Improve It

Atuar de forma concertada na qualificação de empreendedores, empresas e startups é a missão do projeto promovido pela ANJE.

 

 

 

Enquadramento

A crescente qualificação de empreendedores, empresas e startups é a missão do projeto Improve It. O projeto prevê uma atuação concertada no terreno, recorrendo a múltiplos instrumentos de apoio que permitem aos fazedores melhorar a sua orientação para o mercado e aproximar a sua atuação da captação bem sucedida de financiamento. As ações dinamizadas no âmbito deste projeto concentram atenções no upgrade dos níveis de exportação, competitividade, produtividade e sustentabilidade da atividade empresarial. 

 

Projeto

O panorama empresarial apresenta um rol de problemas e oportunidades comuns a diversas organizações, sobretudo, às que vêm nos mercados externos o seu mercado alvo. Como forma de ajudar as empresas o projeto Improve It vai desenvolver quatro tipologias de Intervenção:

  1. Qualidade,
  2. Inovação Organizacional,
  3. Gestão e
  4. Ambiente.

Esta escolha prendeu-se com as necessidades detetadas nas PME Nacionais. As ações previstas pretendem atuar sobre aspetos sensíveis e internos às empresas e trata-los de uma forma conjunta por intermédio de ações de sensibilização e informação que visam incidir em aspetos como a eficiência, competitividade e fidelização de clientes.

Todas as organizações têm presente que existe uma efetiva falha na transformação do potencial de inovação em resultados relevantes para a economia em geral e para as próprias organizações. Fator este que advirá sem dúvida de não conseguirem estabelecer sinergias entre as instituições de ensino e as empresas para criar mais e melhores vantagens competitivas.

As empresas estão obrigadas a inovar na sua forma de pensar e agir. Tradicionalmente empresas ainda estão agarradas a modelos de negócio antiquados que não respondem às necessidades dos atuais mercados, é necessário que as empresas encarem e reconheçam que gerir não é garantia de uma efetiva gestão.

A ANJE dispõe de uma larga experiência de terreno e tem consciência dos avultados esforços que se têm realizado para infletir este facto, mas a realidade demonstra que ainda existem bastantes fragilidades ao nível da gestão empresarial, sendo necessário direcionar esforços para colmatar estas lacunas, apoiando e intervindo junto das PME.

Deste modo, fruto dessa experiência, a ANJE preparou um conjunto de ações que considera ser  as melhores opções para atingir os objetivos propostos:

> Melhorar os níveis de gestão da qualidade das PME;

> Melhorar os níveis de inovação organizacional e;

> Melhorar os impactes ambientais.

A intervenção na área da Qualidade de PME prende-se com a necessidade de fomentar de um modo eficaz a dinâmica empresarial, no país. A economia nacional necessita cada vez mais de empresas bem-sucedidas e competitivas, com vontade de aproveitar os benefícios da abertura dos mercados e que pretendam assumir riscos criativos ou inovadores no sentido da exploração comercial numa escala mais alargada.

Prevê-se que no final do projeto as empresas apresentem um aumento da qualidade dos produtos e da robustez dos processos.

Esperam-se empresas com uma maior agilidade produtiva, com uma maior capacidade de resposta ao mercado, e consequentemente com melhores resultados financeiros.

Para que tal se verifique serão desenvolvidas ações que fomentem:

> A entrada em novos mercados, ou manutenção dos existentes;

> O aumento da confiança, interna e externa, nos métodos de trabalho;

> A reorganização da empresa;

> O aumento da motivação dos colaboradores;

> O prestígio, associado á certificação do Sistema de Gestão;

> Um maior controlo dos custos de não qualidade e sua diminuição;

> O aumento da satisfação dos clientes;

> E o apoio à empresa para que esta se torne mais consistente no mercado.

 

Resultados a alcançar

Número total de empresas certificadas: 20 empresas

Número de empresas com sistemas de gestão implementados: 40 empresas

Número de empresas com alterações no modelo tecnológico: 15 empresas

Número de empresas com alteração no modelo de gestão: 60 empresas

Número de empresas com alteração no modelo de produção: 5 empresas

Número de empresas com inovação de processos: 80 empresas

Número de empresas que melhoram o seu desempenho ambiental: 30 empresas

Número de empresas que melhoram a eficiência energética: 20

 

Apoio

O projeto é promovido pela ANJE-ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JOVENS EMPRESARIOS e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME na vertente de projetos Conjuntos de Qualificação), envolvendo um Investimento elegível de 700 mil euros o que resultou num Incentivo de 388 mil euros.

29/08/2017 , Por Célia Pinto