iP Vest: projeto de inovação radical no mercado dos têxteis técnicos e funcionais

Entrevistámos Mafalda Mota Pinto, CEO da Scorecode Têxteis que exalta o projeto de investigação nacional "iP Vest", cofinanciado pelo COMPETE 2020, e que se posiciona “para além do estado de arte a nível internacional”.
 
 
 
1. Síntese do projeto iP Vest
 
O projeto iP Vest visa desenvolver soluções inovadoras para vestuário técnico e funcional de proteção multirrisco inteligente. Para tal recorre a novos materiais têxteis e a novos sistemas de sensorização, hardware e firmware de controlo, sistema de interface, software e transmissão dos dados, promovendo a proteção individual e informação do utilizador. 
 
Eis as componentes projetadas: 
 
> a 1ª terá como função a proteção a condições climáticas agressivas como vento, chuva, calor, frio, riscos elétricos, exposição a químicos;
> e a 2ª atuará de forma ativa contendo toda a sensorização e comunicação para a proteção e alerta do trabalhador.
 
Recorrer-se-á a estruturas têxteis que combinem múltiplos fatores de proteção e a eletrónica avançada detentora de sensores biométricos, de medição de radiação eletromagnética, de temperatura e humidade e sistema de comunicação. 
 
Para responder aos desafios investe-se na Investigação & Desenvolvimento de materiais, estruturas têxteis inteligentes, recorrendo a processos e tecnologias emergentes para obter proteção, conforto, ergonomia e eletrónica vestível.
 
 
2. Entrevista
 
Em entrevista ao COMPETE 2020, Mafalda Mota Pinto, CEO da Scorecode Têxteis exalta o projeto de investigação nacional "iP Vest" que se posiciona “para além do estado de arte a nível internacional”.
Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto iP Vest? Os principais desafios prendem-se com a transformação das necessidades de mercado num produto funcional vendável a um custo realista, todo este compromisso é difícil de alcançar principalmente quando estão envolvidos processos e desenvolvimentos tecnológicos de cariz inovador que se posicionam para além do estado de arte a nível internacional.
   
De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?
Neste momento estamos numa fase de investigação e de desenvolvimento de soluções inteligentes que combinam estruturas têxteis inovadoras com eletrónica avançada detentora de sensorização, que apresentam desde materiais e tecnologias desenvolvidas até à construção da própria estrutura. Os novos produtos irão assim desempenhar um papel relevante na promoção da proteção e na monitorização individual do utilizador, permitindo  a prevenção, mitigação e colmatação de todos os riscos associados às atividades de Energia e Telecomunicações, incrementando o desempenho do utilizador e consequentemente a sua produtividade.
 
Estamos portanto perante um produto de caracter de inovação radical pelo que  por questões de possível patente não nos é possível a divulgação efetiva do pormenor dos resultados.
   
Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da Vossa empresa?
Certamente que o facto de haver incentivos ao desenvolvimento é uma alavanca para que se possam levar a cabo alguns projetos de caráter altamente inovador incrementando desta forma o know-how da empresa, estabelecendo ao mesmo tempo a criação e a intensificação de sinergias entre empresas e entidades não empresariais do sistema de I&I.
 
Além disto, a divulgação que realizam é também um fator chave importante, uma vez que elevam os resultados dos nossos projetos para um universo de maior dimensão, dando a conhecer a um número maior de pessoas o que de tão bom se faz nacionalmente. 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto iP Vest, cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, envolveu um investimento elegível de 802 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 550 mil euros.
 
 
4. Links úteis
 
 
Scorecode Têxteis S.A. 
 
 
 

12/02/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
FEEI