FutPON: redes óticas passivas de próxima geração

Síntese do Projeto

O projeto FutPON, uma parceria entre a Altice Labs e o Instituto de Telecomunicações, visa desenvolver as redes óticas passivas (PON) de próxima geração, criando soluções completas, inovadoras a nível mundial, com vista ao mercado global, onde existem diferentes tecnologias PON. Com uma clara orientação global e inovadora, o projeto pretende arrastar a atividade empresarial local de modo a reforçar uma rede regional na área das TICE que sustente a criação de um verdadeiro cluster TICE de referência mundial na região Centro. O projeto pretende aproveitar as oportunidades de uma sociedade da informação e comunicação com crescentes exigências ao nível da banda larga e TICE, com decisões e comunicações globais cada vez mais rápidas.

Cláudio Rodrigues - Responsável pelo FutPON

Entrevistamos Cláudio Rodrigues da Altice Labs e Responsável do FutPON, que nos falou deste projeto, cofinanciado pelo COMPETE 2020

O que considera ser o elemento diferenciador no projeto FutPON?

O principal objetivo do projeto era a criação de soluções completas para redes óticas passivas. Tendo em mente este objetivo foram desenvolvidos diferentes tipos de terminais de fibra ótica e respetivos componentes óticos baseados em fotónica integrada assim como um elemento agregador dos mesmos, OLT (Optical Line Terminal), que permite o suporte de diferentes tipos de tecnologia, nomeadamente PtP WDM-PON (NG-PON2), 10GEPON e coexistência com redes legadas, nomeadamente GPON e XGPON.

Sendo o OLT o elemento agregador de todas as tecnologias suportadas no projeto, o mesmo assume claramente um papel diferenciador.  

Quais foram os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto?

Os principais desafios com que as equipas se depararam foram os elevados débitos que as novas tecnologias de rede requeriam. O desenho das diferentes soluções em microeletrónica de elevada velocidade, o design de circuitos fotónicos integrados capazes de funcionarem em diferentes bandas óticas e a elevada complexidade dos FPGAs foram claramente os principais desafios.

De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar?

O OLT1T1 desenvolvido no projeto é sem duvida um elemento de sucesso estando o mesmo presente em diversas geografias, Portugal, França, Israel, Estados Unidos da América, India, Inglaterra, e em diferentes operadores de telecomunicações.

 

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 2,4 milhões de euros o que resultou num incentivo de cerca de 1,4 milhões de euros.

Links

Reportagem do programa Imagens de Marca acerca do FutPON

Altice Labs: Website

Instituto de Telecomunicações: Website

21/01/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa