ICHT - Turismo de Património Cultural Inclusivo

Enquadramento

O turismo é um dos motores mais importantes da economia portuguesa. A ambição da estratégia nacional para o setor do Turismo é liderar o turismo do futuro envolvendo todos os stakeholders na afirmação internacional de Portugal como um destino para visitar, investir, viver e estudar. Este propósito central da nossa estratégia nacional de crescimento exige um país inclusivo, aberto e tecnológico que se posicione como um polo especializado para o turismo.

Pessoas com deficiência enfrentam inúmeros obstáculos no que diz respeito à prática de atividades de turismo e o uso de infraestruturas e serviços. O turismo é agora considerado um bem social de primeira necessidade que vem pressionando para o setor ser mais inclusivo. Existem também interesses no turismo inclusivo, um nicho de mercado inexplorado que pode compensar a esperada queda na taxa de crescimento do turismo em comparação com anos recentes.

O Projeto

O projecto ICHT - Turismo de Património Cultural Inclusivo - preconiza a integração de novas interfaces de alta tecnologia para utilizadores em linguagem gestual em destinos turísticos e estimula os operadores locais a aprenderem os fundamentos da comunicação em língua gestual para receber turistas surdos em Portugal. A ICHT traz resultados de I&D de classe mundial na área da tradução automática em linguagem gestual que qualificam Portugal para orientar o Turismo Inclusivo a nível mundial e tornar-se um pioneiro na liderança do Turismo do Futuro.

O ICHT visa promover a acessibilidade do patrimônio cultural para turistas surdos, incorporando novos apoios tecnológicos online para aumentar a conscientização, atrair turistas surdos, auxiliá-los durante sua visita e explorar sua experiência como um novo canal de divulgação. O ICHT está focado na criação de ferramentas digitais bilíngues e conteúdo em linguagem gestual e falada para estar disponível online, em dispositivos móveis e no local em atrações turísticas culturais por meio de canais inovadores como jogos, visão computacional, holografia e plataformas colaborativas.

O ICHT irá construir sobre o VirtualSign, um sistema de tradução automática de linguagem gestual que o ISEP tem desenvolvido e aprimorado nos últimos 10 anos em cooperação com comunidades surdas nacionais e internacionais. Com diversos prêmios conquistados e produtos disponíveis no mercado, a VirtualSign é um player mundial no desenvolvimento de soluções de tradução automática de linguagem gestual. O ICHT trará essa experiência para o setor de Turismo do Patrimônio Cultural e desenvolverá um sistema multicanal para auxiliar os turistas surdos e não surdos a tirar o máximo proveito de suas atividades turísticas.

O sistema ICHT oferecerá uma abordagem holística incluindo vários componentes de tecnologia (holografia, visão computacional, tradução automática, humanoides 3D de alta-fidelidade, dispositivos móveis, jogos), envolvendo e provocando os turistas desde o momento em que decidem nos visitar, durante sua visita e acompanhamento depois de voltarem para casa.

O caráter único do ICHT é concedido por uma nova interface de usuário bilíngue, transversal a todos os seus componentes, que permitirá aos turistas surdos e não surdos desfrutar de todos os recursos do ICHT em todo o seu potencial na língua nativa de cada um. Desfrutar do sistema ICHT será em si uma nova experiência turística dentro e ao redor da atração principal.

O sistema ICHT é um pacote composto por vários componentes que criam um ambiente holístico rico para ajudar e fascinar turistas surdos e não surdos enquanto promove nossos bens culturais. O sistema completo inclui uma aplicação no local em tecnologia de holograma, um jogo para jogar num dispositivo móvel (antes, durante e depois da visita à atração) e uma plataforma colaborativa online para atender turistas surdos e não surdos. O sistema ICHT estará disponível em cinco instalações piloto no Porto (Torre dos Clérigos e Livraria Lello), Maia (Zoo), Gaia (Caves do Vinho do Porto) e Viseu (Termas). Os pontos ganhos durante o jogo estarão disponíveis para troca em agentes locais por suas ofertas, como descontos em outras atrações ou brindes. Para promover a comunicação entre surdos e não surdos ou entre turistas surdos de diversos países o projeto irá desenvolver cursos de noções básicas de Língua Gestual Portuguesa e Sinal Internacional que estarão disponíveis através da plataforma online do promotor.

Espera-se que o ICHT gere um produto inovador para o turismo inclusivo com elevado potencial de internacionalização e que aspira a ser eleito como um projeto de interesse nacional no Turismo. O ICHT será um projeto líder no turismo inclusivo oferecendo condições únicas para receber turistas surdos em Portugal. Os parceiros da Alemanha, Suíça e Itália, países onde diáspora portuguesa é sólida e bem estabelecida, trarão a perspetiva de outras culturas, garantindo que será desenvolvido uma solução que poderá ser adotada internacionalmente.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 890 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca 599 mil euros.

Links

Medidata: Website | Facebook

ISEP: Website | Facebook | Linkedin

Politécnico de Viseu: Website | Facebook | Linkedin | Twitter

10/05/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa