UniversitiesPortugal.com

Encontrar as razões certas para ter uma experiência de estudos superiores no estrangeiro e para escolher Portugal. Encontrar também informações sobre 15 universidades, incluindo todas as universidades públicas e a Universidade Católica Portuguesa. É o propósito deste website, que promove o Ensino Superior de Portugal.

 

 

Enquadramento

Promover o Ensino superior em Portugal e fazer do nosso país uma escolha válida, competente e acertada para quem pretende ter uma experiência de estudos superiores no estrangeiro é o objetivo central deste projeto.

 

Entidades envolvidas

1- UNIVERSIDADE DE AVEIRO

2 - UNIVERSIDADE DE COIMBRA

3 - UNIVERSIDADE DO PORTO

4 - UNIVERSIDADE DO MINHO

5 - UNIVERSIDADE DE ÉVORA

6 - UNIVERSIDADE DE TRAS OS MONTES E ALTO DOURO

7 - UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

8 - UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA

 

Projeto

O projeto UniversitiesPortugal.com assenta numa metodologia de participação conjunta das entidades envolvidas no projeto em eventos de promoção internacional bem como na divulgação do país enquanto destino de estudo.

As instituições participarão em diversos eventos promovendo uma imagem coletiva e implementarão mecanismos internos de acompanhamento e apoio de todos os potenciais clientes (estudantes internacionais).

A participação em iniciativas de promoção internacional na área de ensino superior, será o principal eixo estratégico do projeto a desenvolver, sendo definido como objetivo a participação em diversos eventos internacionais especializadas no segmento de recrutamento de estudantes internacionais e a realização de missões de prospeção de mercado e de promoção do ensino superior português.

Em paralelo será implementada uma estratégia de comunicação dirigida ao público-alvo, relevante para promoção e captação de estudantes mas também para o acompanhamento personalizado dos processos de candidatura e ingresso que estes venham a concretizar.

 

Principais Atividades

As atividades a desenvolver no âmbito do projeto repartem em 2 grandes grupos:

  1. promoção internacional dos serviços a prestar
  2. marketing e comunicação com potenciais clientes

1) no âmbito da promoção internacional dos serviços a prestar:

i. promoção do ensino universitário português nas feiras e eventos temáticos mais relevantes de cada um dos mercados específicos, nomeadamente no Brasil, China, Angola, Moçambique e Colômbia;

ii. realização de missões de prospeção de novos mercados, a realização de eventos de promoção do ensino superior português junto de responsáveis políticos e autoridades dos mercados visados bem como a participação em feiras de promoção especializadas nesses países.

 

2) no âmbito do marketing e comunicação com potenciais clientes

i. desenvolvimento de marca e identidade visual comum a todo o sistema universitário português;

ii. criação de website www.universitiesportugal.com como um portal web de entrada para o sistema universitário público português, assente numa plataforma colaborativa entre todas as instituições copromotoras;

ii. gestão de redes sociais visando a publicitação de Portugal como destino de estudo e o apoio à realização de candidaturas por parte de estudantes internacionais;

iv. conceção e execução de materiais promocionais;

 

Objetivos

O projeto UniversitiesPortugal.com é inovador na medida que congrega diferentes Instituições de ensino na promoção do Ensino Superior em Portugal. Esta dimensão coletiva confere maior escala, visibilidade e importância às iniciativas desenvolvidas e coloca o país numa melhor posição para a sua afirmação como um potencial destino de estudo.

Alguns dos objetivos que se pretendem alcançar são os seguintes:

> Reforço da visibilidade internacional da oferta formativa das universidades portuguesas e a atenuação da diferença entre a qualidade intrínseca dos seus cursos e a qualidade percebida pelos destinatários;

Aumento da atratividade e competitividade internacional das universidades portuguesas, tendo em vista o aumento da quota internacional detida por Portugal no ingresso de estudantes internacionais;

Criação de uma estratégia comum de atuação que aprofunde o recrutamento de estudantes internacionais, racionalizando as iniciativas desenvolvidas por diversas entidades;

Promover uma articulação mais coerente das atividades internacionais das instituições de ensino superior, contribuindo para a redução do isolamento das estratégias institucionais;

> Afirmação da Língua Portuguesa no contexto do mercado internacional de ensino superior, através do desenvolvimento da imagem das universidades portuguesas como instituições de referência no espaço da CPLP;

Aprofundamento da cooperação com instituições congéneres de países terceiros, visando a criação de programas de mobilidade e intercâmbio de interesse mútuo.

 

Resultados Esperados

Os resultados esperados provenientes da vinda de estudantes estrangeiros são inúmeros quer ao nível económico quer ao nível social.

Resultados a destacar:

  1. O reforço económico direto da sustentabilidade das Universidades no atual contexto, mediante o pagamento de propinas ao abrigo do Estatuto de Estudante Internacional e que refletem o custo efetivo da formação.
  2. Compensação da diminuição do número de alunos nas Universidades, presumivelmente, agravado no futuro com a quebra demográfica;
  3. Impacto económico e social direto, em diversos níveis nas regiões onde se inserem as Universidades, decorrente das receitas de alojamento, restauração e viagens dos estudantes e das famílias que os visitam.
  4. Dinamização económica das regiões em que se inserem as instituições, em virtude da maior procura de serviços (por parte de estudantes e visitantes) de alojamento privado, restauração, transportes, entretenimento, turismo e comércio.
  5. Presença de maior número de estudantes estrangeiros nas Universidades portuguesas que contribui para uma melhor formação e educação dos estudantes, particularmente através da aquisição de competências transversais relacionadas com a multiculturalidade, tolerância à diferença, trabalho em contexto de diversidade.

 

Apoio

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Coletivas (SIAC) vertente de Internacionalização, envolvendo um Investimento elegível de cerca de 1 milhão de euros o que resultou num Incentivo FEDER de 852 mil euros.

 

Informação de interesse

Site: http://universitiesportugal.com/pt/

05/09/2017 , Por Célia Pinto