ECOGRÉS + NG: uma pasta de grés inovadora

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto visa o desenvolvimento de uma pasta corada de grés para louça de mesa a partir de resíduos e subprodutos industriais, valorizando não só os da GRESTEL mas também de empresas de outros sectores.
 
 
1. Síntese
 
O projeto ECOGRÉS + NG pretende encetar as atividades de I&DT necessárias para permitir à Grestel produzir e comercializar produtos resultantes de uma pasta corada de grés para tableware (com uma temperatura de processamento inferior às atuais) a partir de resíduos/subprodutos industriais, valorizando não só os resíduos/subprodutos daquela empresa, mas também de empresas de outros sectores, possibilitando igualmente novas decorações que seriam impossíveis com a pasta tradicional.
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto permitirá à Grestel obter um portfólio de produtos inovadores e de alto valor acrescentado. Estes produtos terão de ser "food safe" e os processos de transformação apresentarem relevante impacto ambiental face à situação atual, promovendo o reforço da sustentabilidade empresarial pela adoção de modelos de economia circular.
 
2. Sobre o projeto ECOGRÉS + NG: Investigação e desenvolvimento de pasta grés resultante de incorporação de resíduos/subprodutos industriais
 
2.1 Âmbito
 
Em declarações ao COMPETE 2020, Ricardo Lopes, da Grestel, sintetiza a estratégia levada a cabo pela empresa e a importância do apoio dos fundos comunitários no âmbito do projeto supra.
 
«O projeto ECOGRES + NG é visto pela Grestel, como uma excelente oportunidade para diferenciar de forma positiva os seus portfólios de oferta através do desenvolvimento de uma pasta corada na qual serão introduzidos os resíduos/subprodutos resultantes do processo produtivo da GRESTEL e resíduos/subprodutos provenientes de empresas de outros sectores.
 
Este projeto de IDT permite responder às crescentes exigências do mercado quer em termos estéticos quer em termos de sustentabilidade ambiental». 
A otimização da composição da pasta possibilitará a diminuição dos custos e da temperatura de processamento, com os consequentes benefícios económicos e ambientais. Para este efeito, o desenvolvimento será realizado em duas etapas (formulação de uma pasta corada na qual serão introduzidos todos os resíduos/subprodutos resultantes do processo de fabrico da GRESTEL e a formulação de uma pasta corada mas com a introdução de resíduos/subprodutos de outras indústrias) e a uma temperatura inferior à atualmente utilizada pela GRESTEL. 
 
«O apoio COMPETE 2020 ao presente projeto veio permitir a criação de atividades adicionais de I&DT e a colaboração com a comunidade do sistema de investigação científica nacional no âmbito dos materiais cerâmicos e compósitos (UA - CICECO). A concessão do incentivo veio assim permitir a adoção de um projeto ambicioso tendo como referência o estado-da-arte». 
 
2.2 Resultados esperados
 
Como resultado da investigação realizada espera-se obter protótipos e préséries de peças cerâmicas produzidas com uma pasta que contém uma percentagem de resíduos/subprodutos superior a 80% e cuja temperatura de processamento será inferior à atualmente utilizada pela empresa. As questões relacionadas com o impacto ambiental e económico do uso de resíduos/subprodutos serão tidas em conta durante a execução do projeto através da avaliação das emissões gasosas e da certificação dos produtos desenvolvidos. 
 
«O desenvolvimento deste projeto contribuirá tanto para o reforço de competências internas, com os novos conhecimentos que serão adquiridos nos domínios objeto de investigação, bem como para posicionar o promotor no mercado como fornecedor de produtos inovadores, sustentáveis e diferenciadores, com elevado potencial de reconhecimento e valorização pelos mercados externos, pelo que é com muito entusiasmo e grandes expetativas que os promotores abraçam este desafio.
 
O impacto no negócio releva-se pela exploração de nichos de mercado, do aumento da quota de mercado de exportação para países de relevância estratégica e pela contribuição para uma produção ambientalmente mais responsável».
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto “ECOGRÉS + NG” envolveu um investimento elegível de 871 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 439 mil euros.
 
 
4. Links úteis
 

23/10/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia