Picasso: Projeto da Tintex distinguido com Techtextil Innovation Award

Uma das empresas portuguesas mais premiadas internacionalmente, trouxe para Portugal o maior prémio mundial de inovação têxtil. Falamos do projeto “Picasso”, cofinanciado pelo COMPETE 2020, que desenvolveu um processo de tingimento sustentável e venceu o Techtextil Innovation Award na categoria de “Sustentabilidade”.

 

1. Enquadramento

O Techtextil Innovation Award 2019 foi alvo de uma nova edição que decorreu entre os dias 14 e 17 de Maio, em Frankfurt durante a Feira Techtextil. Este certame, uma vez mais, visa distinguir e premiar as melhores ideias e projetos no campo dos têxteis técnicos, e, pela primeira vez, incluiu no seu rol de candidaturas projetos focados na sustentabilidade. As candidaturas puderam ser feitas tanto pelos expositores presentes na feira 2019 como por empresas, institutos, universidades, politécnicos e pessoas individuais que não estivessem representados na Feira.

As condições de participação requeriam que o produto não estivesse ainda a ser comercializado ou que estivesse há menos de dois anos no mercado. Também não podia ter sido nomeado ou escolhido para qualquer outro prémio.

O Techtextil Innovation Award tem como objetivo enaltecer os últimos desenvolvimentos do sector, promover ideias não convencionais e intensificar o diálogo entre a investigação, os criadores e os utilizadores.

Os prémios da Techtextil, o principal certame de têxteis técnicos à escala global, começam a ser ganhos por empresas e instituições do sistema científico e de investigação português. Em 2019 Portugal marcou presença na Techtexil pelo 18º ano consecutivo, mas esta foi a primeira vez que empresas nacionais veem os seus produtos premiados. Foi o caso da Tintex, que conquistou um dos sete Techtextil Innovations Awards, colocando os têxteis Made in Portugal no topo da inovação a nível mundial. A Tintex, provavelmente a empresa portuguesa com mais prémios internacionais no currículo, liderou o consórcio que juntou o CITEVE, CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos Funcionais e Inteligentes, Ervital e Bioinvitro no desenvolvimento do processo ecológico Picasso de tingimento sustentável, que traz poupança de água e utilização de produtos naturais, como cogumelos, em vez de químicos.

O projeto PICASSo, cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, envolveu um investimento elegível de 816 mil euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de 591 mil euros.

Conheça melhor a história deste projeto e desta empresa através do testemunho de Pedro Magalhães, diretor de inovação da Tintex nos artigos "Já conhece o processo de tingimento inovador da Tintex?" e “A sustentabilidade é um dos pilares em que assenta a Tintex"

 

2. Links úteis

Página sobre o Techtextil Innovation Awards 2019 

Artigo “Já conhece o processo de tingimento inovador da Tintex?” 

Artigo “A sustentabilidade é um dos pilares em que assenta a Tintex"

 

13/08/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia