Eco Wood & Furniture – Competitividade pela Gestão Florestal Sustentável

Projeto promovido pela aimmp que visa apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços “verdes” inovadores por parte das empresas, transformando as preocupações ambientais em valor acrescentado.

 

Enquadramento

Eco inovação consiste em qualquer forma de inovação que permite ou visa progressos significativos demonstráveis na consecução do objetivo de desenvolvimento sustentável, através da redução dos impactos no ambiente, do aumento da resiliência às pressões ambientais ou de uma utilização mais eficiente e responsável dos recursos naturais. Eco inovação pode assim ser descrito como ‘todas as formas de inovação, tecnológica ou não, que criam oportunidades de negócio e beneficiam o ambiente, evitando ou reduzindo o impacto ambiental ou otimizando a utilização dos recursos?’ (Comissão Europeia, Eco inovação: o segredo da competitividade futura da Europa?).

Eco inovação está estreitamente relacionado com o modo de utilização dos recursos naturais e os padrões de produção e consumo, e também com os conceitos de ecoeficiência e eco indústria.

Para que seja possível criar novos processos mais eficientes e compactuáveis com a desejável transição para uma economia verde e inovadora, é necessário criar dinâmicas que impulsionem a inovação eco na indústria e na ecoeficiência.

Este projeto propõe incorporar princípios de ecoeficiência e economia circular nas PME, no sentido de as capacitar para uma agenda de inovação e qualificação reforçadas no contexto europeu, tal como preconizado no ‘Plano de ação sobre eco inovação’ (EcoAP).

Para isto, serão implementados sistemas de gestão ambiental e florestal nas PME, para que seja possível utilizarem de modo mais eficiente recursos, reduzir e reutilizar desperdícios, numa lógica de criação e agregação de valor tendo em vista a mitigação de problemas bem identificados.

 

Projeto

O projeto conjunto apresentado pela aimmp tem como objetivo o desenvolvimento de uma estratégia concertada de qualificação de processos, procedimentos e estratégias de um grupo de PME.

Nesse sentido os associados da aimmp puderam participar de um projeto conjunto para:

> Implementação NP 4406 – Sistemas de Gestão Florestal Sustentável;

> Implementação da Cadeia de Responsabilidade: PEFC ST 2002:2013;

> Implementação de Gestão Florestal pelos princípios e critérios do Forest Stewardship Council (FSC);

> Implementação de Sistema de Gestão Ambiental – Norma ISO 14001;

> Implementação de Sistema de Gestão da Qualidade – Norma ISO 9001;

> Marca CNUF NP 4474

Além da implementação desses sistemas, foi desenvolvido um conjunto de atividades que permitiram a qualificação e capacitação das PME no sentido de sensibilizar o tecido empresarial e comunidade e disseminar conhecimentos e boas práticas sobre o ambiente, a gestão florestal sustentável e eco inovação.

A necessidade de desenvolver uma estratégia concertada junto de um grupo de PME no sector florestal é premente. Esta estratégia assume-se como inovadora pois perspetiva um conjunto de ações pouco exploradas em Portugal, além de consistir numa das iniciativas do ‘Compromisso para o Crescimento Verde’: «Melhorar a gestão florestal e a produtividade dos povoamentos florestais». A necessidade de melhorar a gestão florestal sustentável é, sem dúvida, um dos grandes desafios para o crescimento económico sustentável português.

A procura e adoção de soluções para o aumento da competitividade do sector florestal e da sua sustentabilidade, ultrapassando as ameaças e explorando as oportunidades, passará necessariamente pela inovação em todas as atividades e pelo desenvolvimento do conhecimento que a suporte.

O projeto almeja capacitar as empresas aderentes, eliminando condicionalismos inerentes à resistência ao investimento na inovação.

Para alcançar estes objetivos foi desenvolvido um conjunto integrado de ações divididas por domínios prioritários:

  1. Implementação, informatização e certificação de sistemas de Gestão Ambiental e Florestal;
  1. Dinamização de ações que potenciem a disseminação de conhecimentos e resultados;
  1. Capacitação das PME no âmbito da gestão ambiental e florestal.

 

Resultados Esperados

O projeto Eco Wood & Furniture foi um projeto estruturado de intervenção num conjunto de 30 empresas e potenciou a partilha de experiências, conhecimento, resultados e boas práticas.

Assim, teve como principais objetivos:

  1. reforçar a competitividade de pequenas e médias empresas;
  2. apoiar a capacitação das empresas através da obtenção de certificações;
  3. identificar e disseminar Boas Práticas Empresariais;
  4. promover as parcerias entre empresas.

A Sessão de Encerramento do projeto Eco Wood & Furniture - Competitividade pela Gestão Florestal Sustentável decorreu no passado dia 19 de Maio na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Porto.

 

Entidade Promotora

A aimmp é a única associação empresarial no sector de âmbito nacional e representa as empresas de Serração de Madeira e Embalagem, de Painéis Derivados de Madeira, de Carpintaria e outros Produtos de Madeira, de Mobiliário e de Importação e Exportação de Madeiras.

 

Apoio

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Qualificação e Internacionalização de PME, envolvendo um Investimento elegível de 1,600 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 883 mil euros.

 

Artigos relacionados

Ficha de projeto aqui.

Sessão de Enceramento Projeto Eco Wood & Furniture aqui.

Vídeo de apresentação AIMMP aqui.

30/05/2017 , Por Célia Pinto