, Japão, Canadá, Turquia e Singapura), o acesso a estudos de boas práticas de exportação em canais digitais, um action guide para a exportação digital, case studies do perfil digital de mercados estrangeiros o que possibilitará às PME portuguesas afinar, com maior rigor, as suas estratégias e posicionamento nos diferentes canais digitais para cada mercado.

Pretende-se, igualmente, sensibilizar e preparar as PME para a aposta na via digital como ferramenta essencial para alcançar mercados longínquos, em que a definição de uma estratégia glocal é fundamental para se diferenciar da concorrência e gerar negócios.

A mais valia da plataforma além de capacitar as empresas com informação agregada e actualizada, que lhes permitirá complementar os seus processos de exportação pela via da digitalização, vem dar resposta à crescente procura, por parte das empresas, de conhecimento sobre mercados e formas de actuação. Desta forma apoiamos as PME na gestão diária das suas empresas pois permitirá uma poupança de tempo e por inerência de custos, aliado à nova realidade que se prende com o condicionamento das deslocações devido à pandemia.

Disponibilizar conhecimento além de informação às PME sobre o processo de internacionalização via digital é a principal mais valia da plataforma de gestão das PME, uma vez que se traduz na preparação ou melhoria de actuação das empresas nos seus canais digitais para internacionalizar e eventualmente participar em cadeias de valor internacionais.

A plataforma terá também um importante papel na vertente da captação de investimento para o distrito de Aveiro e no fomentar de novas oportunidades de negócio para o tecido empresarial instalado pois integra um Guia de apoio ao investidor internacional e será amplamente difundido nos mercados alvo do projecto, onde serão realizadas visitas de prospeção.

Atendendo ao atual “estado” da economia nacional, devido à pandemia da COVID-19, a Plataforma de Gestão das PME poderá ajudar a responder aos novos desafios com que as empresas se deparam?

A plataforma ao disponibilizar conhecimento e informação às PME para que apostem ou reforcem as suas estratégias digitais tendo em vista iniciar/incrementar a internacionalização, funciona como um catalisador para a mudança e eventualmente como um player, ainda que indirecto, para o surgir de novas oportunidades de negócio e ou parcerias para as PME.

Os diferentes conteúdos disseminados na plataforma permitirão que as PME actuem de forma assertiva e de acordo com as especificidades de cada mercado, região ou eventualmente cidade alvo, minimizando assim a necessidade de deslocação a esses destinos.

Qual a relevância do apoio do COMPETE 2020 na concretização da vossa estratégia de apoiar as empresas na conquista de mercados internacionais?

A implementação de projectos cofinanciados pelo COMPETE2020 assumem uma importância fulcral no trabalho desenvolvido pela AIDA CCI, pois traduzem-se em instrumentos que permitem preparar e (re) qualificar as empresas em diferentes domínios essenciais para a internacionalização, independentemente do nível em que se encontram.

Tratando-se de acções colectivas além de incrementar as competências empresariais, permite estimular o diagnóstico precoce e reduzir assimetrias de informação ao nível empresarial que sem o apoio do COMPETE não seria possível. Nesse sentido assumimos o COMPETE2020 como uma entidade parceira da AIDA CCI pois possibilita promover directa e indirectamente as PME e os seus serviços nos mercados externos através das diferentes actividades e simultaneamente fomentar oportunidades de negócio.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), envolvendo um investimento elegível de 746 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 634 mil euros.

02/12/2020 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa