Uma solução tecnológica pioneira de apoio a pacientes e profissionais de saúde no atual contexto de combate à Covid-19

 

Raquel Pinho | Responsável pelo projeto SaMD
 
“A evolução tecnológica na área da saúde é notável, remodelando o nosso mundo nos momentos mais emocionantes e dramáticos de transformação de todos os tempos. A digitalização é uma realidade hoje e não há como evitá-la. O ecossistema da saúde está mudado, influenciado pelas recentes inovações na constante transformação digital. Big Data e Análise Avançada, Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Internet das Coisas não são ficção científica futurística, mas parte da nossa realidade.

O contexto da atual pandemia COVID-19 veio mostrar esta evolução criando a necessidade da geração de soluções mais complexas que vêm dar resposta a desafios já existentes mais com uma nova dimensão, uma dimensão global. Enquanto alguns podem considerar que este novo normal veio distanciar as pessoas, os atores da saúde estão a usar esta oportunidade para refinar modelos de negócio mais centrados no ser humano, onde é dado o poder aos pacientes de fortalecer sua posição neste ecossistema através da informação, tornando-os atores ativos nos processos de tomada de decisão da sua própria saúde e bem-estar.

É neste contexto que a Altran Portugal vem reforçar o seu investimento da área da Saúde com um conjunto de soluções focadas no paciente e na melhoria da sua qualidade de vida.”

Enquadramento

A pandemia provocada pela COVID-19 trouxe desafios muito complexos para todos os países e para entidades públicas e privadas, essencialmente a nível social, económico e de saúde pública. O recurso a tecnologia, em particular a tecnologia mobile, para monitorização do estado de saúde das populações e avaliação permanente do risco de contágio em determinadas regiões, tem vindo a ser classificado como fundamental para promover e assegurar o distanciamento social entre potenciais infetados e, desta forma, contribuir para o controlo das cadeias de transmissão da pandemia.

Um exemplo de desenvolvimento de soluções mobile no âmbito do Covid-19 consiste numa aplicação de rastreamento mobile utilizada pelo governo de Israel para monitorização e identificação de potenciais infetados.

No entanto, não existe ainda nenhuma solução que fomente o isolamento social de doentes de Covid-19 de forma segura, confortável e eficaz, garantindo a monitorização – efetiva – do seu estado de saúde de forma remota por parte dos profissionais de saúde. Isto permitiria reduzir significativamente os riscos desnecessários de contágio (de pacientes e profissionais de saúde) e agilizar todo o processo de tratamento e acompanhamento médico.

O Projeto

A Altran, part of Capgemini, propõe-se a desenvolver uma solução tecnológica pioneira para o sector da Saúde, que irá constituir um apoio fundamental para pacientes e profissionais de saúde no atual contexto de combate à Covid-19. Em termos concretos, pretende-se desenvolver uma aplicação mobile, baseada numa arquitetura modular, capaz de mediar a relação remota entre pacientes e profissionais de saúde e realizar uma monitorização constante de sintomas e da evolução do tratamento e da doença. Desta forma, será possível aumentar a segurança dos pacientes e profissionais de saúde, melhorar a experiência dos pacientes em isolamento (que serão mais acompanhados) e agilizar o processo de monitorização do estado de saúde dos pacientes. Desta forma, este mecanismo permitirá sistematizar um conjunto diversos de dados, de forma dinâmica, para análise médica.

Para o efeito, está previsto o desenvolvimento de uma arquitetura modular baseada em algoritmia avançada de data mining, inteligência artificial, processamento de linguagem natural, Gamification e Connected Devices.

Em termos de funcionalidades técnicas, pretende-se que a aplicação permita: (i) Recolha de dados sensoriais de forma autónoma, ou manual, provenientes de diferentes equipamentos e fontes de informação; (ii) Tratamento de dados e criação automática de dashboards intuitivos, com a sistematização da informação do estado de saúde do paciente (para consulta remota pelo profissional de saúde); (iii) Integração de um módulo de Chatbot que estará preparado para comunicar com o paciente de forma natural, esclarecendo dúvidas ou encaminhando para um contacto direto com o profissional de saúde; (iv) Integração do conceito de Gamification por forma a criar modelos de interação dinâmicos com os pacientes, tornando o processo de isolamento menos difícil e, ao mesmo tempo, monitorizar o processo de recuperação e o cumprimento das prescrições médicas; (v) Realização de videochamadas com o profissional médico definido; e, (vi) Subdivisão por funções (paciente, médico e cuidador).

Os resultados do presente projeto irão ser comercializados sob a forma de uma aplicação mobile inovadora que permite efetuar o acompanhamento e monitorização remota de pacientes no contexto do Covid-19, podendo ser comercializada de forma global (aplicação como um todo) ou individual (através dos módulos desenvolvidos).Esta solução será desenvolvida de forma funcional, devendo garantir a interoperabilidade com múltiplos dispositivos médicos existentes e estar de acordo com as regulamentações aplicáveis a produtos da mesma tipologia. Consequentemente, irá reduzir de forma significativa o tempo necessário à integração e disponibilização em ambiente real da solução em clientes finais (que poderão ser entidades públicas e privadas do sector de saúde a nível mundial), maximizando a viabilidade técnica e financeira da solução desenvolvida. A modularidade e interoperabilidade da solução irá ser comprovada através de uma prova de conceito a implementar para Android e iOS.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto SaMD: Digital Therapeutics é promovido pela Altran Portugal, S.A. e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos I&D Empresas e Infraestruturas de Ensaio e Optimização (COVID-19), envolvendo um investimento elegível de 128 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 102 mil euros.

23/02/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa