Projeto “PT Creative Village” rumo à revitalização empresarial

 

A Associação Famílias está a dinamizar o projeto “PT Creative Village” conjuntamente com várias autarquias e universidades e pretende captar empreendedores qualificados e criativos, fixando e desenvolvendo conhecimento, criatividade e inovação.

O projeto PT Creative Village é composto por sete ações, articuladas entre si, de modo a transformar as regiões NUT II Norte e Centro em Polos Produtores de Iniciativas com forte aposta no conhecimento e na criatividade, posicionando-se local, regional, nacional e internacionalmente como novas centralidades territoriais.

 

Apostar numa forte comunicação das ações deste projeto, irá garantir o maior impacto do mesmo, fomentando o sucesso da sua implementação.

Damos aqui a conhecer as 7 ações previstas:

 

1 – Neste âmbito serão desenvolvidas brochuras de apresentação do projeto, press-releases, sessões de demonstração, workshops temáticos, divulgação ao nível dos órgãos de comunicação social, para além de conferências de imprensa e a utilização da rede de muppies, outdoors e placares eletrónicos da autarquia.

2 – Implementação de uma ação de incubação, o “Estaleiro de Empreendedores” para poiar o lançamento de projetos empresariais, onde os empreendedores podem usufruir de uma infraestrutura que permita a incubação das suas empresas, e assim, ser estimulado o empreendedorismo, dinamizada a criação de empresas e fomentanda a aceleração e incubação dos projetos de negócios nas regiões objeto de intervenção. Os empreendedores, podem aqui contar com todo o suporte especializado.

3 – “Incubadora Virtual” será uma unidade funcional do projeto que incentiva e promove o empreendedorismo, onde será transferido o conhecimento fundamental para o estímulo do empreendedorismo qualificado e de novos negócios de elevado potencial,  através da dinamização de uma Feira de Empreendedorismo - um espaço com múltiplas atividades, partilha de casos de sucesso e de iniciativas complementares tais como talks, formações e workshops

4  Seminário "Potencial Empreendedor: Oportunidades e Desafios" onde se pretende sensibilizar, esclarecer e consciencializar os potenciais empreendedores para a temática do empreendedorismo qualificado e criativo. Alguns dos temas a abordar nos diversos painéis: o “Perfil do Empreendedor”, “Oportunidades” e “Apoios Disponíveis”, que contarão com oradores atrativos e com notoriedade ao nível da temática do empreendedorismo qualificado e criativo, e assim, aumentar a projeção e parcerias conjuntas entre entidades públicas de apoio ao empreendedorismo, académicos com publicações na área, etc.

5 – Desenvolver uma plataforma web de colaboração corporativa cujo objetivo é promover e estimular o empreendedorismo qualificado e criativo, e que permita a interação entre os potenciais empreendedores, consultores e empresários com notoriedade no mercado.

6  – Implementar o “Ginásio de Ideias: da ideia ao negócio” cujo propósito é apoiar o lançamento de projetos empresariais, nas duas regiões, fornecendo um suporte especializado para auxiliar os empreendedores nos seus projetos e planos de negócio, e ainda realizar um concurso de ideias/pitch.

7 Desenvolver capacidades que apoiem a recolha e a assimilação de saberes e técnicas, de modo, a desenvolver um ciclo de ações formativas e workshops que possibilitem aos potenciais empreendedores o desenvolvimento de competências fundamentais em áreas diretamente relacionadas com as dinâmicas de empreendedorismo, e.g. “Business Model Canvas”; “Liderança”; “Viabilidade Económica e Financeira”; “Pitch”; “Estratégia, Marketing e Vendas”; “Noções ao Plano de Negócio”; “Criatividade e Inovação” e “Da Ideia ao Negócio”. Há, pois, uma interligação entre todas as atividades cujo denominador comum é promover o espírito empreendedor.

 

Enquadramento no Compete 2020

Esta iniciativa conta com o cofinanciamento do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, COMPETE 2020 no âmbito da OT 3 - Reforçar a competitividade das PME, PI 3.1 - Promoção do espírito empresarial facilitando nomeadamente o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas, designadamente através de viveiros de empresas - Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível de 213.157,40 euros e um incentivo FEDER de 181.183,79 de euros.

 

Testemunho

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Benedita Aguiar a mentora da iniciativa

 

Em entrevista ao Diário do Minho, Benedita Aguiar, coordenadora da iniciativa informou que o objetivo deste projeto é o de captar investidores, empreendedores e criativos também, é esta a aposta na economia qualificada e criativa, acrescentando valor às iniciativas empresariais a alavancar, numa ótica de revitalização empresarial. O projeto visa, ainda, favorecer o marketing criativo posicionando e projetando regional, nacional e internacionalmente as empresas alavancadas, assente numa estratégia integrada de marketing inter-regional, concluiu.

 

Fontes: Associação Famílias, Diário do Minho

24/09/2016 , Por Vanda Cardoso Pinheiro