Demo Digital 4.0: valorização da Indústria 4.0 em PME

O projeto Demo Digital 4.0, promovido pelo INOV e cofinanciado pelo COMPETE 2020, constitui uma oportunidade para as empresas da Região Norte e Centro de Portugal participarem ativamente no desenvolvimento de soluções que permitam alavancar o seu processo de transformação digital.
 
1. Síntese
 
Com o objetivo de valorizar e demonstrar as potencialidades da Indústria 4.0 apoiando as PME do Centro e Norte no processo de transformação digital, o projeto Demo Digital 4.0 teve início em novembro de 2017 e uma duração de 2 anos.
 
A prossecução deste objetivo assenta sobretudo na demonstração de tecnologias junto dos utilizadores finais, estando prevista a realização de quatro demonstradores em ambiente industrial, ou equivalente, garantindo uma aproximação mais rápida e efetiva das empresas às tecnologias em desenvolvimento. 
 
Em declarações ao COMPETE 2020, António Gomes Leal, responsável pelo projeto Demo Digital 4.0, promovido pelo INOV INESC INOVAÇÃO - Instituto de Novas Tecnologias, comenta que «o apoio do COMPETE 2020 é essencial para viabilizar ações de divulgação e demonstração desta dimensão, e assim sensibilizar e mobilizar a adesão de empresas a novas tendências tecnológicas, procurando tirar partido delas em consonância com as suas áreas de negócio e setores de atividade.» 

 

 
Estão previstas as seguintes linhas de demonstração: 
 
> Reconversão de equipamentos para integração em rede
 
Objetivo: permitir às empresas que possuem equipamentos mais antigos, mas ainda com potencial de operação, tirar partido das novas oportunidades trazidas pela i4.0 com recurso à introdução de TICE. Com estes equipamentos industriais integrados em rede, será possível analisar e comunicar, entre outros, indicadores de produção e de funcionamento. 
 
> Gestão e antecipação de falhas em equipamentos ou componentes de uma linha de produção
 
Objetivo: demonstrar uma solução de gestão da manutenção dos equipamentos de uma linha de produção, de modo a reduzir o número de paragens não previstas e aumentar a eficiência e o tempo de operação da linha. Pretende-se dotar os equipamentos da capacidade de fornecer informação sobre as suas condições de operação, incluindo a utilização de sensores e de algoritmos de Inteligência Artificial para a análise de dados e deteção de padrões que possam resultar em falhas dos equipamentos.
 
> Sistema de produção ciber-físicos
 
Objetivo: digitalizar os processos de chão de fábrica, permitindo a convergência entre o mundo físico e o mundo virtual. Neste contexto é definida a aplicação de demonstração de um CPPS/plataforma de IIoT (Industrial Internet of Things), para que autonomamente seja adquirida e processada informação de dispositivos IIoT, resultando numa reprodução digital do chão de fábrica. Este projeto-piloto integrará como domínios tecnológicos a virtualização em tempo real de elementos físicos, estáticos e dinâmicos, do chão de fábrica, conjugado com data analytics.
 
> Posicionamento indoor/outdoor
 
Objetivo: desenvolver a capacidade de localizar, a qualquer instante, o equipamento, o material ou mesmo o colaborador. As tecnologias a utilizar serão definidas em função do que se pretende localizar e onde. É objetivo contribuir para a otimização de processos sobretudo em plantas fabris de grandes dimensões ou distribuídas geograficamente. Estas tecnologias podem ser utilizadas em ambientes interiores ou exteriores e, além de poderem contribuir para a otimização de processos, poderão também ser utilizadas noutros contextos, como por exemplo para evitar extravios de equipamentos ou mesmo de materiais de elevado valor. 
 
Ao longo do projeto, as empresas serão envolvidas na execução e validação dos pilotos, o que contribuirá para construir imagens muito concretas das tecnologias desenvolvidas e das suas vantagens. 
Além de dotar as empresas dos conhecimentos e recursos para o aumento da sua competitividade, quer a nível nacional como internacional, a abordagem adotada no projeto Demo Digital 4.0 contribuirá para uma maior promoção dos conceitos e tecnologias desenvolvidas, na medida em que é suportada por ações individuais de experimentação em ambiente real.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
O Demo Digital 4.0 é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico, com um investimento elegível de 450 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 382 mil euros. 
 
 
3. Links úteis
 
INOV INESC INOVAÇÃO - Instituto de Novas Tecnologias 
 
 

18/01/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa