EcotermIP: pela competitividade e sustentabilidade da indústria portuguesa

Liderado pelo INEGI com o apoio do COMPETE 2020, este projeto visa a promoção da ecoeficiência dos processos térmicos nos setores da metalomecânica, cerâmica, agroalimentar de laticínios e de fabricação de produtos à base de carne.
 

1. Síntese

Em declarações ao COMPETE 2020, Ricardo Barbosa explica que “o projeto EcoTermIP- Promoção da Utilização Racional de Energia Térmica e Integração de Tecnologias com base em Energias Renováveis na Indústria Portuguesa, liderado pelo INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, resulta de uma parceria com o ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade e é apoiado pelo COMPETE 2020, no âmbito do SIAC – Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico.

O seu objetivo principal é a promoção da Ecoeficiência dos Processos Térmicos para a Competitividade e Sustentabilidade da Indústria Portuguesa nos setores da metalomecânica, cerâmica e agroalimentar (laticínios e fabricação de produtos à base de carne). 
 
 
Neste contexto, pretende-se com a execução do projeto, efetivar a transferência do conhecimento científico e tecnológico detido pelos membros do consórcio, de boas práticas, metodologias e tecnologias para promoção da ecoeficiência dos processos produtivos, através da racionalização do consumo de energia térmica, da utilização de fontes de energia renovável para fornecimento direto de energia térmica a processos industriais, da recuperação de calor residual e otimização da gestão da energia. Não obstante o projeto se foque nos setores industriais referidos, os resultados do mesmo serão replicáveis noutros setores consumidores intensivos de energia térmica.
Entendo que se trata de uma excelente iniciativa de colaboração entre as empresas e o Sistema Científico Nacional com a qual se pretende, de acordo com a missão e visão das entidades promotoras, promover o incremento da competitividade da indústria nacional, bem como a aposta na área dos processos de inovação tecnológica. 
Esta iniciativa apenas foi possível concretizar com o apoio do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) que cumpre, também neste caso concreto, o seu propósito de apoiar atividades conducentes ao reforço da competitividade da economia portuguesa e a sua presença no mercado internacional”.
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto “EcoTermIP - Promoção da Utilização Racional de Energia Térmica e Integração de Tecnologias com Base em Energias Renováveis na Indústria Portuguesa“ é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SIAC – Sistema de Apoio às Acções Colectivas, com um investimento elegível de cerca de 571 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 485 mil euros.
 
 
3. Links úteis
 

01/10/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
FEEI