Novos Processos de Projeto, Transformação e Acabamento Superficial de Pedra Ornamental

Enquadramento

Este projeto de inovação surge da aposta da Marmobaça- Indústria e Comércio de Pedras, Lda. pelo incrementar da sua capacidade e eficiência produtiva e o alargamento da gama de oferta de produtos ornamentais, tendo por base a adoção de novos processos ao nível do projeto e da transformação de rochas ornamentais, do acabamento superficial e da logística.

Esta aposta revelou-se como essencial à atuação a nível internacional em mercados consumidores de artigos em pedra com alto valor acrescentado, estabelecendo-se a necessidade de obter vantagem competitiva decorrente, além do superior valor acrescentado associado ao produto, da maximização da eficiência organizacional e da adoção de uma estratégia concertada e eficiente de marketing. Para isso, este projeto abrange a criação de processo produtivo altamente eficiente, flexível, inovador e centrado na customização e exclusividade do produto final.

O Projeto

É intenção da Marmobaça alcançar novos segmentos de mercado caracterizados pelo alto valor associados aos produtos em pedra. Nesse sentido, é fundamental investir em termos de avançadas ferramentas que suportem um aumento substancial da complexidade de geometrias dos produtos em pedra ornamental, permitindo assim elevar o valor acrescentado a estes atualmente associado. Neste âmbito, destaca-se a criação de nova área de projeto por medida pela aquisição de hardware e software com elevada capacidade ao nível da modelação 3D.

A Marmobaça visa ainda o fabrico de chapas de mármore de espessura particularmente finas, alcançando metade da espessura média das placas no mercado através de máquina que dê resposta às dificuldades técnicas associadas ao processo, assim como investir em equipamento que permitam acabamentos, nomeadamente a nível superficial, de altíssima qualidade, vocacionado a mercados de elevada exigência ao nível da estética e qualidade do produto final.

Ao mesmo nível, a adoção de ferramentas para quebra e arredondamento de cantos, além de permitirem um aumento do aproveitamento de potenciais desperdícios de pedra, possibilitará o desenvolvimento de produtos com elevado nível de exclusividade, fator altamente valorizado em mercados como o do Médio Oriente.

O acrescentar de valor dos produtos da Marmobaça revela ainda impacto em termos logísticos. Requerendo os produtos com alta qualidade de acabamento uma movimentação mais minuciosa, investir-se-á em sistemas que, fazendo uso de sistema de sucção, evitem qualquer tipo de alteração à qualidade final do produto.

É de salientar também que, dada a superior intensidade em conhecimento das atividades descritas comparativamente com as atualmente preconizadas na atividade do beneficiário, está prevista a contratação de 6 colaboradores, sendo 2 deles com nível superior de qualificação.

Uma das formas essenciais para alcançar uma maior capacidade produtiva passa por elevar a eficiência da produção. No entanto, esta eficiência pode resultar da melhoria de diversos fatores, seja pela maior cadência produtiva dos equipamentos, seja pelo aproveitamento da matéria-prima, ou mesmo pela eficiência energética generalizada.

O Plano de Investimento da Marmobaça abrange ainda a aquisição de equipamentos para apoio de pedras durante o seu processamento, evitando defeitos por movimentação involuntária do artigo, bem como equipamento que elevará o índice de aproveitamento da matéria-prima pela valorização de resíduos, comercializando-os como produtos de menor valor, nomeadamente brita.

No âmbito da eficiência energética, adquirir-se-ão periféricos para redução do consumo de energia dos equipamentos, nomeadamente pelo controlo de picos de consumo, e com a iluminação do espaço produtivo. Por fim, é intenção da Marmobaça otimizar a movimentação de matéria-prima, produto semi-acabado e produto final, assim como o carregamento e descarregamento de máquinas, tendo em conta a elevada dimensão e peso destes.

Em termos da estratégia de inserção em mercados caracterizados pela alta exigência, torna-se fundamental acompanhar a qualidade e exclusividade dos artigos em pedra ornamental por um serviço diferenciador e de elevada qualidade.

Nesse sentido, a Marmobaça pretende criar um serviço de apoio ao nível da montagem pelo cliente, numerando ordenadamente e catalogando individualmente chapas, permitindo orientar na aplicação otimizada de chapas em obra. Desta forma, possibilitará fazer uso de todo o potencial estético associado às rochas ornamentais do beneficiário. Em paralelo, este investimento impactará ao nível do controlo interno ao nível da logística, auxiliando na identificação e stock de unidades semelhantes em lotes com origem no mesmo bloco. Também visando o auxílio em termos da eficiência da aplicação do produto pelo cliente, adquirir-se-á equipamento avançado para medição tridimensional, estabelecendo as dimensões para altura, comprimento e largura do espaço a ornamentar de forma praticamente instantânea. Com a ligação remota deste ao novo software de projeto, potenciará a eficiência em termos da conceção e desenvolvimento de soluções customizadas.

Apoio COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 3,1 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,9 milhões de euros.

04/05/2018 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa