Cancro da mama: Solução inovadora na análise de mamografias

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto MammoAssist visa lançar no mercado uma ferramenta capaz de auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico precoce de cancro da mama, através da detecção e classificação automática de microcalcificações presentes em mamografias. Para melhor conhecermos o longo percurso já percorrido no âmbito deste projeto, tivemos a colaboração de Diana Veiga, Medical Imaging Project Manager. 
 
"Tendo como principal objetivo a obtenção de um produto comercializável, globalmente aceite pela comunidade médica o projeto em questão apresenta uma forte vertente de validação, demonstração e disseminação de resultados. Estas vertentes do projeto incluem: o recurso a clínicos especialistas para especificação, testes e validação de resultados; custo com a instalação de unidades piloto em instituições de saúde nacionais mas geograficamente distintas; e diversas ações de divulgação, bem como sessões públicas de demonstração da ferramenta MammoAssist. No decurso normal da sua atividade, o consórcio não se via a realizar estas ações, pelo menos com o esforço adequado aos objetivos estratégicos para este setor, e como tal este projeto dificilmente seria dado a conhecer, com sucesso, a todos os seus potenciais utilizadores. Sendo que a conceção de incentivo é um estímulo fundamental para que a empresa possa correr este risco, num time-to-market aceitável. A concessão do incentivo permite também ao consórcio realizar atividades adicionais de I&D que no seu percurso normal não teria capacidade para correr esse risco, nem dispor dos meios técnicos e materiais necessários". 

 

 
 
 
 
1. Síntese
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o consórcio "MammoAssist", constituído por duas entidades empresariais - NEADVANCE e BMD Software - pretende com este projeto demonstrar e obter a validação em larga escala de uma solução inovadora capaz de auxiliar os clínicos na análise de mamografias.
 
A solução efetua a detecção e classificação de microcalcificações mamárias presentes em mamografia digital direta, ajudando clínicos e radiologistas no diagnóstico precoce do cancro da mama. Ajuda também a reduzir a necessidade de submissão a outros procedimentos (p. ex.: outros exames de mamografia ou biopsia). 
 
 
2. Âmbito
 
A mamografia é o exame de referência para o rastreio do cancro da mama, essencial no diagnóstico precoce da doença, pois permite visualizar os sinais de cancro antes do aparecimento de qualquer sintoma. No entanto exige muita atenção e experiência por parte dos médicos radiologistas. 
 
Uma análise ao mercado revela que são escassas as soluções capazes de auxiliar os profissionais na detecção e classificação desta patologia. 
 
A identificação desta lacuna no mercado levou a NEADVANCE (empresa que herdou a propriedade intelectual e competências no setor da visão artificial, no âmbito do presente projeto em imagem médica) a criar um sistema computorizado de auxílio ao diagnóstico médico para a detecção e classificação de microcalcificações presentes em mamografia digital direta, no âmbito do QREN (quadro comunitário anterior). Este sistema, baseado em tecnologia de processamento e análise de imagem, visa reduzir então a subjetividade na interpretação das imagens e auxiliar no processo de diagnóstico. 
 
Embora do ponto de vista técnico-científico o projeto anterior tenha sido validado com sucesso, este carece de uma maior visão de produto e de uma validação em produção mais alargada, no sentido de demonstrar as suas vantagens económicas. Surgiu a oportunidade de se constituir um consórcio dedicado a levar esta tecnologia para o mercado, através da sua otimização, demonstração e disseminação. 
 
Para além da NEADVANCE, este projeto conta com a participação da BMD Software, uma referência ao nível de interfaces gráficas e visualizadores para a área médica. O consórcio propõe-se a realizar diferentes pilotos em ambiente real de utilização para efetuar a divulgação desta tecnologia junto do público-alvo. Além da demonstração e validação em ambiente real, o consórcio visa otimizar a solução, por forma a obter um produto portátil e autónomo, que seja facilmente replicável e que possa contribuir para a prestação de melhores cuidados de saúde.
 
 
3. Resultados esperados
 
O projeto MammoAssist - que tem origem das atividades realizadas no projeto MICABCAD, na área das microcalcificações mamárias e cofinanciado pelo QREN - irá dotar a NEADVANCE de uma solução de detecção e classificação de microcalcificações em imagens mamográficas, para apoio no diagnóstico de cancro da mama, eficiente, portátil e automática. 
 
Pretende-se que o sistema desenvolvido seja uma solução de rápida execução, em que não seja necessário instalar nenhum tipo de software no sistema de aquisição de imagens (mamógrafo).
 
Através deste projeto os consorciados pretendem disponibilizar uma tecnologia única, com um potencial de replicação elevado e que será utilizada para a criação de novos produtos. Graças ao cariz marcadamente inovador e único da solução, esta dirige-se não só ao mercado nacional, mas também ao mercado internacional. O potencial mercado desta solução será, em primeira instância, o setor da saúde, podendo no entanto ser alargado a unidades móveis de diagnóstico de patologias mamárias. Por outro lado, pretende-se escalar a solução para novos conceitos de utilização permitirá aumentar o seu potencial mobilizador. Será possível difundir os resultados das atividades de I&D a outras empresas e setores, uma vez que as tecnologias desenvolvidas (de realce, segmentação, deteção e classificação de características) podem ser utilizadas para o diagnóstico de outras patologias. 
 
 
4. Apoio do COMPETE 2020
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente de co-promoção, o projeto MammoAssist envolveu um investimento elegível de cerca de 255 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 158 mil euros.
 
 
5. Links úteis
 
NEADVANCE - MACHINE VISION, LDA 
Website http://www.neadvance.com/
Linkedin https://www.linkedin.com/company/neadvance/
 
BMD SOFTWARE, LDA
Website https://www.bmd-software.com/
Linkedin https://www.linkedin.com/company/bmd-software/
Twitter https://twitter.com/bmd_software
Facebook https://www.facebook.com/bmd.software

11/03/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia