"TERRY_Advance" Desenvolvimento de uma nova geração de estruturas de tecidos de felpos customizados

 

Projeto

O projeto TERRY_Advance – Desenvolvimento de uma nova geração de estruturas de tecidos de felpos customizados tem como objetivo o desenvolvimento de um novo conceito de felpos, que potencie a absorção e sua velocidade da estrutura de felpo, realçando a sensação de secura, toque suave e agradável ao uso, incorporando diversas funcionalidades consoante o tipo de aplicação. Este desenvolvimento será centrado no princípio de estruturas tridimensionais e multifuncionalidade.

As três linhas a desenvolver no âmbito deste projeto são:

  1. Linha de felpos para a casa de banho de uso comum em particular hotéis e spas direcionados para saúde e bem-estar, com design irreverente e função de acordo com a sua aplicação.
  1. Linha de felpos para atividade desportiva com design arrojado e adaptado à prática desportiva, com design irreverente e função de acordo com a sua aplicação.
  1. Linha de felpos para a praia/piscina com design irreverente com design e função de acordo com a sua aplicação.

 

A Mundotêxtil pretende oferecer produtos de felpo diferenciadores ao nível dos materiais (em número e tipo) e tecnologia, customizados ao nível da apresentação, design de produto e distribuição das funcionalidades, uma verdadeira inovação nas soluções dos tecidos de felpos para diversos segmentos de mercado. Estas novas linhas capacitam a Mundotêxtil para enfrentar a competitividade feroz do mercado internacional.

Há que realçar, o vasto conhecimento técnico que a Mundotêxtil tem adquirido ao longo dos anos nas áreas-chave de desenvolvimento de estruturas de tecidos de felpos e na exploração de mercados dos têxteis-lar, bem como pelos conhecimentos adquiridos pela entidade de investigação associada ao projeto, a TecMinho, em áreas relacionadas com a absorção e transporte de líquidos em estruturas fibrosas, principalmente aplicadas ao vestuário desportivo e à incontinência urinária.

A TecMinho, por meio da equipa do Fibrenamics, tem estudado profundamente este tipo de materiais e os fenómenos associadas ao toque e à absorção e gestão de humidade em diversas aplicações. O conhecimento sobre estruturas fibrosas tridimensionais e as técnicas de patchwork, têm como objetivo o de comunicação de líquidos entre materiais, de modo a favorecer a sua absorção, assim como a possibilidade de introduzir outras funcionalidades, que desempenharão igualmente um papel importante, que levarão à obtenção de uma gama de produtos completamente inovadores orientados para segmentos de mercado especializados.

Com o desenvolvimento deste projeto, a Mundotêxtil pretende introduzir na sua metodologia de trabalho, um caráter inovador ao nível de conceito de desenvolvimento de produtos e de processo. Destacam-se os seguintes graus de mudança e de inovação do projeto:

 - Diversificar os mercados da empresa, atualmente com foco em têxtil-lar convencionais, derivando para felpos customizados e tecnológicos;

 - Diversificar o domínio de aplicação da tecnologia com integração de materiais funcionalizados e estruturas fibrosas avançadas;

 - Adquirir competências, tecnologias e know-how para a produção de estruturas fibrosas tridimensionais orientadas;

 - Integração em rede de competências na área do desenvolvimento de estruturas fibrosas tecnológicas, podendo ser utilizadas por mercados especializados, como o desporto e o turismo.

 

A fibra a estrutura e o acabamento

O objetivo das indústrias produtoras deste tipo de tecidos centra-se na obtenção de tecidos de felpo com uma alta capacidade de absorção, recorrendo ao uso de fibras hidrofilias longas e finas para produzir tecidos macios e volumosos. Há então, que ter em conta no desenvolvimento de felpos: a fibra, a estrutura e o acabamento.

A fibra é a base de qualquer produto têxtil, sendo que as mais utilizadas são: o algodão, o linho e a viscose.

A estrutura dos felpos é tridimensional (conjunto de fibras integradas e organizadas com uma orientação multiaxial), com vários planos direcionais, o que permite trabalhar em vários planos dimensionais, de forma a potenciar as propriedades e características dos produtos finais. Os felpos caraterizam-se por argolas em uma ou em ambas as faces do tecido.

O acabamento pode ser dividido em duas categorias: mecânico e químico.

O acabamento mecânico é aquele que altera as propriedades dos tecidos apenas por ação mecânica, geralmente sem introdução de produtos químicos, e.g.: laminagem, cardação, esmerilagem, calandragem e/ou mercerização podem favorecer as caraterísticas físicas dos materiais, tais como o toque, o aspeto, o design, assim como as propriedades mecânicas.

O acabamento químico baseia-se na aplicação de substâncias que vão reagir com as fibras ou cuja presença altere as propriedades do material. O estudo prévio de patentes, realizado para elaboração do projeto confirmou o carácter inovador dos produtos a desenvolver. 

A gama de produtos que a Mundotêxtil irá desenvolver, utilizando as tecnologias já apontadas, desempenhará funções nunca antes pensadas para estruturas de felpo. 

A Mundotêxtil considera que qualquer pessoa poderá ser um potencial utilizador do seu produto.

 

Apoio

O projeto TERRY_Advance – Desenvolvimento de uma nova geração de estruturas de tecidos de felpos customizados, foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente projetos individuais, com um Investimento elegível de 483 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 271 mil euros.

 

Equipa

Para a implementação do projeto TERRY_Advance – Desenvolvimento de uma nova geração de estruturas de tecidos de felpos customizados foi constituída uma equipa de investigação composta por elementos internos à Mundotêxtil, e por elementos do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T), da Universidade do Minho, mais propriamente do Grupo Fibrenamics, representados neste projeto pela TecMinho.

 

Artigos relacionados

  1. Bolsa de investigação aqui
  2. Produtos inovadores da Mundotêxtil na RTP aqui
  3. MundoTêxtil - Indústrias Têxteis, SA a apresentação na página da COTEC aqui

 

14/02/2017 , Por Vanda Cardoso Pinheiro