Plataforma NAU - Um projeto de ensino e formação à distância da administração pública

A “Plataforma Nau” é um projeto online, pioneiro a nível nacional, de suporte ao ensino e formação de grandes grupos.

1. Síntese

Cofinanciada pelo Compete 2020, a “Plataforma NAU” visa responder às necessidades de formação à distância, tanto para funcionários da administração pública, como para o cidadão. Considerando que diversas entidades de ministérios nacionais possuem projetos na área do ensino e formação à distância, pretende-se concentrar a publicação de cursos para grandes audiências numa plataforma única e, desta forma, reduzir custos de investimento, operacionais e de divulgação, ao mesmo tempo que se desenvolvem e estimulam boas práticas, partilhando conhecimento e experiência.

2. Enquadramento

A democratização à disponibilização e acesso a conteúdos foi fundamental para o sucesso da internet nos últimos 20 anos. Com base neste acesso facilitado à publicação e consumo de conteúdos, foram criadas novas formas de promover o ensino/aprendizagem. O aumento da procura de cursos on-line tem estado a modificar a forma como a escola, as universidades e as organizações produzem e disponibilizam os seus conteúdos nos currículos, utilizando cada vez mais processos de autoaprendizagem por parte dos alunos e formandos.

Nos últimos anos, surgiu um modelo distinto de cursos on-line que pretende levar a outro nível a escalabilidade de difusão da informação. Ao contrário dos cursos tradicionais, estes são orientados em temas bem demarcados, com informação ministrada num período relativamente curto (6 a 8 semanas) em que a interação do docente com os formandos é minimizada através da implementação de processos automáticos dentro da plataforma.

Dada a pouca presença de Portugal e da língua Portuguesa neste espaço, verificava-se uma incapacidade de projetar conhecimento a nível nacional e internacional. Em Portugal, têm sido levadas a cabo algumas experiências por parte de entidades na administração pública, em particular as do ensino superior. Nessas experiências, são usadas plataformas próprias das instituições, desde as mais tradicionais que fornecem poucas ou nenhumas ferramentas de suporte, até às mais sofisticadas com suporte para todo este novo modelo de formação MOOC (Massive Open Online Course – um formato de ensino a distância aberto e acessível a todos, interativo e on-line, acompanhado de ferramentas que permitem formar um grande número de pessoas de forma sustentável e económica).

3. Projeto

Conheça mais em pormenor a Plataforma NAU, com o testemunho da FCT, instituição coordenadora deste projeto:

Ao disponibilizar uma plataforma tecnológica independente para a disseminação de conteúdos no formato MOOC, este projeto quer colocar Portugal no mesmo patamar de outros países, como França ou Inglaterra, que possuem já soluções em produção.

Neste sentido, a Plataforma NAU tem como objetivo levar a cabo um programa que possa criar massa crítica dentro da sociedade Portuguesa para a disponibilização de conteúdos em diversos planos, através de um meio tecnológico independente para a disseminação em formato MOOC, promovendo as universidades como produtores de conteúdos de excelência.

Será uma ferramenta fundamental para a divulgação da ciência e projeção das entidades, a nível internacional, neste mundo digital globalizado.Em cada curso, após inscrição prévia na plataforma, o cidadão, os estudantes e os profissionais, de diferentes áreas, poderão encontrar vídeos, atividades interativas, perguntas, materiais de apoio na compreensão dos conteúdos e documentos de suporte.

O projeto teve início em Outubro de 2017 com a duração inicial de 2 anos, tendo sido estendido em 12 meses, finalizando assim em Setembro de 2020. O nível de execução financeiro previsto é de mais de 99%. As métricas comprometidas estão também em linha com o desenvolvimento do projeto, estando previsto o cumprimento a 100%.

O projeto pode ser acompanhado de perto através da página de estatísticas atualizadas diariamente em: https://www.fccn.pt/estatisticas, onde é possível observar a existência de mais de 70.000 utilizadores registados, 115.000 matrículas em cursos e mais de 55.000 certificados emitidos.

4. O Consórcio

A NAU é o resultado de um consórcio transversal à Administração Pública, nomeadamente:

- FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia - DGE - Direção-Geral da Educação - DGS - Direção-Geral da Saúde - INA - Direção-Geral da Qualificação dos trabalhadores em Funções Públicas - IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional - SGMEC - Secretaria-Geral da Educação e Ciência

A “FCT” é a entidade responsável pela gestão do projeto, criação e disponibilização da infraestrutura de informática, dando continuidade à plataforma após a fase de financiamento do Projeto. As entidades parceiras têm em comum as responsabilidades de formação na administração pública e/ou de (in)formação ao cidadão, pelo que desenvolveram e estão a disponibilizar cursos na NAU, nas mais variadas temáticas. A “DGE” está a disponibilizar cursos para formação de docentes, a “DGS”, boas práticas na área da Saúde e Higiene, o IEFP disponibilizou cursos sobre segurança no local de trabalho, o “INA”, uma sequência de cursos sobre “RGPD” e a “SGMEC”, cursos em ciência e dados abertos, apenas para nomear alguns exemplos.

5. O Apoio do COMPETE 2020

O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Transformação Digital da Adimistração Pública ( anteriormente designado Sistema de Apoio da Modernização da Administrativa - SAMA ), envolvendo um investimento elegível de cerca de 1,2 milhões de euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de 689 mil euros.

22/07/2020 , Por Pedro Neves