NGQC IoRT - Next-Gen Quality Control IoRT System

Carlos Alcobia, Global R&D+I Manager da Controlar falou ao COMPETE 2020 sobre o projeto “NGQC IoRT - Next-Gen Quality Control IoRT System” e a importância do apoio dos fundos comunitários.

Carlos Alcobia
- Global R&D+I Manager da Controlar

“O projeto NGQC IoRT visa desenvolver um novo ecossistema IIoT/IoRT (Industrial Internet of Things/Internet of Robotic Things) aplicável de uma forma transversal e flexível ao processo de inspeção visual e controlo de qualidade em linhas de produção complexas da indústria automóvel, e ao processo de monitorização ambiental e tratamento de águas residuais. Estão a ser  investigados e desenvolvidos sistemas robóticos colaborativos (com integração de manipuladores e controladores robóticos) e mecanismos de visão artificial integrados num ecossistema de sensorização IIoT/IoRT, nomeadamente: (i) sistema robótico colaborativo de inspeção visual e controlo de qualidade em regimes dinâmicos e (ii) sistema robótico em unidade móvel e portátil para identificação e análise de não conformidades, os quais integram algoritmos de visão artificial, por forma a atingirem propriedades de versatilidade, flexibilidade e transparência na identificação de não conformidades incluindo a capacidade de auto-reprogramação/ auto-reconfiguração por meio de auto-aprendizagem inteligente. Além disso, estão a ser investigados métodos de melhoria do processo de tratamento de águas residuais por forma a que este seja mais eficiente e sustentável. Tal implica o desenvolvimento de novos sensores eletroquímicos para deteção de metais em solução, que serão integrados com outros sensores e analisadores multi-paramétricos para monitorização de qualidade da água residual. A solução proposta irá potenciar a sensorização piloto em ambiente industrial na PSA em Mangualde, dentro dos novos conceitos de Indústria 4.0.

Trata-se portanto, de um projeto que engloba um conjunto vasto de tecnologias, requerendo, de igual forma, um consórcio multidisciplinar e complementar, composto por 4 entidades, 2 empresas (Controlar - Electrónica Industrial e Sistemas, S.A. e Peugeot Citröen Automóveis Portugal, S.A.) e 2 entidades não empresariais do Sistema Nacional de I&I (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia), com know-how especializado em domínios como controlo de qualidade automóvel, sistemas de inspeção, automação, robótica, sensores, IoT aplicada ao contexto industrial e inteligência artificial na otimização de operações e processos industriais.

O projeto NGQC IoRT permitirá o fortalecimento da posição competitiva da Controlar em segmentos particulares da indústria automóvel: (i) sensorização IIoT/IoRT, (ii) sistemas de inspeção visual para medida conservatória portátil, (iii) digitalização do controlo de conformidades, incluindo sistemas robóticos colaborativos, (iv) sistemas de monitorização online de parâmetros físico-químicos, entre outros. A este nível, a Controlar visa desenvolver competências e sustentar novos produtos tecnológicos para novos segmentos, p.ex., sistemas robóticos colaborativos, sensorização IIoT/IoRT, entre outros.

A Controlar pretende ainda atingir o desenvolvimento de soluções de inspeção visual para controlo de qualidade em operações na linha de produção de construtores automóveis (OEM), com integração de manipuladores robóticos colaborativos. Apesar do forte know-how e experiência da Controlar na indústria automóvel, os seus clientes estão, essencialmente, concentrados nos fornecedores do sector automóvel (TIER 1 e TIER2). Assim, o presente projeto assume uma importância significativa na implementação da sua orientação estratégica de diversificação de clientes e de mercados, sendo esta a primeira solução que desenvolve orientada para as necessidades e desafios técnicos diretamente de um OEM na indústria automóvel.

O apoio do COMPETE 2020 ao presente projeto veio ainda permitir o desenvolvimento de atividades de I&DT adicionais, tal como a criação de sinergias entre entidades por forma a estimular a partilha de conhecimento e de experiências entre as entidades. Desta forma, este apoio permitiu alavancar a capacidade de I&DT da Controlar num mercado onde ainda não opera, com um suporte fundamental do INL e da FEUP, entidades do sistema científico – tecnológico de renome a nível nacional e até internacional.”

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto NGQC IoRT é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Copromoção, Clube Fornecedores), envolvendo um investimento elegível de 1,5 milhões de euros, que resultou num incentivo FEDER de cerca de um milhão de euros.

Links

Controlar - Website

PSA - Website

FEUP - Website

INL - Website

22/11/2022 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa