A Transformação digital e novas formas de abordar os mercados

A Transformação Digital está na ordem do dia e é um tema incontornável para qualquer empresa que se pretenda manter competitiva nos próximos anos. O recurso ao digital é indispensável para assegurar a máxima eficiência do negócio a vários níveis. O digital tem assim vindo a alterar as empresas e os seus processos, das vendas ao apoio ao cliente, da investigação e desenvolvimento à administração, passando pela área financeira e claro, pelo marketing.

O mundo enfrenta uma grande onda de mudanças: a tendência da transformação digital não pode ser interrompida e tem implicações estruturais em todos os aspectos da sociedade, incluindo vida privada, administração pública, estrutura industrial e emprego.   A economia atual atravessa uma enorme transformação e está a entrar em terreno novo: Do Industrial e serviços para o tecnológico e digital, surgem novas empresas com processos mais modernos, simples e interativos entre fornecedor e consumidor, que proporcionam melhores experiências, substituindo anteriores modelos de negócio.

O mundo da computação é tão natural no nosso dia a dia que hoje o nosso mundo seria quase impossível de imaginar sem este conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica, de ensino e aprendizagem entre outras.

Não estamos no momento zero da transformação digital. Numa perspectiva geral, qualquer negócio tem, no mínimo, um website. Ou então, gere os seus processos de produção recorrendo a tecnologias que permitam monitorizar cada equipamento, prever níveis de produção e, entre outras, assegurar a qualidade.Contudo é preciso perceber que, ao mesmo tempo que ter um website, por exemplo, significa não estar no momento zero, não significa estar num estado avançado de transformação digital. A transformação digital é muito mais do que isto:

Envolve justar o modelo de negócio beneficiando dos avanços tecnológicos, repensar os processos internos e a gestão da relação com o cliente . Atualmente os clientes estão online. 

Logo pensar o negócio passa por pensar estrategicamente o digital.

Esta revolução silenciosa acelerada pelo contexto da pandemia otimiza toda a cadeia de valor de uma organização, reduzindo custos e/ou aumentando a produtividade dos processos. Através da digitalização e automatização dos processos tradicionais – desde a conceção à produção, passando pelo atendimento ao cliente e pós-venda, estes tornam-se mais transparentes e interligados. O resultado é visível: maior satisfação para o cliente e maior sustentabilidade para a empresa.

Nesta edição apresentamos lhe 4 projetos :

Business Match Making - uma plataforma para fazer negócios com o mundo

Falamos com o João Dias, Administrador da AICEP e "Sponsor" deste projeto apoiado pelo COMPETE 2020, que visa desenvolver uma plataforma denominada Business Match Making, que tem como objetivo ajudar as empresas exportadoras Portuguesas a exporem-se à procura internacional, gerando contacto e negócio.

AEP LINK: E-marketplace reúne e promove oportunidades de e para as empresas.

O projeto AEP LINK visa melhorar a dinâmica do ecossistema empresarial, desenvolver e aprofundar a colaboração entre PME das regiões de convergência e outros stakeholders que, com a partilha de know-how e influência, poderão beneficiar mutuamente, identificar, potenciar e concretizar novas oportunidades de negócio e parceria, de acordo com Luís Miguel Ribeiro - Presidente da Associação Empresarial de Portugal.

Portugal Excecional - Estratégia de Internacionalização do Setor Agroalimentar Português

O Portugal Excecional visa a capacitação do tecido empresarial do setor agroalimentar português para a internacionalização, através da implementação de iniciativas e ferramentas das quais destacamos a Plataforma Radar de Mercados Internacionais, que permite às empresas avaliar a qualquer momento, e de forma automática, o grupo restrito de mercados nos quais deverá incidir a atuação, oferecendo listas ordenadas de mercados prioritários e as principais tendências de consumo ai registadas, consoante as características e preferências de cada empresa.

Aveiro Digital Export

Em entrevista ao COMPETE 2020, Elizabete Rita, Vice-Presidente Executiva da AIDA CCI, revelou que a Plataforma de Gestão das PME, "além de capacitar as empresas com informação agregada e actualizada, que lhes permitirá complementar os seus processos de exportação pela via da digitalização, vem dar resposta à crescente procura, por parte das empresas, de conhecimento sobre mercados e formas de actuação."

04/12/2020 , Por Paula Ascenção