Petratex

Segundo o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva “a Petratex encontrou o seu nicho de mercado nos têxteis técnicos com um forte enfoque no exigente segmento do têxtil desportivo. A Petratex combina uma aposta evidente na investigação e desenvolvimento tendente à procura de soluções inovadoras para problemas concretos, que confiram aos atletas diferenciais competitivos críticos ao seu desempenho individual com uma refinada orientação de mercado ”.

O presidente do COMPETE 2020 salientou que “a utilização por atletas de notoriedade global em eventos universais de tecnologia Petratex materializada em produtos de extrema sofisticação que são “cutting-edge” nos segmentos e propósitos a que se destinam pode e deve ter um efeito disseminador em cascata. Assim, atletas de elite atuam como verdadeiros embaixadores de marca legitimando e criando apetência junto de consumidores que visem emular os desempenhos dos seus ídolos e muito mais importante do que isso vivenciar os valores que tais atletas personificam. A Petratex aposta no private-label com grande eficácia mas quem sabe poderá em nichos específicos progredir ainda mais na cadeia de valor, otimizando dessa forma a sua excelência inovadora.”

 

Breve histórico da Petratex

A Petratex Confeções, S.A é uma empresa criada em 1989, que tem adquirido uma posição de liderança na indústria têxtil. A Petratex tem como principal foco da sua atividade a confeção por encomenda de vestuário de moda e desporto. A empresa enfrentou um grande desafio nos primeiros anos de vida. Na década de 90, perante a transferência da produção para o continente asiático da Nike, Adidas e Levi’s, marcas que compravam 85% da produção da Petratex, foi necessário avançar com uma nova estratégia.

A Petratex caminhou assim para duas áreas de especialização: o vestuário técnico ligado a desportos de alta competição e a confeção de alta-costura. E os resultados apareceram. Em 2008, o nome da empresa saltou para a ribalta quando se ficou a saber que os fatos de banho da Speedo utilizados por Michael Phelps nos Jogos Olímpicos de Pequim, onde o nadador conquistou oito medalhas de ouro, eram fabricados em Portugal. A Petratex é também responsável pela produção de um projeto na área da saúde, a Vital Jacket, camisola com tecnologia acoplada que permite medir os sinais vitais do utilizador.

 

Iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor

O presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, iniciou a 18 de novembro de 2015 uma visita de 2 dias a empresas do setor do vestuário, confeção e moda.

Um setor exportador na sua natureza que conheceu um crescimento de 9,5% em 2014 no volume de exportações, (dados da ANIVEC). De 2009 a 2014, estes sectores aumentaram as vendas nos mercados externos em 29%.

No contexto do setor têxtil, em 2014, as exportações de vestuário e confeção representaram 60,2% do total exportado, e contribuíram para a balança comercial com um saldo positivo de 967 milhões de euros.

Esta visita integra-se num conjunto alargado de visitas aos sectores exportadores da economia nacional. Ao identificar o conjunto de fatores críticos do crescimento económico por via das exportações, atuando de forma consistente e sistemática nesta variável seguindo um modelo de agregação de valor a bens transacionáveis, fortemente incorporadores de inovação, conhecimento aplicado e marketing, elencando o que é necessário fazer para remover obstáculos estruturais e comportamentais ao IDE, será possível criar condições de crescimento económico sustentado em Portugal por via da competitividade e das exportações, o que concretiza o grande objetivo do programa COMPETE 2020.

Do programa da visita fizeram parte um conjunto de empresas do setor com diferentes posicionamentos mostrando a riqueza do mesmo e a forte dinâmica que as empresas nacionais têm assumido nos últimos anos, designadamente: Salsa (Irmãos Vila Nova, S.A.), Calvelex, Laranjinha (Hall&CA), Petratex, Fiorima, Damel, P&R Têxteis, S.A., Grupo Polopique.

Para Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, a visita que realizou a algumas das empresas do setor no âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, mostrou que um setor que atravessou graves problemas com  a abertura do mercado europeu à China e a crise de 2008 , soube reinventar-se adquirindo vantagens competitivas sustentadas para as empresas, ancoradas em diferenciação tangível (processos e produtos sofisticados) e intangível (marcas de produto e de empresa) construindo dessa forma a marca-país e melhorando a competitividade da economia portuguesa.

 

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Petratex: o melhor lugar para trabalhar produto têxtil e moda

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08/03/2016 , Por Cátia Silva Pinto
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