Inovwall

Desenvolvimento de uma Nova Tecnologia de Produção para Sistema de Parede Pétrea Modular Multifuncional utilizada na Construção e Reabilitação Sustentável e Eco-eficiente.

 

Enquadramento

Atualmente o mercado da pedra natural está cada vez mais focado na procura de produtos que marquem a diferença, quer ao nível estético quer ao nível funcional. A procura de novos tipos produtos, novas aplicações e novas funcionalidades marcam o ritmo de uma indústria que ainda se apresenta como uma das mais promissoras em termos de recursos naturais no nosso país.

Para responder a estas diferentes necessidades, as empresas do sector da pedra natural têm de apostar em produtos inovadores e novas tecnologias de produção que se ajustem preferencialmente aos vários âmbitos de utilização.

 

Projeto

O projeto Inovwall pretende desenvolver uma tecnologia de produção inovadora para um novo sistema de parede pétrea modular multifuncional.

Este projeto visa investigar e desenvolver todos os requisitos necessários desde a conceção e produção à aplicação real do sistema de parede pétrea modular, evidenciando as suas vantagens competitivas nos seguintes campos:

- arquitetura,

- design funcional,

- sustentabilidade,

- ecoeficiência

- e inovação tecnológica com materiais naturais;

Esta investigação tem por finalidade validar do ponto de vista tecnológico a sua utilização no mercado da construção, permitindo evidenciar uma alteração significativa do paradigma atual que envolve a construção utilizando pedra natural.

O projeto tem como objetivos:

        - Conceber e demonstrar, pela primeira vez, a construção de uma parede de compartimentação exterior ou interior utilizando pedra natural como elemento estético que otimiza o conforto térmico/acústico, cumprindo os requisitos da regulamentação existente;

         - Desenhar, desenvolver e demonstrar um novo sistema produtivo, de modo a poder ser escalado em função da dimensão de mercado existente, mantendo todas as características inovadoras, requisitos técnicos e de qualidade;

         - Desenvolver e demonstrar todos os atributos técnicos de manuseamento e fixação do sistema Inovwall, nomeadamente a sua integração com elementos construtivos correntes, tais como janelas, portas ou outro tipo de vãos ou singularidades;

         - Permitir a avaliação final das características diferenciadoras da solução aplicada numa situação real, especialmente concebida para validar a demonstração do sistema de parede pétrea modular (constituído por vários painéis).

 

Apoio

O projeto Inovwall foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Co-promoção, com um Investimento elegível de 801 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 464 mil euros.

 

Consórcio

O projeto Inovwall é liderado pela Solancis e tem como copromotores, o ITECONS, a Frontwave e a UDRA.

Solancis

A Solancis é um empresa é especializada em todas as fases da extração e transformação de calcário. É uma das mais importantes empresas do setor em Portugal e atualmente exporta mais de 90 por cento da sua produção.

ITeCons

O ITeCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, é uma associação sem fins lucrativos que funciona como interface dinâmica do conhecimento entre a universidade e a indústria.

Frontwave

A FrontWave é uma empresa Portuguesa pioneira na conceção, desenvolvimento e implementação de produtos e tecnologias de fabrico utilizadas no sector industrial da pedra natural e materiais afins. Possui soluções inovadoras desenhadas para o mercado global, geradas a partir da caracterização, otimização e aplicação de materiais e sistemas multifuncionais, aplicadas às áreas da engenharia e tecnologia mecânica, civil e afins.

Construtora  UDRA

A Construtora UDRA, Lda é uma empresa Portuguesa integrada no grupo multinacional SANJOSE e dedica-se à construção e remodelação/reabilitação de edifícios residenciais e não residenciais, estando vocacionados tanto para obras de rápida intervenção como para obras de grande envergadura, abrangendo todo o território nacional.

16/11/2016 , Por Célia Pinto