AM4SP: Additive Manufacturing for Smart Plastics

Conversamos com Júlio Grilo, Research and Innovation Director da Simoldes Plásticos, que nos falou do projeto Additive Manufacturing for Smart Plastics - AM4SP:

Júlio Grilo | Research and Innovation Diretor da Simoldes Plásticos

"O projeto Additive Manufacturing for Smart Plastics - AM4SP é um projeto I&DT empresas em copromoção entre a Simoldes Plásticos e a Universidade de Aveiro, inserido no âmbito da Iniciativa Clube de Fornecedores VW Autoeuropa. Iniciou a 1 de dezembro de 2020 com término previsto a 30 de junho de 2023.

Enquadramento

Os principais desafios com que a indústria automóvel se depara, atualmente, decorrem principalmente de três tendências disruptivas: a gradual autonomia dos veículos automóveis, a progressiva adesão a sistemas de mobilidade partilhada e o maior grau de conetividade, potenciado pela intensificação das tecnologias digitais. De um modo geral, a mobilidade partilhada e a condução autónoma constituem os principais drivers que modelarão o futuro da indústria automóvel, pertencendo à conetividade o papel de impulsionar e facilitar esta evolução.

É, neste contexto, que têm surgido nesta indústria novos players tecnológicos, associados à digitalização, sensorização, conectividade e Inteligência artificial, que têm apostado fortemente na conceção de soluções automóveis altamente avançadas e disruptivas, no sentido de dar resposta às necessidades da indústria automóvel que são cada vez mais sofisticadas e mais exigentes, impondo critérios de qualidade, fiabilidade, eficiência, produtividade, resistência, design, customização e personalização muito elevados aos seus fornecedores.

Assim sendo, um dos principais eixos de inovação e diferenciação dos players da indústria automóvel está centrado no desenvolvimento de produtos e componentes de segurança, sensorização e conetividade com claro enquadramento no novo conceito automóvel, cada vez mais focado no utilizador; a ilustrar isso mesmo, veja-se o crescente interesse dos Original Equipment Manufacturers (OEMs) nos conceitos de User eXperience (UX) e Interface Homem-Máquina (HMI – Human Machine Interface). O conceito automóvel está a deixar de ser encarado como uma “coleção” de sistemas mecânicos e hidráulicos para passar a ser considerado uma máquina altamente sofisticada controlada predominantemente por sistemas eletrónicos e softwares (“the car continues its transition from a hardware-driven machine to a software-driven electronics device”, de acordo com o estudo Rethinking Car Software and Electronics Architecture da McKinsey and Company de Fevereiro de 2018).

Objetivos

O AM4SP pretende planear, desenvolver, demonstrar e validar um conjunto de soluções inovadoras conducentes à obtenção de um painel de porta inteligente e com capacidade para responder às novas exigências da indústria automóvel, por recurso, do ponto de vista tecnológico, à Manufatura Aditiva (MA), e às capacidades de sensorização e atuação (HMI - Human Machine Interface) com recurso à eletrónica impressa e embutida e às potencialidades associadas à experiência do utilizador a bordo (UX – User eXperience).

Pretende-se que as soluções a desenvolver apresentem a impressão da parte plástica e da parte elétrica de forma sequencial, refletindo-se num produto customizável, com baixos níveis de stock e reduzidos tempos de produção. O atual estado de desenvolvimento das tecnologias de manufatura aditiva possibilitará a oportunidade de introduzir peças personalizadas a cada utilizador, sendo possível este interagir com um produto único e especial.

Nesse sentido encontram-se em aquisição equipamentos de manufatura aditiva considerados essenciais para a boa execução do projeto, sendo que o equipamento de Fused Deposition Modelling (FDM) da Minifactory já se encontra na Simoldes Plásticos, tendo realizado as primeiras impressões de peças plásticas.

 

Figura 1. Equipamento de Fused Deposition Modelling (FDM) da Minifactory, à esquerda; peça impressa, à direita.

 

   

Figura 2. Impressão de sensores capacitivos por robocasting, à esquerda; sensor capacitivo impresso, à direita.

Impacto

Com o presente projeto, o promotor-líder e único promotor empresarial do consórcio, a Simoldes Plásticos, dá mais um importante passo na sua trajetória de I&D e inovação e, consequentemente, no reforço do seu posicionamento distintivo no mercado. O AM4SP vem dotar a Simoldes Plásticos de um conjunto de soluções inovadoras, a integrar num painel de porta absolutamente novo a nível mundial, que será apresentado a relevantes OEM da indústria automóvel, reforçando o capital de confiança que a empresa suscita e estimulando o seu negócio.

Assim, na ótica da Simoldes Plásticos, o AM4SP capacitará ainda mais em termos de expertise nas áreas de eletrónica, sensorização e manufatura aditiva. Esta capacitação posicionará a empresa como first-mover, antecipando tendências e aumentando o seu poder negocial no seio da cadeia de valor automóvel, com os OEM a dirigirem-se cada vez mais à Simoldes Plásticos para acesso a soluções fortemente inovadoras e que se enquadram no conceito e no desafio da mobilidade do futuro.

Apoio COMPETE 2020

O desenvolvimento de soluções que possibilitem uma resposta mais eficaz e eficiente ao novo conceito de personalização de interiores do automóvel enfrenta desafios concetuais e tecnológicos substanciais. A solução para tais desafios envolve uma aposta consistente em I&D sendo o apoio do COMPETE essencial para atingir os objetivos propostos."

O projeto AM4SP é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de dois milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,3 milhões de euros.

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07/07/2021 , Por Miguel Freitas
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