SmartCore: a inovação em painéis multifuncionais com núcleo isolador

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto SmartCore - promovido pela Vicaima, ITeCons e Universidade de Coimbra - visa o desenvolvimento de um novo conceito de painel, multifuncional, que incorpore soluções de isolamento acústico e térmico, inovadoras a nível mundial, com diversas aplicações, nomeadamente como elementos de separação e compartimentação de espaços, ou de encapsulamento de equipamentos.
 
SmartCore: Desenvolvimento de painéis multifuncionais de elevada performance
 
 
1. Síntese
 
A excessiva exposição ao ruído é hoje reconhecida por diversas organizações como um risco para a saúde física e mental e que compromete os níveis de conforto, bem-estar e desempenho profissional. Por outro lado, as questões de eficiência energética têm, hoje, um papel importante nas agendas políticas, e são um aspeto fundamental na investigação e desenvolvimento científicos. Em conjunto com estas preocupações, a sociedade está cada vez mais empenhada em promover práticas de sustentabilidade, com a implementação de uma economia de baixo carbono, o uso mais eficiente dos recursos naturais, a procura de soluções mais duráveis e mais seguras. As soluções de painéis disponíveis no mercado têm vindo a evoluir e nessa medida considera-se fundamental reinventar as soluções existentes, desenvolvendo novos conceitos, inovadores e até disruptivos, que representem um contributo para a sustentabilidade na construção. 
 
No projeto Smartcore aposta-se num desenvolvimento sustentável de painéis multifuncionais usando tecnologias de última geração, e propondo soluções de grande valor acrescentado. Assim, pretende-se desenvolver novos conceitos de painel incorporando soluções de núcleo para isolamento acústico e térmico, inovadoras a nível mundial, para sistemas de compartimentação e separação ou encapsulamento de equipamentos (incluindo portas, painéis, divisórias).
 
Os novos sistemas serão validados em laboratório, conferindo-lhe elevado valor comercial e elevado potencial de exportação.
 
 
2. Sobre o projeto 
 
O projeto SmartCore está a ser desenvolvido pela empresa Vicaima – Indústria de Madeiras e Derivados, S.A., como promotor líder, em colaboração com a Universidade de Coimbra e o ITeCons que consideram que apesar de as soluções de painéis de utilização corrente disponíveis no mercado terem evoluído, os paradigmas encontram-se próximos do limite. Torna-se, por isso, fundamental repensar/reinventar as soluções existentes, desenvolvendo novos conceitos, inovadores e até disruptivos, que representem um contributo para a sustentabilidade na construção.
 
O objetivo é, pois, desenvolver novos conceitos de painel incorporando soluções de núcleo para isolamento acústico e térmico, inovadoras a nível mundial, para sistemas de compartimentação e separação, e encapsulamento de equipamentos. Procura-se maximizar desempenho, sem comprometer a operacionalidade com pesos elevados. Os painéis deverão ser suficientemente flexíveis para incorporar em diferentes tipos de soluções finas, como portas, painéis, divisórias ou encapsulamentos.
 
O projeto desenvolver-se-á em cinco fases:
1. Estudos preparatórios e de Acompanhamento, que englobam a identificação de requisitos e especificações relativamente aos produtos, bem como a definição das exigências funcionais e dos requisitos de sustentabilidade ambiental.
2. Conceção e Desenvolvimento do Material do Núcleo, que inclui a implementação de modelos para simulação computacional, a caracterização experimental de possíveis materiais para o núcleo dos produtos e a avaliação de requisitos de industrialização.
3. Industrialização e Incorporação em Produtos, compreendendo a prototipagem à escala laboratorial e real.
4. Validação Experimental e Avaliação de Desempenho, que envolve a caracterização dos componentes e acessórios em termos mecânicos e a avaliação da durabilidade dos protótipos à escala real.
5. Caracterização Final de Produto, no âmbito da qual deverá ser desenvolvido um sistema de etiquetagem, deverá ser caracterizado o protótipo final e deverá ser avaliada a sustentabilidade.
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto “Smartcore” é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, com um investimento elegível de 600 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 388 mil euros.
 
 
4. Links
 
 
Vicaima -Indústria de Madeiras e Derivados S.A
 
ITeCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade
 
Universidade de Coimbra

14/12/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa